O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Bárbara Mulè
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mello, Soraia Peres Lima de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14848
Resumo: No cenário atual de intensos debates sobre o papel da mulher na Ciência, a escola pode ser uma importante aliada através de mudanças na prática docente e no uso dos livros didáticos (LDs). Na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi inserido um novo critério voltado à avaliação do destaque das contribuições da mulher na Química. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar o impacto do novo indicador na forma como as citações às mulheres cientistas ocorreram nas coleções comuns às edições de 2015 e 2018. A coletânea que mais se destacou quanto ao número de citações foi avaliada através da Análise de Conteúdo, que evidenciou um aumento das citações de maior destaque às cientistas por meio da inclusão de elementos históricos, fato que, apesar de atender às novas demandas, pode levar a dificuldades em encontrar registros sobre as realizações de muitas cientistas
id UFPA-7_94c4825296f3fa5869b3d1a8771da5bb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14848
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLDThe recognition of women in Chemistry textbooks: an analysis of the 2015 and 2018 editions of the PNLDlivro didático; PNLD; mulher na ciência; ensino de química.textbook; PNLD; woman in science; chemistry teaching.No cenário atual de intensos debates sobre o papel da mulher na Ciência, a escola pode ser uma importante aliada através de mudanças na prática docente e no uso dos livros didáticos (LDs). Na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi inserido um novo critério voltado à avaliação do destaque das contribuições da mulher na Química. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar o impacto do novo indicador na forma como as citações às mulheres cientistas ocorreram nas coleções comuns às edições de 2015 e 2018. A coletânea que mais se destacou quanto ao número de citações foi avaliada através da Análise de Conteúdo, que evidenciou um aumento das citações de maior destaque às cientistas por meio da inclusão de elementos históricos, fato que, apesar de atender às novas demandas, pode levar a dificuldades em encontrar registros sobre as realizações de muitas cientistasIn the current scenario of intense debates about the role of women in Science, schools can be an important ally through changes in teaching practice and the use of textbooks. In the 2018 edition of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a new criteria was inserted aimed at evaluating the prominence of women's contributions to Chemistry. The purpose of this study was evaluate the impact of the new indicator on how citations to female scientists occurred in the collections present in both the 2015 and 2018 editions. The collection that stood out most in terms of the number of citations was evaluated through Content Analysis, which showed an increase in the most prominent citations to scientists through the inclusion of historical elements. Despite meeting new demands, this fact can lead to difficulties in finding records about the achievements of many female scientists.Universidade Federal do ParáColégio Pedro IIGonçalves, Bárbara MulèMello, Soraia Peres Lima de Souza2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1484810.18542/amazrecm.v19i43.14848Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 188-201Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 188-2012317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14848/10752/*ref*/BARBOSA, M. C.; LIMA, B. S. Mulheres na Física do Brasil: Por que tão poucas? E por que tão devagar? In: YANNOULAS, S. C. (org.). Trabalhadoras: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações. 1. ed. Brasilia: Abare, 2013, cap. 1, p. 69-86. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~barbosa/Publications/Gender/gender-book-trabalhadoras-fisica.pdf. Acesso em: 28 set. 2021./*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016. 288 p./*ref*/BESECKE, L. M.; REILLY, A. H. Factors influencing career choice for women in science, mathematics, and technology: The Importance of a Transforming Experience. Advancing women in leadership online journal, College Station, v. 21, 2006. Disponível em: https://journals.tdl.org/awl/index.php/awl/article/view/258. Acesso em: 18 jan. 2022./*ref*/BRASIL; Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PNLD 2018: Química - Guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília, 2017./*ref*/CHASSOT, A. A ciência é masculina? É sim senhora! 9. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2019. 168 p./*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. São Paulo: ARTMED, 2007. 248 p./*ref*/ENGELMANN, G. L.; CUNHA, M. B. Algumas percepções sobre cientistas em livros didáticos de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Paraná. Anais [...]. Santa Catarina: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1671-1.pdf. Acesso em: 27 set. 2020./*ref*/FARIAS, R. F. As Mulheres Por Trás dos Grandes Químicos: Madame Lavoisier e Claudine Picardet. In: FARIAS, R. F. Para gostar de ler a História da Química. Campinas: Átomo, 2013. p. 50-55./*ref*/FÁVERO, M. H. Psicologia do gênero: Psicobiografia, Sociocultura e Transformações. Curitiba: Editora UFPR, 2010. 435 p./*ref*/FERREIRA, A. B. H. Dicionário Da Língua Portuguesa Míni Aurélio. 7 ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008. 894 p./*ref*/FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Global Gender Gap Report 2020. Genebra, 2019. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2020.pdf. Acesso em: 04 out. 2020./*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017./*ref*/INSTITUTO PRÓ-LIVRO; ITAÚ CULTURAL. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021./*ref*/JUNGES, D. L. V.; ROSA, L. P.; GROCINOTTI, V. G. A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 102-117, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13635/10334. Acesso em: 26 dez. 2023./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 1 v. 320 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016a. 1 v. 290 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016b. 3 v. 290 p./*ref*/MENDES, R. M. MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 165, p. 1044–1066, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/3988. Acesso em: 03 jan. 2022./*ref*/MESZAROS, P. S.; BURGER, C. J.; CREAMER, E. G. Factors influencing successful it women's career choices: A qualitative study. Advancing women in leadership online journal, College Station, v. 19, 2005. Disponível em: https://journals.tdl.org/awl/index.php/awl/article/view/275. Acesso em: 18 jan. 2022./*ref*/PERROT, M. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005. 520 p./*ref*/ROSENTHAL, R.; REZENDE, D. B. É possível ser mulher na Ciência? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Paraná. Anais [...]. Santa Catarina: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2063-1.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022./*ref*/QUEIROZ, A. B.; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 88-104, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8830/7331. Acesso em: 26 dez. 2023./*ref*/SEDEÑO, E. P. Mujer y ciência: una perspectiva. Arbor: ciência, pensamento y cultura, Madrid, v. 144, n. 565, p. 9-16, 1993. Disponível em: https://digital.csic.es/bitstream/10261/25255/1/SAD_DIG_IFS_Perez_Arbor565.pdf. Acesso em: 29 set. 2021./*ref*/SILVA, F. A. M. Uma análise de atividades experimentais presentes em livros didáticos de química do ensino médio. 2019. 40 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/48411/3/2019_tcc_famsilva.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021./*ref*/STADLER, J. P. Análise de aspectos sociocientíficos em questões de Química do ENEM: Subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadã. 2015. 115p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1649/1/CT_PPGFCET_M_Stadler%2C%20Jo%C3%A3o%20Paulo_2015.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022./*ref*/Obras consultadas/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 1 v. 320 p./*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 2 v. 320 p./*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 3 v. 320 p./*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 1 v. 288 p./*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 2 v. 288 p./*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 3 v. 288 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 1 v. 320 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 2 v. 304 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 3 v. 280 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 1 v. 290 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 2 v. 274 p./*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 3 v. 290 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 1 v. 320 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 2 v. 288 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 3 v. 320 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 1 v. 288 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 2 v. 280 p./*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 3 v. 288 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 1 v. 320 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 2 v. 320 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 3 v. 320 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 1 v. 370 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 2 v. 370 p./*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 3 v. 370 p.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T20:52:03Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/14848Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2024-02-06T20:52:03Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
The recognition of women in Chemistry textbooks: an analysis of the 2015 and 2018 editions of the PNLD
title O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
spellingShingle O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
Gonçalves, Bárbara Mulè
livro didático; PNLD; mulher na ciência; ensino de química.
textbook; PNLD; woman in science; chemistry teaching.
title_short O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
title_full O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
title_fullStr O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
title_full_unstemmed O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
title_sort O reconhecimento da mulher nos livros didáticos de Química: uma análise das edições de 2015 e 2018 do PNLD
author Gonçalves, Bárbara Mulè
author_facet Gonçalves, Bárbara Mulè
Mello, Soraia Peres Lima de Souza
author_role author
author2 Mello, Soraia Peres Lima de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colégio Pedro II

dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Bárbara Mulè
Mello, Soraia Peres Lima de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático; PNLD; mulher na ciência; ensino de química.
textbook; PNLD; woman in science; chemistry teaching.
topic livro didático; PNLD; mulher na ciência; ensino de química.
textbook; PNLD; woman in science; chemistry teaching.
description No cenário atual de intensos debates sobre o papel da mulher na Ciência, a escola pode ser uma importante aliada através de mudanças na prática docente e no uso dos livros didáticos (LDs). Na edição de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi inserido um novo critério voltado à avaliação do destaque das contribuições da mulher na Química. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar o impacto do novo indicador na forma como as citações às mulheres cientistas ocorreram nas coleções comuns às edições de 2015 e 2018. A coletânea que mais se destacou quanto ao número de citações foi avaliada através da Análise de Conteúdo, que evidenciou um aumento das citações de maior destaque às cientistas por meio da inclusão de elementos históricos, fato que, apesar de atender às novas demandas, pode levar a dificuldades em encontrar registros sobre as realizações de muitas cientistas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14848
10.18542/amazrecm.v19i43.14848
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14848
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i43.14848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/14848/10752
/*ref*/BARBOSA, M. C.; LIMA, B. S. Mulheres na Física do Brasil: Por que tão poucas? E por que tão devagar? In: YANNOULAS, S. C. (org.). Trabalhadoras: Análise da Feminização das Profissões e Ocupações. 1. ed. Brasilia: Abare, 2013, cap. 1, p. 69-86. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~barbosa/Publications/Gender/gender-book-trabalhadoras-fisica.pdf. Acesso em: 28 set. 2021.
/*ref*/BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016. 288 p.
/*ref*/BESECKE, L. M.; REILLY, A. H. Factors influencing career choice for women in science, mathematics, and technology: The Importance of a Transforming Experience. Advancing women in leadership online journal, College Station, v. 21, 2006. Disponível em: https://journals.tdl.org/awl/index.php/awl/article/view/258. Acesso em: 18 jan. 2022.
/*ref*/BRASIL; Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. PNLD 2018: Química - Guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília, 2017.
/*ref*/CHASSOT, A. A ciência é masculina? É sim senhora! 9. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2019. 168 p.
/*ref*/CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. São Paulo: ARTMED, 2007. 248 p.
/*ref*/ENGELMANN, G. L.; CUNHA, M. B. Algumas percepções sobre cientistas em livros didáticos de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Paraná. Anais [...]. Santa Catarina: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1671-1.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.
/*ref*/FARIAS, R. F. As Mulheres Por Trás dos Grandes Químicos: Madame Lavoisier e Claudine Picardet. In: FARIAS, R. F. Para gostar de ler a História da Química. Campinas: Átomo, 2013. p. 50-55.
/*ref*/FÁVERO, M. H. Psicologia do gênero: Psicobiografia, Sociocultura e Transformações. Curitiba: Editora UFPR, 2010. 435 p.
/*ref*/FERREIRA, A. B. H. Dicionário Da Língua Portuguesa Míni Aurélio. 7 ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008. 894 p.
/*ref*/FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Global Gender Gap Report 2020. Genebra, 2019. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2020.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
/*ref*/GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
/*ref*/INSTITUTO PRÓ-LIVRO; ITAÚ CULTURAL. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/12/5a_edicao_Retratos_da_Leitura-_IPL_dez2020-compactado.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.
/*ref*/JUNGES, D. L. V.; ROSA, L. P.; GROCINOTTI, V. G. A percepção de mulheres estudantes em cursos de graduação das áreas STEM. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 42, p. 102-117, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13635/10334. Acesso em: 26 dez. 2023.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 1 v. 320 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016a. 1 v. 290 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016b. 3 v. 290 p.
/*ref*/MENDES, R. M. MISKULIN, R. G. S. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 165, p. 1044–1066, 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/3988. Acesso em: 03 jan. 2022.
/*ref*/MESZAROS, P. S.; BURGER, C. J.; CREAMER, E. G. Factors influencing successful it women's career choices: A qualitative study. Advancing women in leadership online journal, College Station, v. 19, 2005. Disponível em: https://journals.tdl.org/awl/index.php/awl/article/view/275. Acesso em: 18 jan. 2022.
/*ref*/PERROT, M. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, 2005. 520 p.
/*ref*/ROSENTHAL, R.; REZENDE, D. B. É possível ser mulher na Ciência? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Paraná. Anais [...]. Santa Catarina: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2063-1.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.
/*ref*/QUEIROZ, A. B.; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção científica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 88-104, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8830/7331. Acesso em: 26 dez. 2023.
/*ref*/SEDEÑO, E. P. Mujer y ciência: una perspectiva. Arbor: ciência, pensamento y cultura, Madrid, v. 144, n. 565, p. 9-16, 1993. Disponível em: https://digital.csic.es/bitstream/10261/25255/1/SAD_DIG_IFS_Perez_Arbor565.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
/*ref*/SILVA, F. A. M. Uma análise de atividades experimentais presentes em livros didáticos de química do ensino médio. 2019. 40 p. Monografia (Licenciatura em Química) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/48411/3/2019_tcc_famsilva.pdf. Acesso em: 18 jan. 2021.
/*ref*/STADLER, J. P. Análise de aspectos sociocientíficos em questões de Química do ENEM: Subsídio para a elaboração de material didático para a formação cidadã. 2015. 115p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://riut.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1649/1/CT_PPGFCET_M_Stadler%2C%20Jo%C3%A3o%20Paulo_2015.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
/*ref*/Obras consultadas
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 1 v. 320 p.
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 2 v. 320 p.
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 1. ed. São Paulo: Ática, 2013. 3 v. 320 p.
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 1 v. 288 p.
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 2 v. 288 p.
/*ref*/FONSECA, M. R M. Química. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. 3 v. 288 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 1 v. 320 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 2 v. 304 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2013. 3 v. 280 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 1 v. 290 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 2 v. 274 p.
/*ref*/LISBOA, J. C. F. et al. Ser Protagonista - Química. 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016. 3 v. 290 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 1 v. 320 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 2 v. 288 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2013. 3 v. 320 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 1 v. 288 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 2 v. 280 p.
/*ref*/MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016. 3 v. 288 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 1 v. 320 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 2 v. 320 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 2. ed. São Paulo: Editora AJS, 2013. 3 v. 320 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 1 v. 370 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 2 v. 370 p.
/*ref*/SANTOS, W.; MÓL, G. (coords.). Química Cidadã. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. 3 v. 370 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 43 (2023); 188-201
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 43 (2023); 188-201
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068753078321152