O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3325 |
Resumo: | Este trabalho descreve algumas das características semiótico-discursivas em manuais de informática. Objetivamos investigar como os elementos não-verbais podem ajudar leitores na construção do sentido. Os procedimentos pedagógicos foram observados em uma turma de Inglês Instrumental e os resultados da analise mostraram que linguagem não verbal, quando usada apropriadamente, pode não só motivar, mas também facilitar o processo de leitura. |
id |
UFPA-4_1e0f5672dace24a468a24455cc5048b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3325 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICAEste trabalho descreve algumas das características semiótico-discursivas em manuais de informática. Objetivamos investigar como os elementos não-verbais podem ajudar leitores na construção do sentido. Os procedimentos pedagógicos foram observados em uma turma de Inglês Instrumental e os resultados da analise mostraram que linguagem não verbal, quando usada apropriadamente, pode não só motivar, mas também facilitar o processo de leitura.Universidade Federal do ParáFERNANDES, EdwigesMAGNO E SILVA, Walkyria2016-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/332510.18542/moara.v2i26.3325MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 26 (2006): Estudos Linguísticos jul a dez de 2006; 267-2800104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3325/3339Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-09T22:48:29Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3325Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-07-09T22:48:29Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
title |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
spellingShingle |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA FERNANDES, Edwiges |
title_short |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
title_full |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
title_fullStr |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
title_sort |
O VERBAL E O NÃO-VERBAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESP: ESTUDO DOS ASPECTOS SEMIÓTICO-DISCURSIVOS EM MANUAIS DE INFORMÁTICA |
author |
FERNANDES, Edwiges |
author_facet |
FERNANDES, Edwiges MAGNO E SILVA, Walkyria |
author_role |
author |
author2 |
MAGNO E SILVA, Walkyria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERNANDES, Edwiges MAGNO E SILVA, Walkyria |
description |
Este trabalho descreve algumas das características semiótico-discursivas em manuais de informática. Objetivamos investigar como os elementos não-verbais podem ajudar leitores na construção do sentido. Os procedimentos pedagógicos foram observados em uma turma de Inglês Instrumental e os resultados da analise mostraram que linguagem não verbal, quando usada apropriadamente, pode não só motivar, mas também facilitar o processo de leitura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3325 10.18542/moara.v2i26.3325 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3325 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i26.3325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3325/3339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 26 (2006): Estudos Linguísticos jul a dez de 2006; 267-280 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675321724076032 |