Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84 |
Resumo: | Neste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema. |
id |
UFPA-6_aad77ccad40fdb926fec86122b3861a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/84 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativasEducação MatemáticaEnsino de Ciências da naturezaEnsino de Ciências da natureza. Forma/ação de professoresNeste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 95-1072675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84/83Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Viggiani Bicudo, Maria Aparecida2022-11-17T22:38:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/84Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
title |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
spellingShingle |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas Viggiani Bicudo, Maria Aparecida Educação Matemática Ensino de Ciências da natureza Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores |
title_short |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
title_full |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
title_fullStr |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
title_full_unstemmed |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
title_sort |
Concepção de forma/ação de professores e possibilidades investigativas |
author |
Viggiani Bicudo, Maria Aparecida |
author_facet |
Viggiani Bicudo, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viggiani Bicudo, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino de Ciências da natureza Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores |
topic |
Educação Matemática Ensino de Ciências da natureza Ensino de Ciências da natureza. Forma/ação de professores |
description |
Neste artigo, é exposta uma compreensão sobre a prevalência da pesquisa qualitativa, nas investigações realizadas e trazidas ao público, na área de Educação/Ensino de Matemática e de Ciências da Natureza. É enfatizado que essas áreas trabalham com duas lógicas de ciências: uma, daquela que é ensinada e outra concernente à lógica das Ciências Humanas, uma vez que todo professor trabalha também com a formação da pessoa, no caso, de seu aluno. Toma pesquisas sobre a forma/ação de professores dessas disciplinas como embasamento da argumentação articulada. Esta se desdobra para o entendimento da concepção forma/ação de professores e modos de a autora e seu grupo de pesquisa conduzir suas buscas sobre esse tema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p95-107.id302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/84/83 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 95-107 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002782015488 |