O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rodrigo Sychocki da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vargas Lopes, Daniela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371
Resumo: Neste artigo é apresentado o planejamento, a aplicação e os resultados de uma sequência didática proposta aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado nessa sequência de atividades é a simetria, que pode ser encontrada em diversas formas da natureza e construções. Através dos níveis propostos pela teoria de Van Hiele foi possível desenvolver atividades com o uso de materiais concretos manipulativos e também digitais. Demonstra-se assim a possível relação entre arte visual e matemática, juntamente com a possibilidade do professor propor atividades que promovem a interdisciplinaridade na escola.
id UFPA-6_33667a3d5a3dd9a66246b0de9c9bb6df
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/371
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTALEnsinoMatemáticaSimetriaVan HieleNeste artigo é apresentado o planejamento, a aplicação e os resultados de uma sequência didática proposta aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado nessa sequência de atividades é a simetria, que pode ser encontrada em diversas formas da natureza e construções. Através dos níveis propostos pela teoria de Van Hiele foi possível desenvolver atividades com o uso de materiais concretos manipulativos e também digitais. Demonstra-se assim a possível relação entre arte visual e matemática, juntamente com a possibilidade do professor propor atividades que promovem a interdisciplinaridade na escola.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2012-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371/371Copyright (c) 2012 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Rodrigo Sychocki daVargas Lopes, Daniela Cristina2022-10-15T13:57:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/371Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:57:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Silva, Rodrigo Sychocki da
Ensino
Matemática
Simetria
Van Hiele
title_short O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O USO DE MATERIAIS CONCRETOS E DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Silva, Rodrigo Sychocki da
author_facet Silva, Rodrigo Sychocki da
Vargas Lopes, Daniela Cristina
author_role author
author2 Vargas Lopes, Daniela Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Vargas Lopes, Daniela Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Matemática
Simetria
Van Hiele
topic Ensino
Matemática
Simetria
Van Hiele
description Neste artigo é apresentado o planejamento, a aplicação e os resultados de uma sequência didática proposta aos alunos do 3º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. O assunto abordado nessa sequência de atividades é a simetria, que pode ser encontrada em diversas formas da natureza e construções. Através dos níveis propostos pela teoria de Van Hiele foi possível desenvolver atividades com o uso de materiais concretos manipulativos e também digitais. Demonstra-se assim a possível relação entre arte visual e matemática, juntamente com a possibilidade do professor propor atividades que promovem a interdisciplinaridade na escola.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/371/371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 7 n. 10 (2012)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004209127424