Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evangelista Costa, Dailson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira de Moraes, Mônica Suelen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239
Resumo: Neste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão.  
id UFPA-6_d1664283d46c30ec6158f84a877c6342
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/239
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de MatemáticaDesenvolvimento ProfissionalFormaçãoFormação de ProfessoresProfessor de MatemáticaNeste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239/240Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista Costa, DailsonFerreira de Moraes, Mônica Suelen2022-10-15T13:30:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/239Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
title Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
spellingShingle Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
Evangelista Costa, Dailson
Desenvolvimento Profissional
Formação
Formação de Professores
Professor de Matemática
title_short Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
title_full Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
title_fullStr Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
title_full_unstemmed Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
title_sort Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
author Evangelista Costa, Dailson
author_facet Evangelista Costa, Dailson
Ferreira de Moraes, Mônica Suelen
author_role author
author2 Ferreira de Moraes, Mônica Suelen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Evangelista Costa, Dailson
Ferreira de Moraes, Mônica Suelen
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional
Formação
Formação de Professores
Professor de Matemática
topic Desenvolvimento Profissional
Formação
Formação de Professores
Professor de Matemática
description Neste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003551670272