Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Roseilda Nunes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71486
Resumo: Os ambientes de serviço têm se apresentado como espaços de interações simbólicas entre clientes e organizações. As dimensões sociais, de desing e ambientais, que compõem a atmosfera de varejo, proporcionam experiências de consumo que podem atrair ou afastar os consumidores. Com base em pesquisa survey, esta dissertação objetiva verificar quais estados emocionais e respostas de aproximação e afastamento são gerados a partir dos estímulos provenientes das experiências de consumo em restaurantes de comida japonesa. Os resultados apontaram que emoções teoricamente compreendidas como positivas não necessariamente geram respostas de aproximação, assim como emoções negativas não geram apenas o comportamento de afastamento. Tanto os estados emocionais quanto as respostas de aproximação ou afastamento são relativas à importância que os indivíduos dão a cada estimulo, as percepções quanto aos níveis de existência destes nos ambientes de serviço e as interpretações dadas por cada consumidor para as experiências vividas.
id UFOR_c5ff90d58e5cece44d26fa8ef95da9be
oai_identifier_str oai::71486
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesaSatisfação do consumidorOs ambientes de serviço têm se apresentado como espaços de interações simbólicas entre clientes e organizações. As dimensões sociais, de desing e ambientais, que compõem a atmosfera de varejo, proporcionam experiências de consumo que podem atrair ou afastar os consumidores. Com base em pesquisa survey, esta dissertação objetiva verificar quais estados emocionais e respostas de aproximação e afastamento são gerados a partir dos estímulos provenientes das experiências de consumo em restaurantes de comida japonesa. Os resultados apontaram que emoções teoricamente compreendidas como positivas não necessariamente geram respostas de aproximação, assim como emoções negativas não geram apenas o comportamento de afastamento. Tanto os estados emocionais quanto as respostas de aproximação ou afastamento são relativas à importância que os indivíduos dão a cada estimulo, as percepções quanto aos níveis de existência destes nos ambientes de serviço e as interpretações dadas por cada consumidor para as experiências vividas.The service environments have presented itself like symbolic interaction spaces between client and organizations. The social dimensions, of design and environmentals that compound atmosphere of retail provide consumption experiences that may attract or move away the consumers. On the basis of survey research, the objective of this argument is to verify which emotional states and answer of approach and removal are generated from the stimulations proceeding from the consumption experiences in restaurants of Japanese food. The results had pointed that understood emotions theoretically as positive not necessarily they generate approach answers, as well as negative emotions don`t generate only the removal behavior. As the emotional states as the answers of approach or removal are relative to the importance that the individuals give to each stimulation, to the perceptions in accordance with the levels of existence of these in service environments and to the interpretations given for each consumer for the lived experiences.Gomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaGomes, Danielle Miranda de Oliveira ArrudaVeiga Neto, Alípio RamosCabral, José Ednilson de OliveiraFacanha, Samuel CamaraUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMoreira, Roseilda Nunes2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71486https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/553Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 71653porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:07:45Zoai::71486Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:07:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
title Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
spellingShingle Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
Moreira, Roseilda Nunes
Satisfação do consumidor
title_short Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
title_full Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
title_fullStr Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
title_full_unstemmed Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
title_sort Consumo de experiências em cenários temáticos: um estudo sobre restaurantes de comida japonesa
author Moreira, Roseilda Nunes
author_facet Moreira, Roseilda Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Gomes, Danielle Miranda de Oliveira Arruda
Veiga Neto, Alípio Ramos
Cabral, José Ednilson de Oliveira
Facanha, Samuel Camara
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Roseilda Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do consumidor
topic Satisfação do consumidor
description Os ambientes de serviço têm se apresentado como espaços de interações simbólicas entre clientes e organizações. As dimensões sociais, de desing e ambientais, que compõem a atmosfera de varejo, proporcionam experiências de consumo que podem atrair ou afastar os consumidores. Com base em pesquisa survey, esta dissertação objetiva verificar quais estados emocionais e respostas de aproximação e afastamento são gerados a partir dos estímulos provenientes das experiências de consumo em restaurantes de comida japonesa. Os resultados apontaram que emoções teoricamente compreendidas como positivas não necessariamente geram respostas de aproximação, assim como emoções negativas não geram apenas o comportamento de afastamento. Tanto os estados emocionais quanto as respostas de aproximação ou afastamento são relativas à importância que os indivíduos dão a cada estimulo, as percepções quanto aos níveis de existência destes nos ambientes de serviço e as interpretações dadas por cada consumidor para as experiências vividas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71486
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/71486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/553
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de codigo : 71653
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437291651334144