Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217033 |
Resumo: | Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 |
id |
UFSC_aed24190c5a366274fc39ffea5cc0603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/217033 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927Emilia TruranExpertsSaber desenhoRevista do Ensino de Minas GeraisReforma Francisco CamposDisponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267Este artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927.Revista de Matemática, Ensino e Cultura2020-10-31T14:04:20Z2020-10-31T14:04:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMICHEL JUNIOR, R. R.; OLIVEIRA, M. C. A.. Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927. REMATEC, v. 15, p. 138-157, 2020.1980-3141https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217033Michel Junior, Robert ReneOliveira, Maria Cristina Araújo deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-31T14:04:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217033Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-31T14:04:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
title |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
spellingShingle |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 Michel Junior, Robert Rene Emilia Truran Experts Saber desenho Revista do Ensino de Minas Gerais Reforma Francisco Campos |
title_short |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
title_full |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
title_fullStr |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
title_full_unstemmed |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
title_sort |
Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 |
author |
Michel Junior, Robert Rene |
author_facet |
Michel Junior, Robert Rene Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michel Junior, Robert Rene Oliveira, Maria Cristina Araújo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emilia Truran Experts Saber desenho Revista do Ensino de Minas Gerais Reforma Francisco Campos |
topic |
Emilia Truran Experts Saber desenho Revista do Ensino de Minas Gerais Reforma Francisco Campos |
description |
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-31T14:04:20Z 2020-10-31T14:04:20Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MICHEL JUNIOR, R. R.; OLIVEIRA, M. C. A.. Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927. REMATEC, v. 15, p. 138-157, 2020. 1980-3141 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217033 |
identifier_str_mv |
MICHEL JUNIOR, R. R.; OLIVEIRA, M. C. A.. Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927. REMATEC, v. 15, p. 138-157, 2020. 1980-3141 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista de Matemática, Ensino e Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652380588212224 |