A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107 |
Resumo: | Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. |
id |
IPES_e82f12f60acb4ce6febfc20c5981ab2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3107 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DFDiscalculia; Estudo de química; Neurociências, Aprendizagem.Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNÃO HA CONTRIBUIÇÃO DE AGENCIA DE FOMENTO A PESQUISASousa, José Francisco de2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/310710.14295/idonline.v15i56.3107ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 110-1201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107/4902https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3107/391Direitos autorais 2021 JOSE FRANCISCO DE SOUSAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
title |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
spellingShingle |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF Sousa, José Francisco de Discalculia; Estudo de química; Neurociências, Aprendizagem. |
title_short |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
title_full |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
title_fullStr |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
title_full_unstemmed |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
title_sort |
A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF |
author |
Sousa, José Francisco de |
author_facet |
Sousa, José Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NÃO HA CONTRIBUIÇÃO DE AGENCIA DE FOMENTO A PESQUISA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, José Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discalculia; Estudo de química; Neurociências, Aprendizagem. |
topic |
Discalculia; Estudo de química; Neurociências, Aprendizagem. |
description |
Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107 10.14295/idonline.v15i56.3107 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107/4902 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3107/391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 JOSE FRANCISCO DE SOUSA https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 JOSE FRANCISCO DE SOUSA https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 110-120 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957475926016 |