O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488 |
Resumo: | Esta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire. |
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O Paradigma do questionamento do mundo entre o didata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo FreireTeoria Antropológica do DidáticoTeoria FreireanaParadigma de investigação e questionamento do mundoSeres HerbatianosEsta pesquisa busca questionar uma possível aproximação entre a ruptura paradigmática proposta pela Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a Teoria Freireano. Para isso, o objetivo geral foi analisar as contribuições das perspectivas teóricas chevallardiana e freiriano a partir das suas respectivas aproximações. Para estabelecer um diálogo entre o dadata Yves Chevallard e o pedagogo Paulo Freire, apoiamos-nos na Teoria Antropológica do Didático no elemento esquema herbartiano e na metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Percebemos que há uma aproximação na proposta dos teóricos no que tange o Percurso de Ensino e Pesquisa – PEP proposto por Chevallard, pois se aproxima da proposta da pedagogia da pergunta, do diálogo de Paulo Freire.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48810.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023017.id488REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230172675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/488/467Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Dierson Gonçalves deSantos, Marilene Rosa dos2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/488Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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