Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maurício
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221348
Resumo: Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real.
id UFRGS-2_2e3f7deeb7a384406df59bde2c630a30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Maurício2021-05-21T04:44:17Z20171980-3141http://hdl.handle.net/10183/221348001057617Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real.This article aims to discuss the use of smartphones regarding the relations between the future teacher with his/her education, especially in the treatment of mathematical concepts within Countryside Education. Smartphones allow the communication between individuals in different locations at all times (mobility) and access to information, allowing glimpsing the great potentialities of the education of the Countryside Education Teachers, from what we understand to be Cybereducation. Thus, we investigated the process of initial education of teachers within Countryside Education with the use of smartphones, regarding the mathematical, pedagogical and technological dimensions, with two classes of Mathematics for the Teaching of Natural Sciences I, in Federal University of Rio Grande do Sul. We show that smartphones can strait the mathematical communication in the initial teachers education, in the sense of allowing the immediate feedback of reflections, regardless of the space/field and the time in which the students are located. Also, we unveil that teachers education students set mathematical connections between peers, presenting themselves as being-with, thinking-with and knowing-how-to-do-with-smartphone, "plu-in-field-and-on-student" in real time.application/pdfporRematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 99-120Formação de professoresEducação do campoTecnologia educacionalEducação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphonesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001057617.pdf.txt001057617.pdf.txtExtracted Texttext/plain52577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/2/001057617.pdf.txtab6865aefd1fa68224f20a9dde2d5c39MD52ORIGINAL001057617.pdfTexto completoapplication/pdf2240713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/1/001057617.pdfd276a2a5a393eea49cf060ed2ccef26eMD5110183/2213482021-06-26 04:43:54.177483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221348Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-06-26T07:43:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
spellingShingle Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
Rosa, Maurício
Formação de professores
Educação do campo
Tecnologia educacional
title_short Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_full Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_fullStr Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_full_unstemmed Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
title_sort Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
author Rosa, Maurício
author_facet Rosa, Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação do campo
Tecnologia educacional
topic Formação de professores
Educação do campo
Tecnologia educacional
description Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:44:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221348
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-3141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001057617
identifier_str_mv 1980-3141
001057617
url http://hdl.handle.net/10183/221348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Rematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 99-120
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/2/001057617.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/1/001057617.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ab6865aefd1fa68224f20a9dde2d5c39
d276a2a5a393eea49cf060ed2ccef26e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725097826320384