PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kranz , Cláudia Rosana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Healy, Lulu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348
Resumo: Este artigo aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da discalculia, que vem sendo associada a dificuldades específicas na aprendizagem matemática. A fim de identificar concepções e perspectivas acerca dessa temática, localizamos uma amostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil. No pequeno número de dissertações, teses e artigos científicos encontrados, as definições de discalculia e a forma como é diagnosticada tendem a enfatizar fatores  biogenéticos  e  neurológicos,  em  detrimento  de  fatores  sociais  e culturais. Nesses trabalhos, está implícita uma visão do potencial de desenvolvimento da capacidade matemática como algo que é altamente dependente de fatores cerebrais individuais. Em contrapartida, nossas reflexões acerca dessa questão são ancoradas na psicologia histórico-cultural, que traz uma abordagem alternativa ao modelo de déficit atual, de modo a compreender o  desenvolvimento  de  habilidades   matemáticas  mediado  pelos  recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com aqueles de origem biogenética e neurológica. Também estudos sobre a temática do artigo, realizados em outros países, são trazidos, de modo a apontar limitações de atuais estudos neuropsicológicos, questionando se a discalculia é puramente associada a um distúrbio cerebral basicamente congênito.
id UFPA-6_ba521a3150bed99ad6c81f7b3cc51c47
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/348
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURALDiscalculiaEducação Matemática e NeurociênciaPsicologia histórico-culturalEste artigo aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da discalculia, que vem sendo associada a dificuldades específicas na aprendizagem matemática. A fim de identificar concepções e perspectivas acerca dessa temática, localizamos uma amostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil. No pequeno número de dissertações, teses e artigos científicos encontrados, as definições de discalculia e a forma como é diagnosticada tendem a enfatizar fatores  biogenéticos  e  neurológicos,  em  detrimento  de  fatores  sociais  e culturais. Nesses trabalhos, está implícita uma visão do potencial de desenvolvimento da capacidade matemática como algo que é altamente dependente de fatores cerebrais individuais. Em contrapartida, nossas reflexões acerca dessa questão são ancoradas na psicologia histórico-cultural, que traz uma abordagem alternativa ao modelo de déficit atual, de modo a compreender o  desenvolvimento  de  habilidades   matemáticas  mediado  pelos  recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com aqueles de origem biogenética e neurológica. Também estudos sobre a temática do artigo, realizados em outros países, são trazidos, de modo a apontar limitações de atuais estudos neuropsicológicos, questionando se a discalculia é puramente associada a um distúrbio cerebral basicamente congênito.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 59-832675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348/348Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessKranz , Cláudia RosanaHealy, Lulu2022-10-15T14:15:00Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/348Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Kranz , Cláudia Rosana
Discalculia
Educação Matemática e Neurociência
Psicologia histórico-cultural
title_short PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort PESQUISAS SOBRE DISCALCULIA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
author Kranz , Cláudia Rosana
author_facet Kranz , Cláudia Rosana
Healy, Lulu
author_role author
author2 Healy, Lulu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kranz , Cláudia Rosana
Healy, Lulu
dc.subject.por.fl_str_mv Discalculia
Educação Matemática e Neurociência
Psicologia histórico-cultural
topic Discalculia
Educação Matemática e Neurociência
Psicologia histórico-cultural
description Este artigo aborda aspectos relacionados ao desenvolvimento da discalculia, que vem sendo associada a dificuldades específicas na aprendizagem matemática. A fim de identificar concepções e perspectivas acerca dessa temática, localizamos uma amostra de pesquisas desenvolvidas no Brasil. No pequeno número de dissertações, teses e artigos científicos encontrados, as definições de discalculia e a forma como é diagnosticada tendem a enfatizar fatores  biogenéticos  e  neurológicos,  em  detrimento  de  fatores  sociais  e culturais. Nesses trabalhos, está implícita uma visão do potencial de desenvolvimento da capacidade matemática como algo que é altamente dependente de fatores cerebrais individuais. Em contrapartida, nossas reflexões acerca dessa questão são ancoradas na psicologia histórico-cultural, que traz uma abordagem alternativa ao modelo de déficit atual, de modo a compreender o  desenvolvimento  de  habilidades   matemáticas  mediado  pelos  recursos culturais, históricos e sociais, juntamente com aqueles de origem biogenética e neurológica. Também estudos sobre a temática do artigo, realizados em outros países, são trazidos, de modo a apontar limitações de atuais estudos neuropsicológicos, questionando se a discalculia é puramente associada a um distúrbio cerebral basicamente congênito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/348/348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 13 (2013); 59-83
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004175572992