A influência dos youtubers no universo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Luiza das Graças Lacerda de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/118029
Resumo: Hoje em dia, as crianças são criadas na era dos smartphones e não se lembram de um tempo antes das mídias sociais. A maioria das crianças são ativas nas redes sociais a partir de 10 anos de idade. Seis em cada dez pessoas influentes para crianças entre 8 a 10 anos são usuários da internet. As crianças acham os influenciadores do YouTube mais acessíveis e próximos do que celebridades das mídias tradicionais. Os youtubers são vistos como modelos e são reconhecidos nas ruas por seus fãs. Porém, mesmo sendo famoso na rede, fora da comunidade YouTube, eles são pessoas normais, que poderia ser o vizinho ou colega de sala que está ao seu lado. Os pais, muitas vezes, não sabem sobre o comportamento on-line de seus filhos e os youtubers a que eles preferem. O objetivo desta pesquisa é empreender uma visão geral da comunidade atual YouTube, e como ocorre a influência dos youtubers no telespectador infantil. Este estudo utiliza uma abordagem de estudo qualitativo com uma técnica semiestruturada de entrevistas. A investigação centrase nas crianças entre 8 a 10 anos. O corpus é constituído por 30 entrevistas em profundidade com as crianças. Esta é uma pesquisa descritiva que demonstra a influência dos youtubers na vida das crianças telespectadoras da plataforma digital. Foi possível perceber que o YouTube se tornou parte da vida diária de muitas crianças e que ele tem implicações sobre seus comportamentos. Para as meninas, o YouTube influencia na forma de vestir-se ou nos brinquedos que compram. Para os meninos, interfere na forma como jogam games e quais querem adquirir. Esta influência não é, na maioria das vezes, algo positivo e constatou-se que muitas crianças querem ser youtubers. Essa pesquisa possui inplicações gerenciais no tocante a percepção do nicho de mercado da infância, assim como a forma mais adequada da mensagem de comunicação chegar até eles, por meio dos influencer digitais, pois as crianças confiam nos youtubers.
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