O museu corporativo como ferramenta de desenvolvimento local e responsabilidade social da empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127775 |
Resumo: | Estudos no campo da memória organizacional, realizados principalmente na Europa e Estados Unidos, têm tratado o museu corporativo como uma ferramenta de marketing. Alguns pesquisadores têm replicado tais estudos no Brasil, sem considerar que o contexto pode influenciar e determinar uma outra realidade para a existência e gestão desse tipo de espaço institucional. A presente tese preenche essa lacuna demonstrando que, em função do contexto, da sua história e do tipo de gestão, o museu corporativo pode ser considerado muito mais uma ferramenta de promoção do desenvolvimento local e responsabilidade social da empresa do que uma ferramenta de marketing. Desta feita, considera-se ferramenta como sendo um termo análogo ao conceito de ativo cultural estratégico, fundamental para o fortalecimento da identidade e reputação de uma organização, um lugar ou um território. Destaca-se que o museu corporativo é um empreendimento que necessita desenvolver estratégias para garantir a sua perenidade em um mercado competitivo e acirrado de bens culturais, com recursos cada vez mais escassos. Portanto, propõe-se como resultado dessa tese uma explanação sobre o Ciclo de Vida do Museu Corporativo, com insights relevantes para gestores, prestadores de serviço e investidores nesse tipo de ativo cultural, além de sugestões para pesquisas futuras contemplando outros museus corporativos nacionais. Classificada como qualitativa, a pesquisa explora o caso da Hering, uma marca ¿Made in Brasil¿ conhecida mundialmente e com mais de 140 anos de existência, que possui um museu corporativo situado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Palavras-chave: Museu Corporativo. Memória Organizacional. Responsabilidade Social. Identidade Corporativa. Desenvolvimento Local. |
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O museu corporativo como ferramenta de desenvolvimento local e responsabilidade social da empresaMuseu corporativoCultura organizacionalResponsabilidade socialEstudos no campo da memória organizacional, realizados principalmente na Europa e Estados Unidos, têm tratado o museu corporativo como uma ferramenta de marketing. Alguns pesquisadores têm replicado tais estudos no Brasil, sem considerar que o contexto pode influenciar e determinar uma outra realidade para a existência e gestão desse tipo de espaço institucional. A presente tese preenche essa lacuna demonstrando que, em função do contexto, da sua história e do tipo de gestão, o museu corporativo pode ser considerado muito mais uma ferramenta de promoção do desenvolvimento local e responsabilidade social da empresa do que uma ferramenta de marketing. Desta feita, considera-se ferramenta como sendo um termo análogo ao conceito de ativo cultural estratégico, fundamental para o fortalecimento da identidade e reputação de uma organização, um lugar ou um território. Destaca-se que o museu corporativo é um empreendimento que necessita desenvolver estratégias para garantir a sua perenidade em um mercado competitivo e acirrado de bens culturais, com recursos cada vez mais escassos. Portanto, propõe-se como resultado dessa tese uma explanação sobre o Ciclo de Vida do Museu Corporativo, com insights relevantes para gestores, prestadores de serviço e investidores nesse tipo de ativo cultural, além de sugestões para pesquisas futuras contemplando outros museus corporativos nacionais. Classificada como qualitativa, a pesquisa explora o caso da Hering, uma marca ¿Made in Brasil¿ conhecida mundialmente e com mais de 140 anos de existência, que possui um museu corporativo situado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Palavras-chave: Museu Corporativo. Memória Organizacional. Responsabilidade Social. Identidade Corporativa. Desenvolvimento Local.Studies in the field of organizational memory, carried out mainly in Europe and the United States, have treated the corporate museum as a marketing tool. Some researchers have replicated such studies in Brazil, without considering that the context can influence and determine another reality for the existence and management of this type of institutional space. This thesis fills this gap by demonstrating that, depending on the context, its history and the type of management, the corporate museum can be considered much more a tool for promoting local development and corporate social responsibility than a marketing tool. In this context, tool is considered to be a term analogous to the concept of strategic cultural asset, fundamental for strengthening the identity and reputation of an organization, a place or a territory. It is noteworthy that the corporate museum is an enterprise that needs to develop strategies to ensure its perpetuity in a competitive and fierce market for cultural goods, with increasingly scarce resources. Therefore, it is proposed as a result of this thesis an explanation about the Life Cycle of the Corporate Museum, with relevant insights for managers, service providers and investors in this type of cultural asset, as well as suggestions for future research contemplating other national corporate museums. Classified as qualitative, the research explores the case of Hering, a brand ¿Made in Brasil¿ known worldwide and with more than 140 years of existence, which has a corporate museum located in the city of Blumenau, in Santa Catarina. Keywords: Corporate Museum. Organizational Memory. Social responsability. Corporative Identity. Local Development.Tese enviada com autorização e certificação via CI 29740/22 em 03/05/2022Pompeu, Randal MartinsHolanda, Marcus MauriciusForte, Sérgio Henrique Arruda CavalcanteCastelo, Jose Sarto FreireCampos, Marcelo Gustavo Lima deUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Administração de EmpresasMonte, Ana Luiza Almeida Do2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/127775https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/26904porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T10:10:13Zoai::127775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2023-08-24T10:10:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
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