Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia e, então, compusemos as narrativas das três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos. |
id |
UFPA-6_07eb21c9bef7d0ed8994417e3a52ef86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/242 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutasEducação MatemáticaEducação do CampoEscolas do CampoHistória OralEste artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia e, então, compusemos as narrativas das três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242/243Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSachs, LínlyaAndrade, Mirian MariaCampos Santos, Jader Gustavo de2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/242Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
title |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
spellingShingle |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas Sachs, Línlya Educação Matemática Educação do Campo Escolas do Campo História Oral |
title_short |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
title_full |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
title_fullStr |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
title_full_unstemmed |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
title_sort |
Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas |
author |
Sachs, Línlya |
author_facet |
Sachs, Línlya Andrade, Mirian Maria Campos Santos, Jader Gustavo de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Mirian Maria Campos Santos, Jader Gustavo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sachs, Línlya Andrade, Mirian Maria Campos Santos, Jader Gustavo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação do Campo Escolas do Campo História Oral |
topic |
Educação Matemática Educação do Campo Escolas do Campo História Oral |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos a História Oral como metodologia e, então, compusemos as narrativas das três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242/243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 25 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003555864577 |