A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Francisco de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107
Resumo: Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados  mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. 
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spelling A Discalculia e sua Influência na Aprendizagem da Química: Um Estudo de Caso em duas Escolas de Ensino Médio no Distrito Federal - DFDiscalculia; Estudo de química; Neurociências, Aprendizagem.Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados  mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNÃO HA CONTRIBUIÇÃO DE AGENCIA DE FOMENTO A PESQUISASousa, José Francisco de2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/310710.14295/idonline.v15i56.3107ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 110-1201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3107/4902https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3107/391Direitos autorais 2021 JOSE FRANCISCO DE SOUSAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-20T13:55:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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description Resumo. À partir do surgimento das neurociências descobriu-se como o funcionamento do cérebro influencia a educação, e consequentemente, a aprendizagem e com isso auxiliar professores e pesquisadores. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre os distúrbios de aprendizagem matemática e sua consequente influência no entendimento da Química e sua aprendizagem uma vez que esta área do conhecimento necessita para o seu entendimento de cálculos, sendo esta a hipótese de pesquisa. Trata-se de uma estudo descritivo, quantitativo, realizado com dados de 400 alunos estudantes do ensino médio de ambas as séries de duas escolas públicas do DF, localizadas no Plano Piloto de Brasília. Os resultados  mostraram que mesmo com problemas neurológicos, dependendo o tamanho do comprometimento, a aprendizagem da Química é possível, e até agradável, não necessariamente lúdico, mas que permita uma melhor compreensão do que seja a Química, seu objeto de estudo e como ela está presente no cotidiano, assim como a matemática e demais ciências e áreas do conhecimento. 
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