História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Valente, Wagner
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88
Resumo: Este texto tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-metodológica a propósito de pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. O estudo é resultado de análises sobre as articulações entre história, cultura e educação matemática, tratadas no âmbito do desenvolvimento de um projeto coletivo de pesquisa. Tal investigação ampara-se em estudos sócio-históricos, conjuntamente com referências vindas da História Cultural. Como resultado das discussões formula-se o conceito de matemática do ensino, sob o argumento de que ele poderá melhor designar os saberes envolvidos no movimento de profissionalização da docência, tendo em conta a elaboração de saberes presentes no ensino e na formação de professores, produtos da cultura escolar.
id UFPA-6_6cc2bc81708b4e0f839e8f63d1b03d9d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/88
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensinomatemáticasaber profissionalformação de professoresEste texto tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-metodológica a propósito de pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. O estudo é resultado de análises sobre as articulações entre história, cultura e educação matemática, tratadas no âmbito do desenvolvimento de um projeto coletivo de pesquisa. Tal investigação ampara-se em estudos sócio-históricos, conjuntamente com referências vindas da História Cultural. Como resultado das discussões formula-se o conceito de matemática do ensino, sob o argumento de que ele poderá melhor designar os saberes envolvidos no movimento de profissionalização da docência, tendo em conta a elaboração de saberes presentes no ensino e na formação de professores, produtos da cultura escolar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8810.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 164-1742675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88/87Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Valente, Wagner2022-11-17T22:38:06Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/88Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:06Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
title História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
spellingShingle História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
Rodrigues Valente, Wagner
matemática
saber profissional
formação de professores
title_short História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
title_full História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
title_fullStr História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
title_full_unstemmed História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
title_sort História E Cultura Em Educação Matemática: A Produção Da Matemática Do Ensino
author Rodrigues Valente, Wagner
author_facet Rodrigues Valente, Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Valente, Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv matemática
saber profissional
formação de professores
topic matemática
saber profissional
formação de professores
description Este texto tem por objetivo realizar uma reflexão teórico-metodológica a propósito de pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática. O estudo é resultado de análises sobre as articulações entre história, cultura e educação matemática, tratadas no âmbito do desenvolvimento de um projeto coletivo de pesquisa. Tal investigação ampara-se em estudos sócio-históricos, conjuntamente com referências vindas da História Cultural. Como resultado das discussões formula-se o conceito de matemática do ensino, sob o argumento de que ele poderá melhor designar os saberes envolvidos no movimento de profissionalização da docência, tendo em conta a elaboração de saberes presentes no ensino e na formação de professores, produtos da cultura escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p164-174.id307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/88/87
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 164-174
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002787258368