A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna. |
id |
UFPA-4_bcc5c13cf0bf14f5128d489593f0e9bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3256 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNAO presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna.Universidade Federal do ParáCristina França Dos Santos Rodrigues, IsabelGeise Maria Brabo Do Prado, Jalma2016-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/325610.18542/moara.v1i24.3256MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 24 (2005): Estudos Linguísticos jul a dez de 2005; 7-210104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPADireitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-06-04T06:21:06Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/3256Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2016-06-04T06:21:06Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
title |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel |
title_short |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
title_full |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
A PRESENÇA DOS CONTEXTOS DE SITUAÇÃO E DE CULTURA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
author |
Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel |
author_facet |
Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma |
author_role |
author |
author2 |
Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina França Dos Santos Rodrigues, Isabel Geise Maria Brabo Do Prado, Jalma |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma prática de produção textual escrita que proporciona aos alunos a percepção de que os contextos nos quais um texto é produzido estão relacionados com a necessidade de se produzir um texto. A proposta decorre de uma leitura da concepção dos contextos de situação e de cultura trabalhados por Halliday (1985) a partir dos estudos de Malinowski, que podem auxiliar não só os professores, mas também os alunos no trabalho de produção textual desenvolvido nas aulas de língua materna. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256 10.18542/moara.v1i24.3256 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/3256 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v1i24.3256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 24 (2005): Estudos Linguísticos jul a dez de 2005; 7-21 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675320817057792 |