A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos. |
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A expertise de Erasmo Pilotto e as transformações no ensino de aritmética no Paraná (1930-1950)História da Educação MatemáticaMatemática para ensinarSaberes profissionaisEste artigo tem como objetivo investigar em que medida Erasmo Pilotto, um professor paranaense, esteve ligado às transformações ocorridas no ensino de Aritmética da escola primária no Paraná, na década de 1950. O estudo, conduzido pela perspectiva da História Cultural, mobiliza diferentes fontes históricas que permitem visualizar as representações que circulavam no período investigado, os saberes profissionais requeridos para ensinar Aritmética na escola primária paranaense nas décadas de 1930 a 1950 e os movimentos dos saberes produzidos por Erasmo Pilotto. As análises revelam que o referido professor, à luz do referencial teórico (HOFSTETTER, VALENTE, 2017), trata-se de um expert que sistematizou saberes profissionais, concernentes ao ensino de Aritmética, a partir da apropriação das concepções da Pedagogia da Escola Nova. A institucionalização desses saberes nos “Programas Mínimos e Experimentais para os Grupos Escolares” do Paraná, em 1950, modificou a lógica de como ensinar ao enfatizar que o ensino deveria se dar de forma integrada à realidade, a partir dos diversos problemas suscitados do contexto escolar e social dos alunos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/11010.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p105-119.id265REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 105-1192675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/110/111Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Felisberto, Lidiane Gomes dos2022-11-17T22:40:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/110Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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