A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de mostrar a relação de jovens com textos, enquanto campos de sentidos e significados, evocando imagens, o lúdico, o entretenimento, o prazer, num jogo em que cada leitura e escrita são vividas como um acontecimento interdiscursivo. Como embasamento teórico, assume-se que o individuo singulariza se nas relações intersubjetivas, mediadas pela cultura e pela linguagem. A metodologia c0om os textos poéticos e narrativos foi decisiva para o envolvimento dos alunos, além da possibilidade de articular se a uma determinada temática que eles poderiam explorar em suas produções textuais, tais como amor, vida, trabalho, juventude, dignidade, direitos, preconceito, discrimação, etc. A leitura e a literatura foram trabalhadas enquanto magia, sedução, ativação do imaginário. A leitura como móvel para colocar a linguagem em funcionamento e em movimento, vivendo e experimentando- a como prática social: desabilitação, ruptura com a vida cotidiana, deslocamento de lugares, articulação com outros campos de sentidos.PALAVRAS- CHAVE: Leitura; Literatura; Interdiscursividade. |
id |
UFPA-4_8f46998c7d4056585ce7bf8c3df1169e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3652 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULAEste artigo tem o objetivo de mostrar a relação de jovens com textos, enquanto campos de sentidos e significados, evocando imagens, o lúdico, o entretenimento, o prazer, num jogo em que cada leitura e escrita são vividas como um acontecimento interdiscursivo. Como embasamento teórico, assume-se que o individuo singulariza se nas relações intersubjetivas, mediadas pela cultura e pela linguagem. A metodologia c0om os textos poéticos e narrativos foi decisiva para o envolvimento dos alunos, além da possibilidade de articular se a uma determinada temática que eles poderiam explorar em suas produções textuais, tais como amor, vida, trabalho, juventude, dignidade, direitos, preconceito, discrimação, etc. A leitura e a literatura foram trabalhadas enquanto magia, sedução, ativação do imaginário. A leitura como móvel para colocar a linguagem em funcionamento e em movimento, vivendo e experimentando- a como prática social: desabilitação, ruptura com a vida cotidiana, deslocamento de lugares, articulação com outros campos de sentidos.PALAVRAS- CHAVE: Leitura; Literatura; Interdiscursividade.Universidade Federal do ParáFALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira2016-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/365210.18542/moara.v2i32.3652MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 32 (2009): Estudos Linguísticos jul a dez de 2009; 217-2320104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652/3722https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652/3730Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:46:35Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3652Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:46:35Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
title |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
spellingShingle |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
title_short |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
title_full |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
title_fullStr |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
title_sort |
A LEITURA LITERÁRIA COMO ACONTECIMENTO INTERDISCURSIVOO ENTR JOVENS: PRÁTICAS TEÓRICO- METODOLÓGICAS EM SALA DE AULA |
author |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
author_facet |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira |
description |
Este artigo tem o objetivo de mostrar a relação de jovens com textos, enquanto campos de sentidos e significados, evocando imagens, o lúdico, o entretenimento, o prazer, num jogo em que cada leitura e escrita são vividas como um acontecimento interdiscursivo. Como embasamento teórico, assume-se que o individuo singulariza se nas relações intersubjetivas, mediadas pela cultura e pela linguagem. A metodologia c0om os textos poéticos e narrativos foi decisiva para o envolvimento dos alunos, além da possibilidade de articular se a uma determinada temática que eles poderiam explorar em suas produções textuais, tais como amor, vida, trabalho, juventude, dignidade, direitos, preconceito, discrimação, etc. A leitura e a literatura foram trabalhadas enquanto magia, sedução, ativação do imaginário. A leitura como móvel para colocar a linguagem em funcionamento e em movimento, vivendo e experimentando- a como prática social: desabilitação, ruptura com a vida cotidiana, deslocamento de lugares, articulação com outros campos de sentidos.PALAVRAS- CHAVE: Leitura; Literatura; Interdiscursividade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652 10.18542/moara.v2i32.3652 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v2i32.3652 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652/3722 https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3652/3730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 32 (2009): Estudos Linguísticos jul a dez de 2009; 217-232 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319454957568 |