Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cicero Inacio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484
Resumo: Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado e  tem como objetivo trazer o mapeamento de pesquisas sobre as práticas pedagógicas e educativas do professor que ensina Matemática até 2018. Para a realização do estudo foi utilizado como metodologia a revisão sistemática de Falbo et al (2017) para compor o corpus de análise foram consultados os bancos de dados BDTD e CAPES. Após a análise dos dados pudemos perceber que há um maior interesse dos pesquisadores sobre a discussão da prática pedagógica do professor que ensina Matemática e somente um tem seu olhar para prática educativa. Embora haja essa abordagem à prática pedagógica na maioria dos trabalhos analisados, é possível apontar uma superficialidade no tema, uma vez que ela é caracterizada durante as pesquisas, mas não é definida na grande maioria dos trabalhos.
id UFPA-6_cd7da4910106dff9f36c3cdf60a03406
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/484
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemáticaPrática pedagógicaPrática educativaProfessor que ensina matemáticaMapeamento sistemáticoEste artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado e  tem como objetivo trazer o mapeamento de pesquisas sobre as práticas pedagógicas e educativas do professor que ensina Matemática até 2018. Para a realização do estudo foi utilizado como metodologia a revisão sistemática de Falbo et al (2017) para compor o corpus de análise foram consultados os bancos de dados BDTD e CAPES. Após a análise dos dados pudemos perceber que há um maior interesse dos pesquisadores sobre a discussão da prática pedagógica do professor que ensina Matemática e somente um tem seu olhar para prática educativa. Embora haja essa abordagem à prática pedagógica na maioria dos trabalhos analisados, é possível apontar uma superficialidade no tema, uma vez que ela é caracterizada durante as pesquisas, mas não é definida na grande maioria dos trabalhos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/48410.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023016.id484REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230162675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484/466Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Cicero InacioNakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/484Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
title Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
spellingShingle Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
Santos, Cicero Inacio
Prática pedagógica
Prática educativa
Professor que ensina matemática
Mapeamento sistemático
title_short Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
title_full Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
title_fullStr Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
title_full_unstemmed Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
title_sort Mapeamento Sistemático de pesquisas sobre práticas pedagógica e educativa do professor que ensina matemática
author Santos, Cicero Inacio
author_facet Santos, Cicero Inacio
Nakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi
author_role author
author2 Nakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cicero Inacio
Nakayama, Barbara Cristina Moreira Sicardi
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Prática educativa
Professor que ensina matemática
Mapeamento sistemático
topic Prática pedagógica
Prática educativa
Professor que ensina matemática
Mapeamento sistemático
description Este artigo traz um recorte de uma pesquisa de mestrado e  tem como objetivo trazer o mapeamento de pesquisas sobre as práticas pedagógicas e educativas do professor que ensina Matemática até 2018. Para a realização do estudo foi utilizado como metodologia a revisão sistemática de Falbo et al (2017) para compor o corpus de análise foram consultados os bancos de dados BDTD e CAPES. Após a análise dos dados pudemos perceber que há um maior interesse dos pesquisadores sobre a discussão da prática pedagógica do professor que ensina Matemática e somente um tem seu olhar para prática educativa. Embora haja essa abordagem à prática pedagógica na maioria dos trabalhos analisados, é possível apontar uma superficialidade no tema, uma vez que ela é caracterizada durante as pesquisas, mas não é definida na grande maioria dos trabalhos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023016.id484
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023016.id484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/484/466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023016
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002173841408