Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Técnico, Robert Rene Michel Junior
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo de Oliveira, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112
Resumo: Este artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927.
id UFPA-6_c3c1189bd699a229da7d9e74ba8b2b14
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/112
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927Emilia TruranExpertsSaber desenhoRevista do Ensino de Minas GeraisReforma Francisco CamposEste artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/11210.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p138-157.id267REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 138-1572675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112/113Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessTécnico, Robert Rene Michel JuniorAraújo de Oliveira, Maria Cristina2022-11-17T22:40:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/112Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
title Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
spellingShingle Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
Técnico, Robert Rene Michel Junior
Emilia Truran
Experts
Saber desenho
Revista do Ensino de Minas Gerais
Reforma Francisco Campos
title_short Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
title_full Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
title_fullStr Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
title_full_unstemmed Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
title_sort Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
author Técnico, Robert Rene Michel Junior
author_facet Técnico, Robert Rene Michel Junior
Araújo de Oliveira, Maria Cristina
author_role author
author2 Araújo de Oliveira, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Técnico, Robert Rene Michel Junior
Araújo de Oliveira, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Emilia Truran
Experts
Saber desenho
Revista do Ensino de Minas Gerais
Reforma Francisco Campos
topic Emilia Truran
Experts
Saber desenho
Revista do Ensino de Minas Gerais
Reforma Francisco Campos
description Este artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p138-157.id267
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n34.p138-157.id267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/112/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 34 (2020); 138-157
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003097636864