Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sachs, Línlya
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Mirian Maria, Campos Santos, Jader Gustavo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos  a  História  Oral  como  metodologia  e,  então,  compusemos  as  narrativas  das  três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos.
id UFPA-6_07eb21c9bef7d0ed8994417e3a52ef86
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/242
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Professoras de matemática de escolas do campo: três escutasEducação MatemáticaEducação do CampoEscolas do CampoHistória OralEste artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos  a  História  Oral  como  metodologia  e,  então,  compusemos  as  narrativas  das  três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242/243Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSachs, LínlyaAndrade, Mirian MariaCampos Santos, Jader Gustavo de2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/242Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
title Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
spellingShingle Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
Sachs, Línlya
Educação Matemática
Educação do Campo
Escolas do Campo
História Oral
title_short Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
title_full Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
title_fullStr Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
title_full_unstemmed Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
title_sort Professoras de matemática de escolas do campo: três escutas
author Sachs, Línlya
author_facet Sachs, Línlya
Andrade, Mirian Maria
Campos Santos, Jader Gustavo de
author_role author
author2 Andrade, Mirian Maria
Campos Santos, Jader Gustavo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sachs, Línlya
Andrade, Mirian Maria
Campos Santos, Jader Gustavo de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação do Campo
Escolas do Campo
História Oral
topic Educação Matemática
Educação do Campo
Escolas do Campo
História Oral
description Este artigo trata de uma pesquisa que faz parte de um projeto que busca olhar para escolas do campo e conhecer os professores que ensinam matemática nessas escolas. Aqui, focalizando o município de Bandeirantes, estado do Paraná, e suas duas escolas do campo da rede estadual, Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora da Candelária e a Escola Estadual do Campo Lourenço Ormeneze, buscamos responder à questão “quem são os professores de matemática dessas escolas do campo?”. Para isso, mobilizamos  a  História  Oral  como  metodologia  e,  então,  compusemos  as  narrativas  das  três professoras de matemática dessas escolas. Com escutas atentas, conhecemos sobre suas escolhas, suas inspirações, como se tornam professoras dessas escolas em que trabalham, como lá se mantêm, o que pensam sobre as aulas de matemática, o que fazem nessas escolas, o que pensam sobre currículo, sobre avaliação, sobre a horta, sobre os alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/242/243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003555864577