Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viggiani Bicudo, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84
Resumo: Neste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema.
id UFPA-6_aad77ccad40fdb926fec86122b3861a6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/84
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativasEducação MatemáticaEnsino de Ciências da naturezaEnsino de Ciências da natureza. Forma/ação de professoresNeste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 95-1072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84/83Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Viggiani Bicudo, Maria Aparecida2022-11-17T22:38:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/84Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
title Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
spellingShingle Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
Viggiani Bicudo, Maria Aparecida
Educação Matemática
Ensino de Ciências da natureza
Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores
title_short Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
title_full Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
title_fullStr Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
title_full_unstemmed Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
title_sort Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
author Viggiani Bicudo, Maria Aparecida
author_facet Viggiani Bicudo, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viggiani Bicudo, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de Ciências da natureza
Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores
topic Educação Matemática
Ensino de Ciências da natureza
Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores
description Neste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84/83
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 95-107
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002782015488