Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rodrigo Medeiros dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Branches, Messias Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6257
Resumo: The objective of this research is to approach and analyze some examples of errors in statistical graphs published in the media, seeking the construction of subsidies for the interpretation and critical analysis of these tools in the context of statistical literacy practices. The research has as main theoretical contribution the ideas on statistical literacy of Iddo Gal. Methodologically, the research is characterized as descriptive and bibliographical. The main results point to several improprieties in the construction of the graphs, such as the absence of the y-axis, bars of the charts with disproportional widths and lengths, incompatibility of the data labels with the measures presented in the graphs, among others. The results lead us to stress the need for a statistically literate society, as well as draws attention to the need for a more adequate statistical education for media professionals.
id UFPA-7_06dea1ecf13f5a73df148ada72ebcf76
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6257
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Problems Identified in Statistical Graphs published in the MediaProblemas identificados em gráficos estatísticos publicados nos meios de comunicaçãographs; media; statistical literacygráficos; meios de comunicação; letramento estatísticoThe objective of this research is to approach and analyze some examples of errors in statistical graphs published in the media, seeking the construction of subsidies for the interpretation and critical analysis of these tools in the context of statistical literacy practices. The research has as main theoretical contribution the ideas on statistical literacy of Iddo Gal. Methodologically, the research is characterized as descriptive and bibliographical. The main results point to several improprieties in the construction of the graphs, such as the absence of the y-axis, bars of the charts with disproportional widths and lengths, incompatibility of the data labels with the measures presented in the graphs, among others. The results lead us to stress the need for a statistically literate society, as well as draws attention to the need for a more adequate statistical education for media professionals.O objetivo desta pesquisa é abordar e analisar alguns exemplos de erros contidos em gráficos estatísticos publicados nos meios de comunicação, buscando a construção de subsídios para a interpretação e análise crítica dessas ferramentas no contexto das práticas de letramento estatístico. A pesquisa tem como principal aporte teórico as ideias sobre letramento estatístico de Iddo Gal. Metodologicamente, a pesquisa é caracterizada como descritiva e bibliográfica. Os principais resultados apontam diversas impropriedades na construção dos gráficos, tais como a ausência do eixo das ordenas, barras dos gráficos com larguras e comprimentos desproporcionais, incompatibilidade dos rótulos dos dados com as medidas apresentadas nos gráficos, entre outros. Os resultados nos levam a ressaltar a necessidade de uma sociedade estatisticamente letrada, bem como nos chama a atenção para a necessidade de uma formação estatística mais adequada para os profissionais da imprensa.Universidade Federal do ParáSantos, Rodrigo Medeiros dosBranches, Messias Viana2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/625710.18542/amazrecm.v15i33.6257Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 201-218Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 201-2182317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6257/5613/*ref*/BESSON, J. L. A ilusão das Estatísticas. São Paulo: UNESP, 1992. 289 p./*ref*/BORGES, R. As pesquisas não devem acertar quem será o prefeito da sua cidade. El país, São Paulo, 24 ago. 2016./*ref*/CARNEIRO, J. Edifício Aqua, 31 andares: construtora tem quase 340 ações na justiça do trabalho. Blog do Jeso, 09 abr. 2017. Disponível em: http://www.jesocarneiro.com.br/ negocios/aqua-31-andares-construtora-tem-quase-340-acoes-na-justica-do-trabalho.html. Acesso em: 03 mai. 2018./*ref*/CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O Papel da Estatística na Leitura do Mundo: O Letramento Estatístico. Publicatio UEPG Ciências humanas, linguística, letras e artes, v. 16, n. 1, p. 45-53. 2008./*ref*/CURCIO, F. R. Comprehension of mathematical relationships expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, p. 382-393. 1987./*ref*/CURY, A. Na bolsa, crise grega ‘apaga’ bom momento da economia brasileira. Portal G1, São Paulo, 17 jun. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2011/ 06/na-bolsa-crise-grega-apaga-bom-momento-da-economia-brasileira.html. Acesso em: 24 jun. 2018./*ref*/CRESPO, A. A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2002. 224 p. EXAME: Revista semanal. São Paulo: ed. Abril, n. 1139, 7 jun. 2017./*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3º. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2009. 228p./*ref*/GAL, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002./*ref*/HUFF, D. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. 130 p./*ref*/MORENO, A. C. Um quarto das escolas públicas não aborda o racismo em atividades extras na sala de aula. Portal G1, São Paulo, 21 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/um-quarto-das-escolas-publicas-nao-aborda-o-racismo-em-atividades-extras-na-sala-de-aula.ghtml. Acesso em: jun. 2018./*ref*/PORTAL IG. 2010 fecha com um milhão de matrículas a menos em educação básica. Portal IG, São Paulo, 20 dez. 2010. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2010-fecha-com-um-milhao-de-matriculas-a-menos-em-educacao-basica/n1237887331491.html. Acesso em: 15 jun. 2018./*ref*/PORTAL R7. Homem branco ganha quase R$ 1500 a mais por mês do que mulher negra no Brasil. Portal R7, São Paulo, 06 mar. 2017. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasil/ homem-branco-ganha-quase-r-1500-a-mais-por-mes-do-que-mulher-negra-no-brasil-06032017. Acesso em: 19 mai. 2018./*ref*/SOUZA, G. A. A manipulação dos dados estatísticos pela mídia impressa. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , Curitiba, 2009. p. 1-15./*ref*/TOLEDO, G. L; OVALLE, I. I. Estatística Básica. São Paulo: Atlas, 1981.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T18:14:24Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/6257Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2020-07-08T18:14:24Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
Problemas identificados em gráficos estatísticos publicados nos meios de comunicação
title Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
spellingShingle Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
Santos, Rodrigo Medeiros dos
graphs; media; statistical literacy
gráficos; meios de comunicação; letramento estatístico
title_short Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
title_full Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
title_fullStr Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
title_full_unstemmed Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
title_sort Problems Identified in Statistical Graphs published in the Media
author Santos, Rodrigo Medeiros dos
author_facet Santos, Rodrigo Medeiros dos
Branches, Messias Viana
author_role author
author2 Branches, Messias Viana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rodrigo Medeiros dos
Branches, Messias Viana
dc.subject.por.fl_str_mv graphs; media; statistical literacy
gráficos; meios de comunicação; letramento estatístico
topic graphs; media; statistical literacy
gráficos; meios de comunicação; letramento estatístico
description The objective of this research is to approach and analyze some examples of errors in statistical graphs published in the media, seeking the construction of subsidies for the interpretation and critical analysis of these tools in the context of statistical literacy practices. The research has as main theoretical contribution the ideas on statistical literacy of Iddo Gal. Methodologically, the research is characterized as descriptive and bibliographical. The main results point to several improprieties in the construction of the graphs, such as the absence of the y-axis, bars of the charts with disproportional widths and lengths, incompatibility of the data labels with the measures presented in the graphs, among others. The results lead us to stress the need for a statistically literate society, as well as draws attention to the need for a more adequate statistical education for media professionals.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6257
10.18542/amazrecm.v15i33.6257
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6257
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v15i33.6257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6257/5613
/*ref*/BESSON, J. L. A ilusão das Estatísticas. São Paulo: UNESP, 1992. 289 p.
/*ref*/BORGES, R. As pesquisas não devem acertar quem será o prefeito da sua cidade. El país, São Paulo, 24 ago. 2016.
/*ref*/CARNEIRO, J. Edifício Aqua, 31 andares: construtora tem quase 340 ações na justiça do trabalho. Blog do Jeso, 09 abr. 2017. Disponível em: http://www.jesocarneiro.com.br/ negocios/aqua-31-andares-construtora-tem-quase-340-acoes-na-justica-do-trabalho.html. Acesso em: 03 mai. 2018.
/*ref*/CAZORLA, I. M.; CASTRO, F. C. O Papel da Estatística na Leitura do Mundo: O Letramento Estatístico. Publicatio UEPG Ciências humanas, linguística, letras e artes, v. 16, n. 1, p. 45-53. 2008.
/*ref*/CURCIO, F. R. Comprehension of mathematical relationships expressed in graphs. Journal for Research in Mathematics Education, v. 18, p. 382-393. 1987.
/*ref*/CURY, A. Na bolsa, crise grega ‘apaga’ bom momento da economia brasileira. Portal G1, São Paulo, 17 jun. 2011. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2011/ 06/na-bolsa-crise-grega-apaga-bom-momento-da-economia-brasileira.html. Acesso em: 24 jun. 2018.
/*ref*/CRESPO, A. A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 2002. 224 p. EXAME: Revista semanal. São Paulo: ed. Abril, n. 1139, 7 jun. 2017.
/*ref*/FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3º. Ed. São Paulo: Autores Associados, 2009. 228p.
/*ref*/GAL, I. Adults’ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002.
/*ref*/HUFF, D. Como mentir com estatística. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016. 130 p.
/*ref*/MORENO, A. C. Um quarto das escolas públicas não aborda o racismo em atividades extras na sala de aula. Portal G1, São Paulo, 21 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/um-quarto-das-escolas-publicas-nao-aborda-o-racismo-em-atividades-extras-na-sala-de-aula.ghtml. Acesso em: jun. 2018.
/*ref*/PORTAL IG. 2010 fecha com um milhão de matrículas a menos em educação básica. Portal IG, São Paulo, 20 dez. 2010. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2010-fecha-com-um-milhao-de-matriculas-a-menos-em-educacao-basica/n1237887331491.html. Acesso em: 15 jun. 2018.
/*ref*/PORTAL R7. Homem branco ganha quase R$ 1500 a mais por mês do que mulher negra no Brasil. Portal R7, São Paulo, 06 mar. 2017. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasil/ homem-branco-ganha-quase-r-1500-a-mais-por-mes-do-que-mulher-negra-no-brasil-06032017. Acesso em: 19 mai. 2018.
/*ref*/SOUZA, G. A. A manipulação dos dados estatísticos pela mídia impressa. In: Anais do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , Curitiba, 2009. p. 1-15.
/*ref*/TOLEDO, G. L; OVALLE, I. I. Estatística Básica. São Paulo: Atlas, 1981.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 15, n. 33 (2019); 201-218
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 15, n. 33 (2019); 201-218
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147638415360