A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598 |
Resumo: | Esta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático. |
id |
UFPA-6_6323126866071bec09635bd7963cf040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/598 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementarFormação de professores de MatemáticaDescoberta e criatividade matemáticas em nível elementarPrincípio de variabilidadeIntuição e visualização sobre a forma de um argumentoEsta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59810.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598/530Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCifuentes, José CarlosSantos, Alessandra Hendi dos2024-02-09T22:35:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/598Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
title |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
spellingShingle |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar Cifuentes, José Carlos Formação de professores de Matemática Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar Princípio de variabilidade Intuição e visualização sobre a forma de um argumento |
title_short |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
title_full |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
title_fullStr |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
title_full_unstemmed |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
title_sort |
A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar |
author |
Cifuentes, José Carlos |
author_facet |
Cifuentes, José Carlos Santos, Alessandra Hendi dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Alessandra Hendi dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cifuentes, José Carlos Santos, Alessandra Hendi dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores de Matemática Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar Princípio de variabilidade Intuição e visualização sobre a forma de um argumento |
topic |
Formação de professores de Matemática Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar Princípio de variabilidade Intuição e visualização sobre a forma de um argumento |
description |
Esta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598/530 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024011 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002278699008 |