Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goetz, Barbara Cezar
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109995
Resumo: O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria.
id UFRGS-2_e78636137ce238d5909148b4d673eb3f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109995
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Goetz, Barbara CezarBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2015-02-11T02:18:31Z2014http://hdl.handle.net/10183/109995000951904O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria.This work brings the description of an experience that happened at the State Elementary School Nestor Vianna de Campos, located in Triunfo city’s countryside, which aimed to research about the learning process of symmetries for sixth and seventh graders and also about how this process can add to their mathematical education. In order to accomplish this task, a sequence of activities was applied in two environments . In the computerized environment digital activities in the Geogebra software ware used as a tool for the learning of symmetries, allowing the students to dynamically construct isometric geometric transformations. In the non-computerized environment the students had their activities printed out on paper in order to do the transformations using tools such as a protector and a compass. The research was developed according a case study and the analysis of the gathered data followed the Van Hiele model for geometry’s learning. It could be observed that the students, along the experience, comprehended the concepts involved and actually moved forward in their geometry’s learning process.application/pdfporSimetriasTransformadas (Matemática)Ensino : MatematicaSymmetriesGeometric transformationsMathematical educationVan Hiele’s modelAprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951904.pdf000951904.pdfTexto completoapplication/pdf4692709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/1/000951904.pdfc813e8223771463ca4ce459649a2e929MD51TEXT000951904.pdf.txt000951904.pdf.txtExtracted Texttext/plain117953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/2/000951904.pdf.txt546a62986c148418a07af4a2ef329186MD52THUMBNAIL000951904.pdf.jpg000951904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/3/000951904.pdf.jpg7ce3cb87ea040baff8d47f95a372be0dMD5310183/1099952018-10-23 09:16:15.081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109995Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:16:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
title Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
spellingShingle Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
Goetz, Barbara Cezar
Simetrias
Transformadas (Matemática)
Ensino : Matematica
Symmetries
Geometric transformations
Mathematical education
Van Hiele’s model
title_short Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
title_fullStr Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
title_sort Aprendizagem de simetrias nos anos finais do Ensino Fundamental
author Goetz, Barbara Cezar
author_facet Goetz, Barbara Cezar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goetz, Barbara Cezar
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Simetrias
Transformadas (Matemática)
Ensino : Matematica
topic Simetrias
Transformadas (Matemática)
Ensino : Matematica
Symmetries
Geometric transformations
Mathematical education
Van Hiele’s model
dc.subject.eng.fl_str_mv Symmetries
Geometric transformations
Mathematical education
Van Hiele’s model
description O presente trabalho traz o relato de uma experiência realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nestor Vianna de Campos, localizada na zona rural da cidade de Triunfo, cujo foco foi pesquisar sobre a aprendizagem de Simetrias nas turmas de 6° e 7° anos e como essa aprendizagem pode contribuir para a formação matemática desses estudantes. Para isso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades em dois ambientes. No ambiente informatizado foi utilizado atividades digitais no software Geogebra, como ferramenta para a aprendizagem de Simetrias, possibilitando aos estudantes construções com Transformações Geométricas Isométricas de forma dinâmica. Em ambiente não informatizado, os alunos trabalharam com atividades em meio impresso, para realizar as transformações usando ferramentas como transferidor e o compasso físicos. A pesquisa foi desenvolvida segundo o estudo de caso e a análise dos dados coletados na pesquisa de campo seguiram o modelo de Van Hiele para aprendizagem de geometria. Observou-se que os alunos, ao longo dessa experiência, apresentaram compreensão dos conceitos envolvidos e avançaram em termos de aprendizagem de Geometria.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/109995
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951904
url http://hdl.handle.net/10183/109995
identifier_str_mv 000951904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/1/000951904.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/2/000951904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109995/3/000951904.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c813e8223771463ca4ce459649a2e929
546a62986c148418a07af4a2ef329186
7ce3cb87ea040baff8d47f95a372be0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224478467817472