Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José Moysés
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466
Resumo: The zone of proximal development (ZPD) is, probably, the most known concept from Vygotsky's theory. And has been much discussed recently. Hoping to contribute for the understanding of this contemporary debate, we focus on recurrent themes in Vygotsky's writings. We read ten texts of his where he constructed the concept of ZPD. We have through the reading summarized his formulations about the following topics: criticism to the traditional diagnostic; explicit definitions of ZPD's concept; redefinition of imitation's concept; ZPD and pretend play; ZPD and the interaction between development and learning; ZPD and the interaction among daily and scientific concepts; practical value and theoretical value of ZPD's concept
id UFPA-7_8198170868798deb0854dec569892933
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1466
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal DevelopmentAs formulações de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximalzone of proximal development; vygostsky; educational psychologyVygotsky; zona de desenvolvimento proximal; desenvolvimento intelectualThe zone of proximal development (ZPD) is, probably, the most known concept from Vygotsky's theory. And has been much discussed recently. Hoping to contribute for the understanding of this contemporary debate, we focus on recurrent themes in Vygotsky's writings. We read ten texts of his where he constructed the concept of ZPD. We have through the reading summarized his formulations about the following topics: criticism to the traditional diagnostic; explicit definitions of ZPD's concept; redefinition of imitation's concept; ZPD and pretend play; ZPD and the interaction between development and learning; ZPD and the interaction among daily and scientific concepts; practical value and theoretical value of ZPD's conceptO conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP) é, provavelmente, o assunto mais conhecido da teoria de Vygotsky. Ele tem sido bastante discutido atualmente. Esperando contribuir para a compreensão deste debate contemporâneo, focalizamos, no presente estudo, temas recorrentes nos escritos de Vygotsky. Lemos dez textos do autor onde ele constrói o conceito de ZDP. Depois de ler esses textos, sintetizamos as formulações do autor sobre os seguintes tópicos: críticas ao diagnóstico tradicional; definições explícitas do conceito; redefinição do conceito de imitação; ZDP e a brincadeira; ZDP e a interação entre desenvolvimento e aprendizagem; ZDP e a interação entre conceitos cotidiano se científicos; valor prático e valor teórico do conceito.Universidade Federal do ParáAlves, José Moysés2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/146610.18542/amazrecm.v1i0.1466Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 11-16Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 11-162317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466/1869/*ref*/GÓES, M. C. R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, M. C. R. e SMOLKA, A. L. B. (Orgs.) A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, pp. 11-28, 1997./*ref*/GÓES, M. C. R. A Construção de conhecimentos e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. In: E. F. Mortimer A. L. B. Smolka (Orgs.) Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autentica, pp 77-88, 2001./*ref*/MOLL, L. C. Introdução. In: L. C. Moll (Org.) Vygotsky e a Educação: Implicações Pedagógicas da Psicologia Sócio- Histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 3-27, 1996./*ref*/VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. Vygotsky: Uma síntese. São Paulo: Unimarco e Loyola, 1996, p. 371-373./*ref*/VASCONCELLOS, V. M. R.; VALSINER, J. Perspectiva Co-construtivista na Psicologia e na Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995./*ref*/VIGOTSKI, L. S. El problema de la edad. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas IV, Aprendizaje/Visor. 1932/1996 p. 261-273./*ref*/VIGOTSKI, L. S. La crisis de los tres anos. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas IV, Aprendizaje/Visor. 1933/1996 p. 369-375./*ref*/VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y lenguaje.. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas II, Aprendizaje/Visor. 1934/1996 p. 9-347./*ref*/VIGOTSKI, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: L. S. Vigotski. A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984a p. 89-103. (publicado originalmente em 1935)²./*ref*/VIGOTSKI, L. S. (1984b) O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: L. S. Vigotski (1984). A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. p. 105-118. (publicado originalmente em 1933)./*ref*/VIGOTSKI, L. S. Capítulo XX - O problema do ensino e do desenvolvimento mental na idade escolar. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes³. (2001a)./*ref*/VIGOTSKI, L. S. (2001b) Capítulo XXI - A dinâmica do desenvolvimento mental do aluno escolar em função da aprendizagem. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes./*ref*/VIGOTSKI, L. S. (2001c) Desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes(4)./*ref*/VIGOTSKI, L. S. A análise pedológica do processo pedagógico. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes(4). (2001d)./*ref*/VIGOTSKI, L. S. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: L. S. Vigotski (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. (2001d)./*ref*/ZANELLA, A. V. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Temas em Psicologia, 2, 97-110. (1994).Direitos autorais 2005 CC-BYinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-17T00:59:05Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/1466Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-08-17T00:59:05Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
As formulações de Vygotsky sobre a zona de desenvolvimento proximal
title Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
spellingShingle Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
Alves, José Moysés
zone of proximal development; vygostsky; educational psychology
Vygotsky; zona de desenvolvimento proximal; desenvolvimento intelectual
title_short Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
title_full Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
title_fullStr Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
title_full_unstemmed Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
title_sort Vigostsky's formulations on ZDP - Zone of Proximal Development
author Alves, José Moysés
author_facet Alves, José Moysés
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, José Moysés
dc.subject.por.fl_str_mv zone of proximal development; vygostsky; educational psychology
Vygotsky; zona de desenvolvimento proximal; desenvolvimento intelectual
topic zone of proximal development; vygostsky; educational psychology
Vygotsky; zona de desenvolvimento proximal; desenvolvimento intelectual
description The zone of proximal development (ZPD) is, probably, the most known concept from Vygotsky's theory. And has been much discussed recently. Hoping to contribute for the understanding of this contemporary debate, we focus on recurrent themes in Vygotsky's writings. We read ten texts of his where he constructed the concept of ZPD. We have through the reading summarized his formulations about the following topics: criticism to the traditional diagnostic; explicit definitions of ZPD's concept; redefinition of imitation's concept; ZPD and pretend play; ZPD and the interaction between development and learning; ZPD and the interaction among daily and scientific concepts; practical value and theoretical value of ZPD's concept
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466
10.18542/amazrecm.v1i0.1466
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v1i0.1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1466/1869
/*ref*/GÓES, M. C. R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, M. C. R. e SMOLKA, A. L. B. (Orgs.) A significação nos espaços educacionais: interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, pp. 11-28, 1997.
/*ref*/GÓES, M. C. R. A Construção de conhecimentos e o conceito de zona de desenvolvimento proximal. In: E. F. Mortimer A. L. B. Smolka (Orgs.) Linguagem, cultura e cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. Belo Horizonte: Autentica, pp 77-88, 2001.
/*ref*/MOLL, L. C. Introdução. In: L. C. Moll (Org.) Vygotsky e a Educação: Implicações Pedagógicas da Psicologia Sócio- Histórica. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 3-27, 1996.
/*ref*/VAN DER VEER, R. & VALSINER, J. Vygotsky: Uma síntese. São Paulo: Unimarco e Loyola, 1996, p. 371-373.
/*ref*/VASCONCELLOS, V. M. R.; VALSINER, J. Perspectiva Co-construtivista na Psicologia e na Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. El problema de la edad. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas IV, Aprendizaje/Visor. 1932/1996 p. 261-273.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. La crisis de los tres anos. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas IV, Aprendizaje/Visor. 1933/1996 p. 369-375.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. Pensamiento y lenguaje.. In: L. S. Vygotsky Obras Escogidas II, Aprendizaje/Visor. 1934/1996 p. 9-347.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. Interação entre aprendizado e desenvolvimento. In: L. S. Vigotski. A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984a p. 89-103. (publicado originalmente em 1935)².
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. (1984b) O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: L. S. Vigotski (1984). A Formação social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. p. 105-118. (publicado originalmente em 1933).
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. Capítulo XX - O problema do ensino e do desenvolvimento mental na idade escolar. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes³. (2001a).
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. (2001b) Capítulo XXI - A dinâmica do desenvolvimento mental do aluno escolar em função da aprendizagem. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes.
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. (2001c) Desenvolvimento dos conceitos cotidianos e científicos na idade escolar. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes(4).
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. A análise pedológica do processo pedagógico. In: L. S. Vigotski (2001). Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes(4). (2001d).
/*ref*/VIGOTSKI, L. S. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância. In: L. S. Vigotski (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes. (2001d).
/*ref*/ZANELLA, A. V. Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Temas em Psicologia, 2, 97-110. (1994).
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2005 CC-BY
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 1 (2005); 11-16
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 1 (2005); 11-16
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1809465147458060288