O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Renata Pires Basto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
Texto Completo: https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/86918
Resumo: Família e escola inquietam-se diante de adolescentes de classes média e alta que, livres de comprometimentos relativos à cognição, apresentam dificuldades específicas relacionadas à aquisição de conhecimentos. Tais dificuldades, com freqüência, manifestam-se, principalmente, ou mesmo primeiramente, na escola: desinteresse pelo conhecimento, falta de sentido no conteúdo escolar e dificuldade em manter a atenção nas aulas, são queixas comuns entre estes adolescentes, para os quais "estudar é muito chato". A partir de uma leitura psicanalítica acerca das queixas provenientes da clínica psicopedagógica relativas ao desinvestimento adolescente no conhecimento, trazemos um caminho possível para que pensemos este mal-estar na educação contemporânea: a via do desejo e da subjetividade. Assim, apoiados no referencial psicanalítico, refletimos acerca dos possíveis entrelaçamentos entre o desinvestimento no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo (Educação, Adolescência e Contemporaneidade) contextualiza o problema através da discussão de conceitos como cultura, família, escola e adolescência na história e na contemporaneidade; o segundo capítulo (Desejo de Saber e Adolescência) toma o conceito psicanalítico de desejo de saber como fundamental à análise da problemática abordada e, considerando a adolescência um momento de constituição subjetiva, analisa as especificidades do desejo de saber nesta fase; e, finalmente, o terceiro capítulo (Sobre a Possibilidade de Conexão entre Psicopedagogia e Psicanálise) discute possíveis contribuições da clínica psicanalítica à psicopedagógica, ilustrando, através de fragmentos de casos trazidos da clínica psicopedagógica, possíveis relações entre o desinvestimento adolescente no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. Palavras-chave: adolescência, desejo de saber, educação, psicanálise.
id UFOR_cc20096dd07377cbf4a9803bd5f9aed2
oai_identifier_str oai::86918
network_acronym_str UFOR
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository_id_str
spelling O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogiaPsicanálisePsicopedagogiaFamília e escola inquietam-se diante de adolescentes de classes média e alta que, livres de comprometimentos relativos à cognição, apresentam dificuldades específicas relacionadas à aquisição de conhecimentos. Tais dificuldades, com freqüência, manifestam-se, principalmente, ou mesmo primeiramente, na escola: desinteresse pelo conhecimento, falta de sentido no conteúdo escolar e dificuldade em manter a atenção nas aulas, são queixas comuns entre estes adolescentes, para os quais "estudar é muito chato". A partir de uma leitura psicanalítica acerca das queixas provenientes da clínica psicopedagógica relativas ao desinvestimento adolescente no conhecimento, trazemos um caminho possível para que pensemos este mal-estar na educação contemporânea: a via do desejo e da subjetividade. Assim, apoiados no referencial psicanalítico, refletimos acerca dos possíveis entrelaçamentos entre o desinvestimento no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo (Educação, Adolescência e Contemporaneidade) contextualiza o problema através da discussão de conceitos como cultura, família, escola e adolescência na história e na contemporaneidade; o segundo capítulo (Desejo de Saber e Adolescência) toma o conceito psicanalítico de desejo de saber como fundamental à análise da problemática abordada e, considerando a adolescência um momento de constituição subjetiva, analisa as especificidades do desejo de saber nesta fase; e, finalmente, o terceiro capítulo (Sobre a Possibilidade de Conexão entre Psicopedagogia e Psicanálise) discute possíveis contribuições da clínica psicanalítica à psicopedagógica, ilustrando, através de fragmentos de casos trazidos da clínica psicopedagógica, possíveis relações entre o desinvestimento adolescente no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. Palavras-chave: adolescência, desejo de saber, educação, psicanálise.Family and school are unsettled before teenagers of middle and upper classes that, free from any compromise related to cognition, present specific difficulties related to the acquisition of knowledge. Such difficulties, quite frequently, take place, specially, or even primarily, at school: indifference to knowledge, lack of sense regarding school content, and difficulty in maintaining the attention in the classroom, are common complains among these teenagers to whom "study is very boring". From a psychoanalytic reading about these complaints, derived from the Psychopedagogy clinic, related to the teenager disinvestment towards knowledge, we bring a possible way to think this contemporary indisposition towards education: the way of desire and subjectivity. Therefore, supported by psychoanalytic reference, we reflected over the possible interlacement among disinvestment in knowledge, the desire of knowledge and the teenager constitution of subjectivity in contemporary times. The work is divided in three chapters. The first chapter (Education, Teenhood and Contemporarity) contextualizes the problem through the discussion of concepts such as culture, family, school, and teen-hood in History and in present days; the second chapter (Desire of Knowledge and Teenhood) takes hold of the psychoanalytic concept of desire of knowledge as fundamental to the analysis of the approached problem and, considering the teen years to a be moment of subjective constitution, it analyses the specificity of the desire of knowledge in teenhood; and, finally, the third chapter (Regarding the Possibility of Connection among Psychopedagogy and Psychoanalysis) discuss the possible contributions from psychoanalytic clinic to Psychopedagogy clinic, illustrating, through fragments of cases from the Psychopedagogy clinic, possible relations among the teen disinvestment of knowledge, the desire of knowledge and the teenager constitution subjectivity in present days. Key-words: teen-hood, desire of knowledge, education, psychoanalysisPinheiro, Clara Virgínia de QueirozPinheiro, Clara Virgínia de QueirozJerusalinsky, Alfredo NestorVitorino, Grace TroccoliLima, Maria Celina PeixotoUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaCosta, Renata Pires Basto2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/86918https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5838Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 82396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:42:07Zoai::86918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:42:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false
dc.title.none.fl_str_mv O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
title O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
spellingShingle O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
Costa, Renata Pires Basto
Psicanálise
Psicopedagogia
title_short O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
title_full O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
title_fullStr O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
title_full_unstemmed O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
title_sort O desejo de saber na adolescência contemporânea: contribuições da psicanálise à psicopedagogia
author Costa, Renata Pires Basto
author_facet Costa, Renata Pires Basto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Clara Virgínia de Queiroz
Pinheiro, Clara Virgínia de Queiroz
Jerusalinsky, Alfredo Nestor
Vitorino, Grace Troccoli
Lima, Maria Celina Peixoto
Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Renata Pires Basto
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Psicopedagogia
topic Psicanálise
Psicopedagogia
description Família e escola inquietam-se diante de adolescentes de classes média e alta que, livres de comprometimentos relativos à cognição, apresentam dificuldades específicas relacionadas à aquisição de conhecimentos. Tais dificuldades, com freqüência, manifestam-se, principalmente, ou mesmo primeiramente, na escola: desinteresse pelo conhecimento, falta de sentido no conteúdo escolar e dificuldade em manter a atenção nas aulas, são queixas comuns entre estes adolescentes, para os quais "estudar é muito chato". A partir de uma leitura psicanalítica acerca das queixas provenientes da clínica psicopedagógica relativas ao desinvestimento adolescente no conhecimento, trazemos um caminho possível para que pensemos este mal-estar na educação contemporânea: a via do desejo e da subjetividade. Assim, apoiados no referencial psicanalítico, refletimos acerca dos possíveis entrelaçamentos entre o desinvestimento no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo (Educação, Adolescência e Contemporaneidade) contextualiza o problema através da discussão de conceitos como cultura, família, escola e adolescência na história e na contemporaneidade; o segundo capítulo (Desejo de Saber e Adolescência) toma o conceito psicanalítico de desejo de saber como fundamental à análise da problemática abordada e, considerando a adolescência um momento de constituição subjetiva, analisa as especificidades do desejo de saber nesta fase; e, finalmente, o terceiro capítulo (Sobre a Possibilidade de Conexão entre Psicopedagogia e Psicanálise) discute possíveis contribuições da clínica psicanalítica à psicopedagógica, ilustrando, através de fragmentos de casos trazidos da clínica psicopedagógica, possíveis relações entre o desinvestimento adolescente no conhecimento, o desejo de saber e a constituição subjetiva do adolescente na contemporaneidade. Palavras-chave: adolescência, desejo de saber, educação, psicanálise.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/86918
url https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/86918
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/5838
Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 82396
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron:UNIFOR
instname_str Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
instacron_str UNIFOR
institution UNIFOR
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
repository.mail.fl_str_mv bib@unifor.br||bib@unifor.br
_version_ 1815437294142750720