Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248
Resumo: Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os  smartphones  permitem  a  comunicação  entre  sujeitos  em  diferentes  locais  a  todo  instante (mobilidade),  de  forma  a  vislumbrarmos  grandes potencialidades  de  formação  de  professores  da Educação  do  Campo,  a  partir  do  que  entendemos  ser  a  Cyberformação. Assim,  investigamos  o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em  que  os  licenciandos  se  encontram.  
id UFPA-6_7252f94d80e7e2c4494926ad59492da6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/248
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphonesEducação MatemáticaCyberformaçãoEducação do CampoSmartphonesEsse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os  smartphones  permitem  a  comunicação  entre  sujeitos  em  diferentes  locais  a  todo  instante (mobilidade),  de  forma  a  vislumbrarmos  grandes potencialidades  de  formação  de  professores  da Educação  do  Campo,  a  partir  do  que  entendemos  ser  a  Cyberformação. Assim,  investigamos  o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em  que  os  licenciandos  se  encontram.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-08-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248/249Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maurício2022-10-15T13:30:48Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/248Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:48Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
spellingShingle Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
Rosa, Maurício
Educação Matemática
Cyberformação
Educação do Campo
Smartphones
title_short Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_full Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_fullStr Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_full_unstemmed Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_sort Educação do Campo mobile: a formação inicial de professores com o uso de smartphones
author Rosa, Maurício
author_facet Rosa, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Cyberformação
Educação do Campo
Smartphones
topic Educação Matemática
Cyberformação
Educação do Campo
Smartphones
description Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os  smartphones  permitem  a  comunicação  entre  sujeitos  em  diferentes  locais  a  todo  instante (mobilidade),  de  forma  a  vislumbrarmos  grandes potencialidades  de  formação  de  professores  da Educação  do  Campo,  a  partir  do  que  entendemos  ser  a  Cyberformação. Assim,  investigamos  o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em  que  os  licenciandos  se  encontram.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/248/249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 25 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003565301760