A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS, NO SÉCULO XIX E XX, NO RIO GRANDE DO SUL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/321 |
Resumo: | O artigo apresentado trata de uma síntese da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Matemática sob a óptica dos Jesuítas, no século XIX e XX, no Rio Grande do Sul”. A proposta objetiva analisar o início da trajetória da Educação Matemática no Estado e o trabalho desenvolvido pelos Jesuítas nas colônias teuto-riograndenses através das escolas paroquiais, formação dos professores e, posteriormente, em suas próprias escolas. Em relação às escolas paroquiais, observa-se que essas foram criadas pelos próprios imigrantes alemães, seguindo o modelo das escolas da Alemanha, sendo o Professor Paroquial a figura de fundamental importância nesses educandários. As aulas, em um primeiro momento, eram ministradas na língua materna dos imigrantes, sendo que o material didático utilizado era, inicialmente, escrito em alemão, proveniente da Alemanha ou elaborado no Brasil pelos próprios imigrantes. Em relação à análise dos livros didáticos, adota-se uma perspectiva sócio-histórica, observando em que momento esses livros se mostravam de acordo com as necessidades dos alunos no que diz respeito ao contexto sociocultural vivenciado pelas comunidades. Na descrição e análise desses livros, priorizam-se as orientações didáticas presentes, exemplos apresentados e os exercícios propostos, avaliando a opinião dos autores em relação ao ensino de Aritmética, bem como o tratamento dado ao conteúdo matemático. |
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A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS, NO SÉCULO XIX E XX, NO RIO GRANDE DO SULEnsino da MatemáticaEscolas ParoquiaisEducação JesuíticaO artigo apresentado trata de uma síntese da pesquisa em andamento intitulada “A Educação Matemática sob a óptica dos Jesuítas, no século XIX e XX, no Rio Grande do Sul”. A proposta objetiva analisar o início da trajetória da Educação Matemática no Estado e o trabalho desenvolvido pelos Jesuítas nas colônias teuto-riograndenses através das escolas paroquiais, formação dos professores e, posteriormente, em suas próprias escolas. Em relação às escolas paroquiais, observa-se que essas foram criadas pelos próprios imigrantes alemães, seguindo o modelo das escolas da Alemanha, sendo o Professor Paroquial a figura de fundamental importância nesses educandários. As aulas, em um primeiro momento, eram ministradas na língua materna dos imigrantes, sendo que o material didático utilizado era, inicialmente, escrito em alemão, proveniente da Alemanha ou elaborado no Brasil pelos próprios imigrantes. Em relação à análise dos livros didáticos, adota-se uma perspectiva sócio-histórica, observando em que momento esses livros se mostravam de acordo com as necessidades dos alunos no que diz respeito ao contexto sociocultural vivenciado pelas comunidades. Na descrição e análise desses livros, priorizam-se as orientações didáticas presentes, exemplos apresentados e os exercícios propostos, avaliando a opinião dos autores em relação ao ensino de Aritmética, bem como o tratamento dado ao conteúdo matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/321REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 48-702675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/321/322Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Britto, Silvio LuizBayer, Arno2022-10-15T14:09:22Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/321Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:09:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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