História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510 |
Resumo: | Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros. |
id |
UFPA-6_7d8655a05a2e678053fb098f1559ceec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/510 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da Matemática em alianças com Tecnologias DigitaisAliançasHistória da MatemáticaTecnologias DigitaisTendência em Educação MatemáticaPráticasAo longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/51010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e20230052675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510/483Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Giselle Costa de2023-08-01T09:07:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/510Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-08-01T09:07Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
title |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
spellingShingle |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais Sousa, Giselle Costa de Alianças História da Matemática Tecnologias Digitais Tendência em Educação Matemática Práticas |
title_short |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
title_full |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
title_fullStr |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
title_full_unstemmed |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
title_sort |
História da Matemática em alianças com Tecnologias Digitais |
author |
Sousa, Giselle Costa de |
author_facet |
Sousa, Giselle Costa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alianças História da Matemática Tecnologias Digitais Tendência em Educação Matemática Práticas |
topic |
Alianças História da Matemática Tecnologias Digitais Tendência em Educação Matemática Práticas |
description |
Ao longo dos anos, várias pesquisas no âmbito da educação matemática vêm se configurando como tendências em prol do fomento da área. Dentre tais estão a História da Matemática (HM) e as Tecnologias Digitais (TD). Estas, por sua vez, atestam argumentos favoráveis e questionadores ao uso em sala de aula, de modo a delinear caminhos que se aliem a produção de conhecimento alvitrado pela arte de ensinar e aprender matemática. Tomando como postas as contribuições de ambas as tendências, emergem as indagações: seria possível alia-las em prol da educação matemática? Surgiria assim uma nova tendência? Tendo em vista esses questionamentos, surge a proposta de aliança entre HM e TD, tema central do presente artigo que almeja apresentar ao leitor a constituição deste campo, incluindo o delineio da aliança, breve história, elementos norteadores, fundamentos, produtos gerados e atividades práticas, de modo a exemplificar sua implementação, bem como, discutir sobre desdobramentos futuros. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023005.id510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/510/483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 44 (2023): Dossiê: Relações entre Tecnologias e História da Matemática para o Ensino; e2023005 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002202152960 |