Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/108 |
Resumo: | O presente artigo discute os aspectos que poderiam considerar a professora Diva Noronha como uma expert da matemática escolar nas séries iniciais, no período de 1975 e 1987. Procuramos identificar quais foram os saberes sistematizados por ela em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), utilizando, como aporte teórico-metodológico, os conceitos de: expert, saberes a ensinar e saberes para ensinar. Assim, a partir das fontes de pesquisa encontradas sobre Diva Noronha, pudemos enquadrá-la na categoria de expert de ensino e, ainda, pela análise do documento Reformulação de Currículos da Primeira e Segunda Séries, constatamos que ela inseriu abordagens baseadas no MMM para ensinar lógica no ensino primário do Estado do Rio de Janeiro. |
id |
UFPA-6_bb274996b41b84ab9f25a1c54e9558f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/108 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987)História da Educação MatemáticaExpertiseovimento da Matemática ModernaSaberes profissionaisO presente artigo discute os aspectos que poderiam considerar a professora Diva Noronha como uma expert da matemática escolar nas séries iniciais, no período de 1975 e 1987. Procuramos identificar quais foram os saberes sistematizados por ela em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), utilizando, como aporte teórico-metodológico, os conceitos de: expert, saberes a ensinar e saberes para ensinar. Assim, a partir das fontes de pesquisa encontradas sobre Diva Noronha, pudemos enquadrá-la na categoria de expert de ensino e, ainda, pela análise do documento Reformulação de Currículos da Primeira e Segunda Séries, constatamos que ela inseriu abordagens baseadas no MMM para ensinar lógica no ensino primário do Estado do Rio de Janeiro.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/10810.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p70-91.id263REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 70-912675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/108/109Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Denise MedinaCastor Maciel, Paulo Roberto2022-11-17T22:40:43Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/108Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:43Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
title |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
spellingShingle |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) França, Denise Medina História da Educação Matemática Expertise ovimento da Matemática Moderna Saberes profissionais |
title_short |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
title_full |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
title_fullStr |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
title_full_unstemmed |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
title_sort |
Diva Noronha: Uma expert da educação para séries iniciais no período do Movimento da Matemática Moderna (1975-1987) |
author |
França, Denise Medina |
author_facet |
França, Denise Medina Castor Maciel, Paulo Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Castor Maciel, Paulo Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Denise Medina Castor Maciel, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Expertise ovimento da Matemática Moderna Saberes profissionais |
topic |
História da Educação Matemática Expertise ovimento da Matemática Moderna Saberes profissionais |
description |
O presente artigo discute os aspectos que poderiam considerar a professora Diva Noronha como uma expert da matemática escolar nas séries iniciais, no período de 1975 e 1987. Procuramos identificar quais foram os saberes sistematizados por ela em tempos do Movimento da Matemática Moderna (MMM), utilizando, como aporte teórico-metodológico, os conceitos de: expert, saberes a ensinar e saberes para ensinar. Assim, a partir das fontes de pesquisa encontradas sobre Diva Noronha, pudemos enquadrá-la na categoria de expert de ensino e, ainda, pela análise do documento Reformulação de Currículos da Primeira e Segunda Séries, constatamos que ela inseriu abordagens baseadas no MMM para ensinar lógica no ensino primário do Estado do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/108 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p70-91.id263 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p70-91.id263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/108/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 70-91 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003092393984 |