Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleophas, Maria das Graças
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Francisco, Welington
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5512
Resumo: The goal of this article is to present results from the Systematic Review of Literature (RSL) on research related to the use of metacognition in Science Education. It was used like research source twenty periodicals linked to the area of Science Teaching. For the data collection, the Systematic Model for Searches in Data Banks with Free Access (MSPBAL) was created and applied. In all, 76 articles were collected regarding the thematic investigated among 10.986 papers analysed. The articles were studied under two processes adopted for categorization: 1) general aspects and 2) dimension of analysis and its category divisions linked to the notion of metacognition. The results indicate that the researches in the field of metacognition are discrete and there is a need for theoretical and empirical deepening, which exhibit, for example, research results using metacognitive strategies that demonstrate their benefits for the construction of individuals' knowledge about the Natural Sciences and evaluation of this knowledge.
id UFPA-7_43759d49b784fa8ecaf48ac5e16fb334
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5512
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL)Metacognitive processes; metacognitive evaluation; Science Education.processos metacognitivos; avaliação metacognitiva; educação em ciênciasThe goal of this article is to present results from the Systematic Review of Literature (RSL) on research related to the use of metacognition in Science Education. It was used like research source twenty periodicals linked to the area of Science Teaching. For the data collection, the Systematic Model for Searches in Data Banks with Free Access (MSPBAL) was created and applied. In all, 76 articles were collected regarding the thematic investigated among 10.986 papers analysed. The articles were studied under two processes adopted for categorization: 1) general aspects and 2) dimension of analysis and its category divisions linked to the notion of metacognition. The results indicate that the researches in the field of metacognition are discrete and there is a need for theoretical and empirical deepening, which exhibit, for example, research results using metacognitive strategies that demonstrate their benefits for the construction of individuals' knowledge about the Natural Sciences and evaluation of this knowledge.O objetivo deste artigo é apresentar resultados oriundos de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre pesquisas relacionadas ao uso da metacognição na Educação em Ciências. Foram utilizados como fonte de pesquisa vinte periódicos vinculados à área de Ensino das Ciências. Para o levantamento dos dados, foi criado e aplicado o Modelo Sistemático para Pesquisas em Bancos de dados com Acesso Livre (MSPBAL). Ao todo, foram levantados 76 artigos referente à temática investigada entre 10.986 trabalhos analisados. Os artigos foram estudados sob dois processos adotados para categorização: 1) aspectos gerais e, 2) dimensão de análise e suas divisões categoriais vinculadas à noção de metacognição. Os resultados apontam que as pesquisas no campo da metacognição são discretas e há necessidade de aprofundamento teórico e empírico, que exibam, por exemplo, resultados de pesquisas utilizando estratégias metacognitivas que demonstrem seus benefícios para a construção do conhecimento dos indivíduos sobre as Ciências Naturais e da avaliação desse conhecimento.Universidade Federal do ParáCleophas, Maria das GraçasFrancisco, Welington2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/551210.18542/amazrecm.v14i29.5512Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 10-26Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 10-262317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5512/4778/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011./*ref*/CAMPANARIO, J. M. El desarrollo de la metacognición en el aprendizaje de las ciencias: estrategias para el profesor y actividades orientadas al alumno. Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 3, p. 369-380, 2000./*ref*/CORTELA, B. S. C.; NARDI, R. O ensino em didática da ciência na formação inicial de professores de Física: o desafio da simetria invertida. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 5463-5468, 2017./*ref*/DI GIACOMO, M.; CASTELO, V.; GALAGOVSKY, L. De la mente al discurso: ¿qué comunicamos los docentes cuando utilizamos dibujos? Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 192-197, 2009./*ref*/FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring - A New Area of Cognitive-Developmental Inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979./*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010./*ref*/FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Quando as crianças argumentam: a construção discursiva do uso de evidências em aulas investigativas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 102-124, 2017./*ref*/GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, 183-184, 2014./*ref*/GILBERT, J. K. (2005). Visualization, a metacognitive skill in science and science education. In GILBERT, J.K. (Ed.), Visualization in science education. The Netherlands: Springer, 9-27./*ref*/GLASER, R. Learning theory and instruction. En: G. D'Ydewalle, P. Eelen y B. Bertelson (Eds.). International perspectives on psychological science. (Vol. 2) NJ: Erlbaum, 1994./*ref*/GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 53-72, 2016./*ref*/GRANADOS, L. L. A. Creando semilleros de investigación en la escuela. Góndola: Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 3-10, 2010./*ref*/HINOJOSA, J.; SANMARTÍ, N. La autorregulación metacognitiva como medio para facilitar la transferencia en mecánica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 249-263, 2015./*ref*/HUGO, D. V.; OLAVEGOGEASOECHEA, M.; OLEA, P.; ÁVILA, S.; FARIAS, N. Luces y sombras de la tecnología. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, p. 70-79, 2012./*ref*/JOU, G. I.; SPERB, T. M. A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, 177-185, 2006./*ref*/LEITE, E. A.; DARSIE, M. M. P. Implicações da metacognição no processo de aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, nov. 2011./*ref*/LOCATELLI, S. W. Tópicos de Metacognição – para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014./*ref*/LOCATELLI, S. W.; ALTARUGIO, M. H. Estratégia metacognitiva para repensar e reconhecer conceitos em ligação iônica. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.6, p. 138-152, 2017./*ref*/LOCATELLI, S. W.; FERREIRA, C.; ARROYO, A. Metavisualização: uma habilidade importante no ensino de Química. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química: Brasília/DF, 2010./*ref*/MATURANO, C.; MAZZITELLI, C.; MACÍAS, A. ¿Cómo los estudiantes regulan la comprensión cuando leen un texto instructivo con dificultades? Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 235-246, 2006./*ref*/MELLADO, V. et al. Las emociones en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 32, p. 11-36, 2014./*ref*/MORENO, J. C.; MOYA, A.; LARGUERO, J. M. C.; GUTIÉRREZ, J. O. La metacognición y el aprendizaje de las ciencias. In: HERNANDEZ, E. B.; BUENO, A. J. P. (Orgs.). Investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. Espanha: DM Editores, p. 36-44, 1998./*ref*/MOTTA, A. G. O. Continuum cognição-metacognição nas estratégias bottom-up empregadas na compreensão textual em L2. Dissertação de mestrado. Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, 2007./*ref*/PEREIRA, M. M.; ANDRADE, V. A. Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, n. 1, edição especial, p. 1-13, 2014./*ref*/PORTILHO, E. M. L.; DREHER, S. A. S. Categorias metacognitivas como subsídio à prática pedagógica. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, 181-196, 2012./*ref*/ROSA, C. T. W.; GHIGGI, C. M. Monitoramento e controle metacognitivo na resolução de problemas em Física: análise de um estudo comparativo. Alexandria, v. 10, n. 2, p. 105-125, 2017./*ref*/ROSA, C. W.; ALVES FILHO, J. de P. Estudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em Física. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 61-81, 2014./*ref*/SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986./*ref*/SANTOS, D. B.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Utilização do modelo didático analógico (MDA) no ensino de ciências: uma experiência sobre a estrutura da Terra. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 20-27, 2013./*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromissos com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2010./*ref*/STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000./*ref*/TOVAR-GÁLVEZ, J. C. Metacognición y Didáctica de las Ciencias. Saarbrücken: Editorial Académica Espanhola (EAE), 2012./*ref*/TRENTIN, M. A. S.; ROSA, C. T. W.; ROSA, A. B.; TEIXEIRA, A. C. Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 274-292, 2015./*ref*/ZHANG Z. H.; LINN, M. C. Can generating representations enhance learning with dynamic visualizations? Journal of Research in Science Teaching, v. 48, n. 10, p. 1177-1198, 2011./*ref*/ZOMPERO, A. F.; SAMPAIO, H. R.; LABURÚ, C. E.; GONÇALVES, C. E. S. Atividade investigativa na perspectiva da aprendizagem significativa: uma aplicação no ensino fundamental com a utilização de tabelas nutricionais. Góndola: Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 9, n. 2, 10-21, 2014.Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-26T14:20:45Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/5512Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2019-09-26T14:20:45Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
Metacognição e o ensino e aprendizagem das ciências: uma revisão sistemática da literatura (RSL)
title Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
spellingShingle Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
Cleophas, Maria das Graças
Metacognitive processes; metacognitive evaluation; Science Education.
processos metacognitivos; avaliação metacognitiva; educação em ciências
title_short Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
title_full Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
title_fullStr Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
title_full_unstemmed Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
title_sort Metacognition and the Science Teaching and Learning: A Systematic Review of Literature (RSL)
author Cleophas, Maria das Graças
author_facet Cleophas, Maria das Graças
Francisco, Welington
author_role author
author2 Francisco, Welington
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
Francisco, Welington
dc.subject.por.fl_str_mv Metacognitive processes; metacognitive evaluation; Science Education.
processos metacognitivos; avaliação metacognitiva; educação em ciências
topic Metacognitive processes; metacognitive evaluation; Science Education.
processos metacognitivos; avaliação metacognitiva; educação em ciências
description The goal of this article is to present results from the Systematic Review of Literature (RSL) on research related to the use of metacognition in Science Education. It was used like research source twenty periodicals linked to the area of Science Teaching. For the data collection, the Systematic Model for Searches in Data Banks with Free Access (MSPBAL) was created and applied. In all, 76 articles were collected regarding the thematic investigated among 10.986 papers analysed. The articles were studied under two processes adopted for categorization: 1) general aspects and 2) dimension of analysis and its category divisions linked to the notion of metacognition. The results indicate that the researches in the field of metacognition are discrete and there is a need for theoretical and empirical deepening, which exhibit, for example, research results using metacognitive strategies that demonstrate their benefits for the construction of individuals' knowledge about the Natural Sciences and evaluation of this knowledge.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5512
10.18542/amazrecm.v14i29.5512
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5512
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v14i29.5512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5512/4778
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
/*ref*/CAMPANARIO, J. M. El desarrollo de la metacognición en el aprendizaje de las ciencias: estrategias para el profesor y actividades orientadas al alumno. Enseñanza de las Ciencias, v. 18, n. 3, p. 369-380, 2000.
/*ref*/CORTELA, B. S. C.; NARDI, R. O ensino em didática da ciência na formação inicial de professores de Física: o desafio da simetria invertida. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 5463-5468, 2017.
/*ref*/DI GIACOMO, M.; CASTELO, V.; GALAGOVSKY, L. De la mente al discurso: ¿qué comunicamos los docentes cuando utilizamos dibujos? Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 192-197, 2009.
/*ref*/FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring - A New Area of Cognitive-Developmental Inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.
/*ref*/FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
/*ref*/FRANCO, L. G.; MUNFORD, D. Quando as crianças argumentam: a construção discursiva do uso de evidências em aulas investigativas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 102-124, 2017.
/*ref*/GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, n. 1, 183-184, 2014.
/*ref*/GILBERT, J. K. (2005). Visualization, a metacognitive skill in science and science education. In GILBERT, J.K. (Ed.), Visualization in science education. The Netherlands: Springer, 9-27.
/*ref*/GLASER, R. Learning theory and instruction. En: G. D'Ydewalle, P. Eelen y B. Bertelson (Eds.). International perspectives on psychological science. (Vol. 2) NJ: Erlbaum, 1994.
/*ref*/GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 53-72, 2016.
/*ref*/GRANADOS, L. L. A. Creando semilleros de investigación en la escuela. Góndola: Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 5, n. 1, p. 3-10, 2010.
/*ref*/HINOJOSA, J.; SANMARTÍ, N. La autorregulación metacognitiva como medio para facilitar la transferencia en mecánica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 249-263, 2015.
/*ref*/HUGO, D. V.; OLAVEGOGEASOECHEA, M.; OLEA, P.; ÁVILA, S.; FARIAS, N. Luces y sombras de la tecnología. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, p. 70-79, 2012.
/*ref*/JOU, G. I.; SPERB, T. M. A Metacognição como Estratégia Reguladora da Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 19, n. 2, 177-185, 2006.
/*ref*/LEITE, E. A.; DARSIE, M. M. P. Implicações da metacognição no processo de aprendizagem da matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, nov. 2011.
/*ref*/LOCATELLI, S. W. Tópicos de Metacognição – para aprender e ensinar melhor. Curitiba: Appris, 2014.
/*ref*/LOCATELLI, S. W.; ALTARUGIO, M. H. Estratégia metacognitiva para repensar e reconhecer conceitos em ligação iônica. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.6, p. 138-152, 2017.
/*ref*/LOCATELLI, S. W.; FERREIRA, C.; ARROYO, A. Metavisualização: uma habilidade importante no ensino de Química. Anais do XV Encontro Nacional de Ensino de Química: Brasília/DF, 2010.
/*ref*/MATURANO, C.; MAZZITELLI, C.; MACÍAS, A. ¿Cómo los estudiantes regulan la comprensión cuando leen un texto instructivo con dificultades? Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 235-246, 2006.
/*ref*/MELLADO, V. et al. Las emociones en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 3, n. 32, p. 11-36, 2014.
/*ref*/MORENO, J. C.; MOYA, A.; LARGUERO, J. M. C.; GUTIÉRREZ, J. O. La metacognición y el aprendizaje de las ciencias. In: HERNANDEZ, E. B.; BUENO, A. J. P. (Orgs.). Investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. Espanha: DM Editores, p. 36-44, 1998.
/*ref*/MOTTA, A. G. O. Continuum cognição-metacognição nas estratégias bottom-up empregadas na compreensão textual em L2. Dissertação de mestrado. Universidade de Santa Cruz do Sul. Santa Cruz do Sul, 2007.
/*ref*/PEREIRA, M. M.; ANDRADE, V. A. Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Revista Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, n. 1, edição especial, p. 1-13, 2014.
/*ref*/PORTILHO, E. M. L.; DREHER, S. A. S. Categorias metacognitivas como subsídio à prática pedagógica. Educação e Pesquisa, v. 38, n. 1, 181-196, 2012.
/*ref*/ROSA, C. T. W.; GHIGGI, C. M. Monitoramento e controle metacognitivo na resolução de problemas em Física: análise de um estudo comparativo. Alexandria, v. 10, n. 2, p. 105-125, 2017.
/*ref*/ROSA, C. W.; ALVES FILHO, J. de P. Estudo da viabilidade de uma proposta didática metacognitiva para as atividades experimentais em Física. Ciência & Educação, v. 20, n. 1, p. 61-81, 2014.
/*ref*/SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.
/*ref*/SANTOS, D. B.; INFANTE-MALACHIAS, M. E. Utilização do modelo didático analógico (MDA) no ensino de ciências: uma experiência sobre a estrutura da Terra. Experiências em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 20-27, 2013.
/*ref*/SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química – compromissos com a cidadania. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2010.
/*ref*/STERNBERG, R. J. Psicologia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
/*ref*/TOVAR-GÁLVEZ, J. C. Metacognición y Didáctica de las Ciencias. Saarbrücken: Editorial Académica Espanhola (EAE), 2012.
/*ref*/TRENTIN, M. A. S.; ROSA, C. T. W.; ROSA, A. B.; TEIXEIRA, A. C. Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 274-292, 2015.
/*ref*/ZHANG Z. H.; LINN, M. C. Can generating representations enhance learning with dynamic visualizations? Journal of Research in Science Teaching, v. 48, n. 10, p. 1177-1198, 2011.
/*ref*/ZOMPERO, A. F.; SAMPAIO, H. R.; LABURÚ, C. E.; GONÇALVES, C. E. S. Atividade investigativa na perspectiva da aprendizagem significativa: uma aplicação no ensino fundamental com a utilização de tabelas nutricionais. Góndola: Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 9, n. 2, 10-21, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 10-26
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 14, n. 29 (2018): Especial Metacognição & Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; 10-26
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465144429772800