A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cifuentes, José Carlos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Santos, Alessandra Hendi dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598
Resumo: Esta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático.
id UFPA-6_6323126866071bec09635bd7963cf040
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/598
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementarFormação de professores de MatemáticaDescoberta e criatividade matemáticas em nível elementarPrincípio de variabilidadeIntuição e visualização sobre a forma de um argumentoEsta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59810.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598/530Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCifuentes, José CarlosSantos, Alessandra Hendi dos2024-02-09T22:35:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/598Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
title A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
spellingShingle A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
Cifuentes, José Carlos
Formação de professores de Matemática
Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar
Princípio de variabilidade
Intuição e visualização sobre a forma de um argumento
title_short A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
title_full A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
title_fullStr A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
title_full_unstemmed A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
title_sort A aventura da criatividade matemática: o princípio de variabilidade na geometria elementar
author Cifuentes, José Carlos
author_facet Cifuentes, José Carlos
Santos, Alessandra Hendi dos
author_role author
author2 Santos, Alessandra Hendi dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cifuentes, José Carlos
Santos, Alessandra Hendi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores de Matemática
Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar
Princípio de variabilidade
Intuição e visualização sobre a forma de um argumento
topic Formação de professores de Matemática
Descoberta e criatividade matemáticas em nível elementar
Princípio de variabilidade
Intuição e visualização sobre a forma de um argumento
description Esta proposta visa a formação do professor de Matemática e do professor formador de professores na pesquisa matemática em nível elementar com propósitos didáticos e, para tanto, introduz um princípio metodológico inovador que chamaremos de princípio de variabilidade como o seu fundamento, mostrando o seu funcionamento através de exemplos representativos especialmente no campo da geometria e trigonometria elementares. A virtude dos exemplos mostrados, desenvolvidos suficientemente desde os seus inícios elementares até os seus pontos de contato com a matemática superior, reside nas suas potencialidades e estímulo para a implementação de outros exemplos de nível básico ou superior que o próprio professor em formação possa desenvolver para o aprimoramento de seu ensino. Este trabalho também mostra como no campo da descoberta e criatividade matemáticas são importantes formas de pensamento matemático que priorizem a intuição e visualização sobre a forma de um argumento como meio de acesso ao conhecimento matemático.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024011.id598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/598/530
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024011
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002278699008