Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468 |
Resumo: | A formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente. |
id |
UFPA-6_2f6265e2ac6d61e0d389741852e718db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/468 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente Educação MatemáticaTecnologiasConsciência de siPráticas de ensinoInclusãoA formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/46810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230102675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468/460Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlaus, Vanessa Lucena Camargo de AlmeidaLübeck, MarcosBoscarioli, Clodis2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/468Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
title |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
spellingShingle |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Educação Matemática Tecnologias Consciência de si Práticas de ensino Inclusão |
title_short |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
title_full |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
title_fullStr |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
title_full_unstemmed |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
title_sort |
Na ótica da teoria Ator-Rede e da Autonarrativa: entrelaçando ações educativas em uma trajetória docente |
author |
Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida |
author_facet |
Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Lübeck, Marcos Boscarioli, Clodis |
author_role |
author |
author2 |
Lübeck, Marcos Boscarioli, Clodis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klaus, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Lübeck, Marcos Boscarioli, Clodis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Tecnologias Consciência de si Práticas de ensino Inclusão |
topic |
Educação Matemática Tecnologias Consciência de si Práticas de ensino Inclusão |
description |
A formação profissional, sua trajetória, é dinâmica, e muitos atores, incluindo os não humanos, participam para mantê-la ativamente acontecendo, pois os agenciamentos que a envolvem influem em mudanças de atitudes humanas e de caminhos que podem ser cursados. Neste artigo, portanto, objetiva-se apresentar uma investigação experienciada por uma professora-pesquisadora com docentes bilíngues de surdos e Scratch para um ensino de Matemática. Na ótica da autonarrativa, um dispositivo analítico, e da teoria Ator-Rede, uma abordagem teórica-metodológica, são trazidas, em ações educativas, algumas relações formadas em redes sociotécnicas e as mediações estabelecidas com a escrita desse processo sugerem, dentre as quais, a de que para promover uma integração entre professores de surdos com uma tecnologia digital por eles desconhecida, reflexões críticas são necessárias sobre a própria prática da proponente, apontando, assim, abranger uma tomada de consciência de si na jornada investigante, mostrando a relevância da (auto)formação aos processos de formação docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023010.id468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/468/460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023010 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002161258496 |