O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Dierson Gonçalves de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Marilene Rosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488
Resumo: Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.
id UFPA-6_51885f38249918e23e227edfbf5ce8ab
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/488
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo FreireTeoria Antropológica do DidáticoTeoria FreireanaParadigma de investigação e questionamento do mundoSeres HerbatianosEsta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230172675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488/467Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Dierson Gonçalves deSantos, Marilene Rosa dos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/488Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
title O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
spellingShingle O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
Carvalho, Dierson Gonçalves de
Teoria Antropológica do Didático
Teoria Freireana
Paradigma de investigação e questionamento do mundo
Seres Herbatianos
title_short O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
title_full O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
title_fullStr O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
title_full_unstemmed O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
title_sort O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
author Carvalho, Dierson Gonçalves de
author_facet Carvalho, Dierson Gonçalves de
Santos, Marilene Rosa dos
author_role author
author2 Santos, Marilene Rosa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Dierson Gonçalves de
Santos, Marilene Rosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria Antropológica do Didático
Teoria Freireana
Paradigma de investigação e questionamento do mundo
Seres Herbatianos
topic Teoria Antropológica do Didático
Teoria Freireana
Paradigma de investigação e questionamento do mundo
Seres Herbatianos
description Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488/467
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023017
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002175938560