Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239 |
Resumo: | Neste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão. |
id |
UFPA-6_d1664283d46c30ec6158f84a877c6342 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/239 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de MatemáticaDesenvolvimento ProfissionalFormaçãoFormação de ProfessoresProfessor de MatemáticaNeste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239REMATEC; v. 12 n. 26 (2017)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239/240Copyright (c) 2017 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessEvangelista Costa, DailsonFerreira de Moraes, Mônica Suelen2022-10-15T13:30:09Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/239Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:30:09Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
title |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
spellingShingle |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática Evangelista Costa, Dailson Desenvolvimento Profissional Formação Formação de Professores Professor de Matemática |
title_short |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
title_full |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
title_fullStr |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
title_full_unstemmed |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
title_sort |
Um Ensaio sobre o Conceito de Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática |
author |
Evangelista Costa, Dailson |
author_facet |
Evangelista Costa, Dailson Ferreira de Moraes, Mônica Suelen |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira de Moraes, Mônica Suelen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evangelista Costa, Dailson Ferreira de Moraes, Mônica Suelen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Profissional Formação Formação de Professores Professor de Matemática |
topic |
Desenvolvimento Profissional Formação Formação de Professores Professor de Matemática |
description |
Neste artigo buscamos investigar sobre o seguinte problema: O que os pesquisadores dizem sobre o desenvolvimento profissional do professor que ensina matemática? Definimos como objetivo apresentar um ensaio teórico concernente ao conceito de desenvolvimento profissional do professor de matemática. Como encaminhamentos explicitamos e comentamos sobre algumas compreensões teóricas de autores que discutem a formação inicial do professor e o desenvolvimento profissional. Por meio deste estudo compreendemos que é necessário que professores da educação básica e professores formadores de professores compreensão o conceito e os aspectos inerentes ao desenvolvimento profissional para que nas suas práticas e ações enquanto profissionais possam buscar o seu desenvolvimento e o desenvolvimento da profissão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/239/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 12 n. 26 (2017) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003551670272 |