A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna.
id UFPA-4_bcc5c13cf0bf14f5128d489593f0e9bc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3256
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNAO presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna.Universidade Federal do ParáCristina França Dos Santos Rodrigues, IsabelGeise Maria Brabo Do Prado, Jalma2016-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/325610.18542/moara.v1i24.3256MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 24 (2005): Estudos Linguísticos jul a dez de 2005; 7-210104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPADireitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-06-04T06:21:06Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3256Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-06-04T06:21:06Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
title A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
spellingShingle A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel
title_short A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
title_full A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
title_fullStr A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
title_full_unstemmed A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
title_sort A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
author Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel
author_facet Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel
Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma
author_role author
author2 Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel
Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma
description O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256
10.18542/moara.v1i24.3256
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256
identifier_str_mv 10.18542/moara.v1i24.3256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 24 (2005): Estudos Linguísticos jul a dez de 2005; 7-21
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675320817057792