Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219 |
Resumo: | Ministrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas. |
id |
UFPA-6_8cc1b74c496cb90371c12b43170045ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/219 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemáticaHistória da MatemáticaHistória da Matemática como componente curricularHistoriografias atualizada e tradicionalMatemática mesopotâmicaMatemática cuneiformeMinistrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/21910.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219/218Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorey, BernadeteGomes, Severino Carlos2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/219Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
title |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
spellingShingle |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática Morey, Bernadete História da Matemática História da Matemática como componente curricular Historiografias atualizada e tradicional Matemática mesopotâmica Matemática cuneiforme |
title_short |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
title_full |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
title_fullStr |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
title_sort |
Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática |
author |
Morey, Bernadete |
author_facet |
Morey, Bernadete Gomes, Severino Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Severino Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Gomes, Severino Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática História da Matemática como componente curricular Historiografias atualizada e tradicional Matemática mesopotâmica Matemática cuneiforme |
topic |
História da Matemática História da Matemática como componente curricular Historiografias atualizada e tradicional Matemática mesopotâmica Matemática cuneiforme |
description |
Ministrar o componente curricular História da Matemática em cursos de formação de professores tem sido um desafio de diversas ordens. No entanto, um novo olhar para a História da Matemática apoiando-se em publica- ções mais recentes (a partir da última década do século XX) pode trazer insights de possíveis caminhos a seguir. Nosso estudo se volta para os aspectos historiográficos da História da Matemática na busca de visualizar no- vos elementos que se mostrem relevantes na formação do professor de matemática. O presente artigo traz uma breve narrativa do surgimento da matemática mesopotâmica recorrendo a autores da vertente da historiografia atualizada. O objetivo do artigo é apresentar resumidamente a história da matemática mesopotâmica conta por historiadores da vertente atualizada com o intuito de tecer reflexões de caráter pedagógico que favoreçam o amadurecimento de propostas para componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. No final, algumas observações são feitas e sugestões são apontadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/219/218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 13 n. 27 (2018) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003522310145 |