A influência exercida por youtubers no comportamento de consumo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, André Bernardon
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203690
Resumo: O YouTube se transformou em uma das plataformas de vídeos mais populares do mundo, fazem parte desta plataforma inúmeros criadores e divulgadores de conteúdo, os YouTubers. A audiência e visualização de milhões de seguidores transforma esses YouTubers em grandes alavancadores no aumento do consumo de diversas marcas, que acabam os contratando para que seus produtos apareçam nos vídeos, mesclando entretenimento com propaganda e merchandising. O presente trabalho busca analisar a influência exercida por Youtubers no comportamento de compra e consumo infantil, considerando crianças na faixa etária de 7 a 11 anos, buscando também investigar os desejos de consumo que os Youtubers despertam nas crianças. Visando enriquecer a análise, foi feita uma pesquisa, coletando informações através de diários de bordo, onde dez crianças foram observadas por seus maiores responsáveis e tiveram suas atividades diárias relatadas por eles por um período de 14 dias. Na sequência foram realizadas entrevistas em profundidade com as crianças observadas e com seus responsáveis diretos, direcionando algumas perguntas somente para as crianças e outras apenas para os maiores. A pesquisa encontrou similaridades com os trabalhos de Monteiro (2018) e Martínez & Olsson (2018) que concluem que o poder de persuasão da divulgação feita por youtubers para as crianças é muito grande, indicando que os YouTubers são figuras significativas na vida das crianças, desempenhando um papel na construção de identidade. Também tendo um efeito persuasivo considerável quanto a influência em adquirir o material por eles divulgados, os colocando como algo essencial para uma forma de inserção na sociedade.
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