O BRINCAR E A LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA SE PENSAR A ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA JUNTO A ESCOLAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIDOR, Deisi Cristina Gollo Marques
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RODRIGUES, Esther da Cunha, BASEGGIO, Maria Eduarda Pedroso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199377
Resumo: A Fonoaudiologia Educacional propõe a atuação do fonoaudiólogo na promoção de ações dirigidas à comunidade escolar, a partir de estudos que envolvam o contexto de saúde e educação. O Projeto de Extensão Brincando com a Linguagem atua diretamente com crianças e professores do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. Tendo em mente as necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade local, as ações apresentam-se como instrumento de formação que agregam ao ensino questões de prevenção na área da saúde com enfoque no campo fonoaudiológico, incrementando habilidades de linguagem oral e escrita no corpo discente, e contribuindo na atuação pedagógica da equipe de professores. O objetivo principal é contribuir no processo de aprendizagem de crianças do ensino fundamental, ao explorar, através de atividades lúdicas, suas habilidades linguísticas e comunicativas. As ações do projeto na escola compreendem o diagnóstico das competências linguísticas das crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental, que foram avaliadas em relação à linguagem. A partir da análise dos resultados foram planejadas oficinas lúdicas, as quais foram realizadas quinzenalmente em doze turmas, pelos graduandos, sob supervisão da orientadora, e participavam os alunos e a professora da classe. Atualmente, uma reavaliação está sendo realizada, com enfoque direcionado para as principais necessidades observadas durante o trabalho realizado. Para a reavaliação, estão sendo aplicados protocolos por série, o que permitirá a avaliação da efetividade da intervenção realizada. As oficinas lúdicas agregaram conteúdos didáticos a brincadeiras, proporcionando momentos de lazer às crianças e auxiliando na aproximação da comunidade escolar com a universidade, concretizando o tripé universitário. O projeto vem atingindo seus objetivos, pois é possível identificar melhora do desempenho escolar e da relação dos alunos com o Aprender e o Brincar. O projeto enriquece a estrutura organizacional e curricular da escola, oferecendo um trabalho especializado no campo da Fonoaudiologia.
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