A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SANTOS, Charleane Maria dos, MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira, FREITAS, Léia Gonçalves de, SOUSA, Cleide Santos de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
Texto Completo: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
Resumo: The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.
id UFPA-1_399e2246c9afe4dff0467826a234c504
oai_identifier_str oai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1086
network_acronym_str UFPA-1
network_name_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository_id_str
spelling A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PAPrática docenteProfessores - FormaçãoProjeto Residência PedagógicaTeaching practiceTeachers, Training ofTeachers - In-service trainingThe Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Governo Federal e busca induzir o aperfeiçoamento da prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciado nas escolas de Educação Básica (BRASIL, 2008). Neste sentido, o objetivo deste estudo é relatar as vivências no âmbito do (PRP), bem como as contribuições no processo formativo dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira. A metodologia adotada foi à pesquisa (auto)biográfica, com abordagem qualitativa na perspectiva teórica Passeggi (2008). Para o levantamento dos dados, utilizamos observação e registros em diários de campo, gerando, portanto, um relato de experiência, que problematizou a questão de pesquisa: quais as contribuições do PRP para a formação do residente? As análises dessa problemática apontaram os avanços: 1) capacidade de articular teoria e prática; 2) fundamentação dos argumentos; 3) desenvoltura nas ações de residência; 4) produção do conhecimento sobre a educação do campo.MILÉO, I. S. O.; FREITAS, L. G. Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira (CALTA)SOUSA, C. S. Universidade do Estado do Pará, Campus Universitário de Altamira2022-09-13T14:54:51Z2022-09-13T14:54:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartSILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da et al. A contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 17, p. 170-179. ISBN 978-65-5706-533-4. Disponível em: . Acesso em:.https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3631reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporA educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Esmeralda dos Santos Araújo daSANTOS, Charleane Maria dosMILÉO, Irlanda do Socorro de OliveiraFREITAS, Léia Gonçalves deSOUSA, Cleide Santos de2022-12-14T15:28:59Zoai:https://livroaberto.ufpa.br:prefix/1086Portal de LivrosPUBhttps://livroaberto.ufpa.br/oai/requestlivroaberto@ufpa.bropendoar:2022-12-14T15:28:59Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
spellingShingle A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
title_short A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_full A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_fullStr A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_full_unstemmed A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
title_sort A Contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA
author SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
author_facet SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
author_role author
author2 SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da
SANTOS, Charleane Maria dos
MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira
FREITAS, Léia Gonçalves de
SOUSA, Cleide Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
topic Prática docente
Professores - Formação
Projeto Residência Pedagógica
Teaching practice
Teachers, Training of
Teachers - In-service training
description The Pedagogical Residency Program (PRP) 1 is one of the actions that integrate the Federal Government’s National Teacher Training Policy and seeks to induce the improvement of practice in graduation courses, promoting the immersion of the graduate in Basic Education schools (BRAZIL, 2008). In this sense, the objective of this study is to report the experiences in the scope of (PRP), as well as the contributions in the formative process of the students of the Graduation Course of Pedagogy, of the Federal University of Pará, Campus of Altamira. The methodology adopted was (auto) biographical research, with a qualitative approach in the theoretical perspective Passeggi (2008). To collect the data, we used observation and records in field diaries, generating, therefore, an experience report, which problematized the research question: what are the contributions of the PRP to the training of the resident?The analyzes of this problematic pointed out the advances: 1) ability to articulate theory and practice; 2) substantiation of the arguments; 3) resourcefulness in residency actions; 4) production of knowledge about rural education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-09-13T14:54:51Z
2022-09-13T14:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da et al. A contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 17, p. 170-179. ISBN 978-65-5706-533-4. Disponível em: . Acesso em:.
https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
identifier_str_mv SILVA, Esmeralda dos Santos Araújo da et al. A contribuição do projeto residência pedagógica na formação docente: relatos vivenciais em uma escola pública no município de Altamira - PA. In: SILVA, Américo Junior Nunes da (org.). A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. cap. 17, p. 170-179. ISBN 978-65-5706-533-4. Disponível em: . Acesso em:.
url https://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura 3
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3631
reponame:Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
collection Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA
repository.name.fl_str_mv Portal do Livro Aberto da Universidade Federal do Pará - UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv livroaberto@ufpa.br
_version_ 1796797475158228992