Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lübeck, Marcos, Boscarioli, Clodis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468
Resumo: A formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente.
id UFPA-6_2f6265e2ac6d61e0d389741852e718db
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/468
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente Educação MatemáticaTecnologiasConsciência de siPráticas de ensinoInclusãoA formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230102675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468/460Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlaus, Vanessa Lucena Camargo de AlmeidaLübeck, MarcosBoscarioli, Clodis2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/468Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
title Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
spellingShingle Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Educação Matemática
Tecnologias
Consciência de si
Práticas de ensino
Inclusão
title_short Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
title_full Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
title_fullStr Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
title_full_unstemmed Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
title_sort Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
author Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
author_facet Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Lübeck, Marcos
Boscarioli, Clodis
author_role author
author2 Lübeck, Marcos
Boscarioli, Clodis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida
Lübeck, Marcos
Boscarioli, Clodis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Tecnologias
Consciência de si
Práticas de ensino
Inclusão
topic Educação Matemática
Tecnologias
Consciência de si
Práticas de ensino
Inclusão
description A formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468/460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023010
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002161258496