Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires Machado, Pedro André
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: da Silva, Fernando Siqueira, Arruda, Tanise Zeppenfeld
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13583
Resumo: In this article, we conduced an investigation into how the Conceptual Field of Geometry is inbricated with other Conceptual Fields in the statements of the Mathematics questions of the New ENEM exams. Thus, we operated a documentary research on the statements of all 1.305 Mathematics questions of the New ENEM, from the year 2009 to 2021, using the methodological steps of Content Analysis and ? as theoretical foundations of the analysis ? the Theory of Conceptual Fields and the Theory of Imbrications between Conceptual Fields. Through this study, we realized that the number of concepts and conceptual inbrications in the statements of the New ENEM questions can be directly associated with the level of complexity of the situations proposed in the exams, which could confirmed from a future investigation that includes the resolutions of the issues analyzed here.
id UFPA-7_562e1a983e934c8686fd0883fc70012b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13583
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM examsAnálise de conteúdo sobre as imbricações da geometria nas provas do Novo ENEMContent Analysis; Conceptual Fields; New ENEMAnálise de Conteúdo; Campos Conceituais; Novo ENEMIn this article, we conduced an investigation into how the Conceptual Field of Geometry is inbricated with other Conceptual Fields in the statements of the Mathematics questions of the New ENEM exams. Thus, we operated a documentary research on the statements of all 1.305 Mathematics questions of the New ENEM, from the year 2009 to 2021, using the methodological steps of Content Analysis and ? as theoretical foundations of the analysis ? the Theory of Conceptual Fields and the Theory of Imbrications between Conceptual Fields. Through this study, we realized that the number of concepts and conceptual inbrications in the statements of the New ENEM questions can be directly associated with the level of complexity of the situations proposed in the exams, which could confirmed from a future investigation that includes the resolutions of the issues analyzed here.Neste artigo, realizamos uma investigação sobre como o Campo Conceitual da Geometria está imbricado a outros Campos Conceituais nos enunciados das questões de Matemática das provas do Novo ENEM. Assim, operamos uma pesquisa documental nos enunciados de todas as 1.305 questões de Matemática do Novo ENEM, desde o ano de 2009 até 2021, utilizando os passos metodológicos da Análise de Conteúdo e ? como bases teóricas da análise ? a Teoria dos Campos Conceituais e a Teoria das Imbricações entre Campos Conceituais. Com este estudo, percebemos que o número de conceitos e de imbricações conceituais nos enunciados das questões do Novo ENEM podem estar diretamente associados ao nível de complexidade das situações propostas nas provas, o que poderá ser confirmado a partir de uma investigação futura que inclua as resoluções das questões aqui analisadas.Universidade Federal do ParáPires Machado, Pedro Andréda Silva, Fernando SiqueiraArruda, Tanise Zeppenfeld2023-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1358310.18542/amazrecm.v19i42.13583Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 86-101Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 86-1012317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13583/10333/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P.F. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental. SBHMAT. Natal, 2002./*ref*/BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília, DF. 2009./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). História. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia>. Acesso em: 22 Ago. 2021./*ref*/COSTA, R.D. Análise de questões do Novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo. Dissertação de mestrado (Ensino de Matemática)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019./*ref*/GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In: PARRA, C. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 73-108,1996./*ref*/GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018./*ref*/OTERO, M. R; FANARO, M; SUREDA, P; LLANOS, V C; ARLEGO, M. La teoría de los campos conceptuales y la conceptualización en el aula de Matemática y Física. Buenos Aires: Editorial Dunken, 2014. 124 p./*ref*/PASSOS, M.M.; OLIVEIRA, B.K.; SALVI, R. F. As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.13, n.2, pp.313-335, 2011./*ref*/RODRIGUES, M.U. et al. Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteúdo no período de 2009 a 2018. SBEM, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 385-407, set./dez., 2019. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/104>. Acesso em: 22 Ago. 2021./*ref*/RODRIGUES, C. L. B. H.; REZENDE, V. Problemas mistos em livros didáticos: uma classificação com base na teoria dos campos conceituais. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, v. 17, n. 39, p. 271-287, 2021./*ref*/TELES, R.A.M. A Influência de imbricações entre campos conceituais na Matemática escolar: um estudo sobre fórmulas de área de figuras geométricas planas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007./*ref*/VERGNAUD, G. Cognitive and developmental psychology and research in mathematics education: some theoretical and methodological issues. Learning of Mathematics, v.3, nº 2, p. 31-41, 1982. VERGNAUD, G. Concepts et schèmes dans une théorie opératoire de la répresentation. Psychologie Française, v.30, p. 245-252, 1985./*ref*/VERGNAUD. G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v.10 (23), p. 133-170, 1990. Disponível em: <https://gerardvergnaud.files.wordpress.com/2021/09/gvergnaud_1990_theorie-champs-conceptuels_recherche-didactique-mathematiques-10-2-3.pdf. Acesso em 15/12/2021>. Acesso em: 13 Ago. 2021./*ref*/VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, p. 1-26, 1993./*ref*/VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Editora da UFPR, 2009./*ref*/VERGNAUD, G. O que é aprender? Por que a teoria dos Campos Conceituais. In: GROSSI, E. P. O que é aprender? O iceberg da conceitualização. Porto Alegre, RS: GEEMPA, 2017./*ref*/VERGNAUD, G. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, 2019.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13583Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
Análise de conteúdo sobre as imbricações da geometria nas provas do Novo ENEM
title Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
spellingShingle Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
Pires Machado, Pedro André
Content Analysis; Conceptual Fields; New ENEM
Análise de Conteúdo; Campos Conceituais; Novo ENEM
title_short Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
title_full Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
title_fullStr Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
title_full_unstemmed Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
title_sort Content Analysis on the imbrications of geometry in the New ENEM exams
author Pires Machado, Pedro André
author_facet Pires Machado, Pedro André
da Silva, Fernando Siqueira
Arruda, Tanise Zeppenfeld
author_role author
author2 da Silva, Fernando Siqueira
Arruda, Tanise Zeppenfeld
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pires Machado, Pedro André
da Silva, Fernando Siqueira
Arruda, Tanise Zeppenfeld
dc.subject.por.fl_str_mv Content Analysis; Conceptual Fields; New ENEM
Análise de Conteúdo; Campos Conceituais; Novo ENEM
topic Content Analysis; Conceptual Fields; New ENEM
Análise de Conteúdo; Campos Conceituais; Novo ENEM
description In this article, we conduced an investigation into how the Conceptual Field of Geometry is inbricated with other Conceptual Fields in the statements of the Mathematics questions of the New ENEM exams. Thus, we operated a documentary research on the statements of all 1.305 Mathematics questions of the New ENEM, from the year 2009 to 2021, using the methodological steps of Content Analysis and ? as theoretical foundations of the analysis ? the Theory of Conceptual Fields and the Theory of Imbrications between Conceptual Fields. Through this study, we realized that the number of concepts and conceptual inbrications in the statements of the New ENEM questions can be directly associated with the level of complexity of the situations proposed in the exams, which could confirmed from a future investigation that includes the resolutions of the issues analyzed here.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13583
10.18542/amazrecm.v19i42.13583
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13583
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i42.13583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13583/10333
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BELLEMAIN, P. M. B.; LIMA, P.F. Um estudo da noção de grandeza e implicações no ensino fundamental. SBHMAT. Natal, 2002.
/*ref*/BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Matriz de referência para o ENEM 2009. Brasília, DF. 2009.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). História. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia>. Acesso em: 22 Ago. 2021.
/*ref*/COSTA, R.D. Análise de questões do Novo ENEM relativas à proporcionalidade empregando a metodologia Análise de Conteúdo. Dissertação de mestrado (Ensino de Matemática)- Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
/*ref*/GÁLVEZ, G. A didática da matemática. In: PARRA, C. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 73-108,1996.
/*ref*/GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2018.
/*ref*/OTERO, M. R; FANARO, M; SUREDA, P; LLANOS, V C; ARLEGO, M. La teoría de los campos conceptuales y la conceptualización en el aula de Matemática y Física. Buenos Aires: Editorial Dunken, 2014. 124 p.
/*ref*/PASSOS, M.M.; OLIVEIRA, B.K.; SALVI, R. F. As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.13, n.2, pp.313-335, 2011.
/*ref*/RODRIGUES, M.U. et al. Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteúdo no período de 2009 a 2018. SBEM, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 385-407, set./dez., 2019. Disponível em: <https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/104>. Acesso em: 22 Ago. 2021.
/*ref*/RODRIGUES, C. L. B. H.; REZENDE, V. Problemas mistos em livros didáticos: uma classificação com base na teoria dos campos conceituais. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, Manaus, v. 17, n. 39, p. 271-287, 2021.
/*ref*/TELES, R.A.M. A Influência de imbricações entre campos conceituais na Matemática escolar: um estudo sobre fórmulas de área de figuras geométricas planas. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
/*ref*/VERGNAUD, G. Cognitive and developmental psychology and research in mathematics education: some theoretical and methodological issues. Learning of Mathematics, v.3, nº 2, p. 31-41, 1982. VERGNAUD, G. Concepts et schèmes dans une théorie opératoire de la répresentation. Psychologie Française, v.30, p. 245-252, 1985.
/*ref*/VERGNAUD. G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v.10 (23), p. 133-170, 1990. Disponível em: <https://gerardvergnaud.files.wordpress.com/2021/09/gvergnaud_1990_theorie-champs-conceptuels_recherche-didactique-mathematiques-10-2-3.pdf. Acesso em 15/12/2021>. Acesso em: 13 Ago. 2021.
/*ref*/VERGNAUD, G. Teoria dos campos conceituais. In: NASSER, L. Anais do 1º Seminário Internacional de Educação Matemática do Rio de Janeiro, p. 1-26, 1993.
/*ref*/VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Editora da UFPR, 2009.
/*ref*/VERGNAUD, G. O que é aprender? Por que a teoria dos Campos Conceituais. In: GROSSI, E. P. O que é aprender? O iceberg da conceitualização. Porto Alegre, RS: GEEMPA, 2017.
/*ref*/VERGNAUD, G. Quais questões a Teoria dos Campos Conceituais busca responder? Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, 2019.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 86-101
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 86-101
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068752981852160