Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Edda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282
Resumo: Este texto tem como objetivos apresentar os resultados de uma pesquisa longitudinal desenvolvida no período de 2011-2014 a respeito de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e focalizar como as três coleções de Matemática mais vendidas no Brasil em 2013, segundo o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, apresentam problemas do campo conceitual multiplicativo aos estudantes e professores desse segmento de ensino. Optou-se por analisar apenas os problemas que envolvem o conjunto de números naturais. A pesquisa é qualitativa e envolve procedimentos de pesquisa documental. Entre os resultados da pesquisa longitudinal, destaca-se a quebra de tabus entre as professoras participantes no que se refere à apresentação de problemas para alunos dos anos iniciais apenas depois da alfabetização e de saberem os algoritmos das operações. A análise das três coleções revela que as pesquisas de Vergnaud sobre o campo conceitual multiplicativo não foram incorporadas e que a quantidade de problemas diminui conforme o grau de escolaridade avança.
id UFPA-6_9d6b10d59451dc3aec7fd2470b3cf733
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/282
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e DesafiosProblemas do campo multiplicativoanálise de livros didáticospesquisa longitudinalEste texto tem como objetivos apresentar os resultados de uma pesquisa longitudinal desenvolvida no período de 2011-2014 a respeito de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e focalizar como as três coleções de Matemática mais vendidas no Brasil em 2013, segundo o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, apresentam problemas do campo conceitual multiplicativo aos estudantes e professores desse segmento de ensino. Optou-se por analisar apenas os problemas que envolvem o conjunto de números naturais. A pesquisa é qualitativa e envolve procedimentos de pesquisa documental. Entre os resultados da pesquisa longitudinal, destaca-se a quebra de tabus entre as professoras participantes no que se refere à apresentação de problemas para alunos dos anos iniciais apenas depois da alfabetização e de saberem os algoritmos das operações. A análise das três coleções revela que as pesquisas de Vergnaud sobre o campo conceitual multiplicativo não foram incorporadas e que a quantidade de problemas diminui conforme o grau de escolaridade avança.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282/283Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2022-10-15T13:35:51Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/282Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:35:51Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
title Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
spellingShingle Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
Curi, Edda
Problemas do campo multiplicativo
análise de livros didáticos
pesquisa longitudinal
title_short Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
title_full Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
title_fullStr Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
title_full_unstemmed Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
title_sort Resolução de Problemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Mitos, Práticas e Desafios
author Curi, Edda
author_facet Curi, Edda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Edda
dc.subject.por.fl_str_mv Problemas do campo multiplicativo
análise de livros didáticos
pesquisa longitudinal
topic Problemas do campo multiplicativo
análise de livros didáticos
pesquisa longitudinal
description Este texto tem como objetivos apresentar os resultados de uma pesquisa longitudinal desenvolvida no período de 2011-2014 a respeito de resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e focalizar como as três coleções de Matemática mais vendidas no Brasil em 2013, segundo o Plano Nacional do Livro Didático – PNLD, apresentam problemas do campo conceitual multiplicativo aos estudantes e professores desse segmento de ensino. Optou-se por analisar apenas os problemas que envolvem o conjunto de números naturais. A pesquisa é qualitativa e envolve procedimentos de pesquisa documental. Entre os resultados da pesquisa longitudinal, destaca-se a quebra de tabus entre as professoras participantes no que se refere à apresentação de problemas para alunos dos anos iniciais apenas depois da alfabetização e de saberem os algoritmos das operações. A análise das três coleções revela que as pesquisas de Vergnaud sobre o campo conceitual multiplicativo não foram incorporadas e que a quantidade de problemas diminui conforme o grau de escolaridade avança.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/282/283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 21 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003615633408