Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221348 |
Resumo: | Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real. |
id |
UFRGS-2_2e3f7deeb7a384406df59bde2c630a30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221348 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Rosa, Maurício2021-05-21T04:44:17Z20171980-3141http://hdl.handle.net/10183/221348001057617Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real.This article aims to discuss the use of smartphones regarding the relations between the future teacher with his/her education, especially in the treatment of mathematical concepts within Countryside Education. Smartphones allow the communication between individuals in different locations at all times (mobility) and access to information, allowing glimpsing the great potentialities of the education of the Countryside Education Teachers, from what we understand to be Cybereducation. Thus, we investigated the process of initial education of teachers within Countryside Education with the use of smartphones, regarding the mathematical, pedagogical and technological dimensions, with two classes of Mathematics for the Teaching of Natural Sciences I, in Federal University of Rio Grande do Sul. We show that smartphones can strait the mathematical communication in the initial teachers education, in the sense of allowing the immediate feedback of reflections, regardless of the space/field and the time in which the students are located. Also, we unveil that teachers education students set mathematical connections between peers, presenting themselves as being-with, thinking-with and knowing-how-to-do-with-smartphone, "plu-in-field-and-on-student" in real time.application/pdfporRematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 99-120Formação de professoresEducação do campoTecnologia educacionalEducação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphonesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001057617.pdf.txt001057617.pdf.txtExtracted Texttext/plain52577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/2/001057617.pdf.txtab6865aefd1fa68224f20a9dde2d5c39MD52ORIGINAL001057617.pdfTexto completoapplication/pdf2240713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/1/001057617.pdfd276a2a5a393eea49cf060ed2ccef26eMD5110183/2213482021-06-26 04:43:54.177483oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221348Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-06-26T07:43:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
title |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
spellingShingle |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones Rosa, Maurício Formação de professores Educação do campo Tecnologia educacional |
title_short |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
title_full |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
title_fullStr |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
title_full_unstemmed |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
title_sort |
Educação do campo mobile : a formação inicial de professores com o uso de smartphones |
author |
Rosa, Maurício |
author_facet |
Rosa, Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maurício |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação do campo Tecnologia educacional |
topic |
Formação de professores Educação do campo Tecnologia educacional |
description |
Esse artigo objetiva discutir o uso de smartphones no que tange à relação do futuro professor com sua formação, especialmente, no tratamento de conceitos matemáticos em termos de Educação do Campo. Os smartphones permitem a comunicação entre sujeitos em diferentes locais a todo instante (mobilidade), de forma a vislumbrarmos grandes potencialidades de formação de professores da Educação do Campo, a partir do que entendemos ser a Cyberformação. Assim, investigamos o processo de formação inicial de professores da Educação do Campo com o uso de smartphones, no que se refere às dimensões matemática, pedagógica e tecnológica, com duas turmas da disciplina de Matemática para o Ensino de Ciências Naturais I, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Evidenciamos, então, que os smartphones podem estreitar a comunicação matemática na formação inicial, no sentido de permitir o retorno imediato de reflexões, independente do espaço/campo e tempo em que os licenciandos se encontram. Também, desvelamos que licenciandos em formação estabelecem conexões matemáticas entre os pares, mostrando-se sendo-com, pensando-com e sabendo-fazer-com-o-smartphoe e "plugado-no-campo-e-ao-licenciando" em tempo real. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:44:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221348 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-3141 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001057617 |
identifier_str_mv |
1980-3141 001057617 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Rematec : Revista de matemática, ensino e cultura [recurso eletrônico]. Natal, RN. Vol. 12, n. 25 (mai./ago. 2017), p. 99-120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/2/001057617.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221348/1/001057617.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ab6865aefd1fa68224f20a9dde2d5c39 d276a2a5a393eea49cf060ed2ccef26e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725097826320384 |