Content analysis on Environmental Education in PNLD 2020 textbooks
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Data de Publicação: | 2022 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13461 |
Resumo: | Environmental Education is the process responsible for training individuals to care about nature and with the sustainable development of future generations. That said, school has an important role in promoting environmental awareness in students. Thus, this qualitative work used the method of bibliographic research and Bardin's Content Analysis to evaluate seven of the twelve books listed in the PNLD 2020 in relation to the themes of Environmental Education addressed in the ninth year of Elementary School. The analysis of Science books showed that the content of Environmental Education is presented in a fragmented and often incipient way. Based on the data obtained, it is discussed that the theme should be treated as a transversal theme organized didactically integrating different subjects, with a greater focus on a practical approach to Environmental Education. |
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Content analysis on Environmental Education in PNLD 2020 textbooksAnálise de conteúdo de livros didáticos do PNLD 2020 sobre Educação AmbientalBardin’s content analysis; conservation; environmental awareness; preservation.Análise de conteúdo de Bardin; consciência ambiental; conservação; preservação.Environmental Education is the process responsible for training individuals to care about nature and with the sustainable development of future generations. That said, school has an important role in promoting environmental awareness in students. Thus, this qualitative work used the method of bibliographic research and Bardin's Content Analysis to evaluate seven of the twelve books listed in the PNLD 2020 in relation to the themes of Environmental Education addressed in the ninth year of Elementary School. The analysis of Science books showed that the content of Environmental Education is presented in a fragmented and often incipient way. Based on the data obtained, it is discussed that the theme should be treated as a transversal theme organized didactically integrating different subjects, with a greater focus on a practical approach to Environmental Education.A Educação Ambiental é o processo responsável por formar indivíduos que se preocupam com a natureza e com o desenvolvimento sustentável das futuras gerações. Isso posto, a escola tem importante função no fomento à consciência ambiental dos alunos. Assim, o presente trabalho qualitativo utilizou o método de pesquisa bibliográfica e da Análise de de Bardin para avaliar sete dos doze livros discriminados no PNLD 2020 com relação às temáticas da Educação Ambiental abordadas no nono ano do Ensino Fundamental. A análise dos livros de Ciências verificou que o conteúdo de Educação Ambiental é ainda apresentado de forma fragmentado e muitas vezes incipiente. Com base nos dados obtidos, discute-se a necessidade do tema ser tratado nos livros didáticos como um conteúdo transversal organizado didaticamente integrando diferentes assuntos, com enfoque maior para uma abordagem prática da Educação Ambiental.Universidade Federal do ParáSousa, Pabllo Rômullo Gonçalves deSalvatierra, Lidianne2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1346110.18542/amazrecm.v18i41.13461Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 127-141Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 18, n. 41 (2022): Ahead of print; 127-1412317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13461/9559/*ref*/ARNALDO, M. A.; SANTANA, L. C. Políticas públicas de educação ambiental e processos de mediação em escolas de ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 24, p. 599-619, 2018./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 229 p., 2011./*ref*/BIAVA, G. R. et al. Abordagem CTSA e Poluição em livros didáticos de biologia do Ensino Médio CTSA. XVIII ENPEC - Encontro nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Campinas, 2011./*ref*/BIGOTTO, A. C. Educação ambiental e o desenvolvimento de atividades de ensino na escola pública. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12062008-15204.php. Acesso em: 19 jul. 2021./*ref*/BOSA, C. R.; TESSER, H. C. B. Desafios da educação ambiental das escolas municipais do município de Caçador – SC. Revista Monografias Ambientais, v. 13, n. 2, p. 2996-3010, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/223613089763. Acesso em: 15 set. 2021./*ref*/BRANCALIONE, L. Educação ambiental: refletindo sobre aspectos históricos, legais e sua importância no contexto social. 2016. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp-content/files_mf/9c9c1925f63120720408c5260bb0080d358_1.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021./*ref*/BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política da educação ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.lei.adv.br/9795-99.htm. Acesso em: 15 set. 2021./*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília, 1998./*ref*/BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 09 jun. 2021./*ref*/CANTO, E. L.; CANTO, L. C. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano – 9º ano. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2018./*ref*/CARNEVALLE, M. R. Araribá mais: Ciências – 9º ano. 1. ed. 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Políticas públicas, impactos ambientais e representações sociais sobre meio ambiente. 1. ed. Patos: Edição do autor, v. 1. 134 p., 2020./*ref*/REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017./*ref*/SALHEB, G. J. M. et al. Políticas públicas e meio ambiente: reflexões preliminares. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, n. 1, 2009./*ref*/SILVA, A. P.; SANTOS, R. P. Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? Ciência & Educação (Bauru), v. 25, n. 3, p. 803-814, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190030007. Acesso em: 15 set. 2021./*ref*/SILVA, C. H.; UHMANN, R. I. M. Educação ambiental e o livro didático de ciências: um olhar crítico e reflexivo desta relação. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2013./*ref*/SILVA, S.; TRAYBER, R. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. 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