Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Erisnaldo Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13693
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa junto a estudantes, onde se explorou atividades de Biologia no Ensino Médio com utilização de conceitos matemáticos, de maneira a observar a reflexão dos estudantes relacionada ao seu processo de aprendizagem. As atividades foram organizadas em uma sequência didática na perspectiva da DBR - Design-Based Research. Na pesquisa ocorreu a proposta do uso do pensamento metacognitivo incentivado pelo professor em situações que envolveram a realização de atividades de uma sequência didática. O entendimento de pensamento metacognitivo segue o de Rosa (2014), envolvendo elementos metacognitivos. A coleta de dados ocorreu por meio das observações e das atividades realizadas pelos estudantes de uma escola pública no município de Rubim-MG. Como resultado o estudo apontou que estudantes recorrem a pensamentos, possivelmente, metacognitivos durante as atividades nas quais houve motivação proposta pelo professor.
id UFPA-7_f1e450be663c6174d2e001a447a4c18d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13693
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médioBiology study, application of mathematical concepts and metacognitive thinking: perceptions in high schoolPensamento metacognitivo; estudantes; matemática; conhecimentoMetacognitive thinking; students; mathematics; knowledgeO presente estudo refere-se a uma pesquisa junto a estudantes, onde se explorou atividades de Biologia no Ensino Médio com utilização de conceitos matemáticos, de maneira a observar a reflexão dos estudantes relacionada ao seu processo de aprendizagem. As atividades foram organizadas em uma sequência didática na perspectiva da DBR - Design-Based Research. Na pesquisa ocorreu a proposta do uso do pensamento metacognitivo incentivado pelo professor em situações que envolveram a realização de atividades de uma sequência didática. O entendimento de pensamento metacognitivo segue o de Rosa (2014), envolvendo elementos metacognitivos. A coleta de dados ocorreu por meio das observações e das atividades realizadas pelos estudantes de uma escola pública no município de Rubim-MG. Como resultado o estudo apontou que estudantes recorrem a pensamentos, possivelmente, metacognitivos durante as atividades nas quais houve motivação proposta pelo professor.The present study refers to research with students, where biology activities were explored in high school using mathematical concepts, in order to observe the students' reflection related to their learning process. The activities were organized in a didactic sequence from the perspective of DBR- Design-Based Research. In the research, there was a proposal for the use of metacognitive thinking encouraged by the teacher in situations that involved the performance of activities of a didactic sequence. he understanding of metacognitive thinking follows that of Rosa (2014), involving metacognitive elements. Data collection occurred through observations and activities performed by students of a public school in the city of Rubim-MG. As a result, the study pointed out that students resort to thoughts, possibly metacognitive, during the activities in which there was motivation proposed by the teacher.Universidade Federal do ParáReis, Erisnaldo FranciscoStrohschoen, Andreia Aparecida Guimarães2023-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1369310.18542/amazrecm.v19i42.13693Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 161-176Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 161-1762317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13693/10382/*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016./*ref*/BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução do original Qualitative Research for Educatlon, 1991, por Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Porto Editora LDA, 1994./*ref*/BRABO, Jesus Cardoso. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 29, p. 1-9, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5898/4764. Acesso em: 20 jul. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14 i29.5898./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file . Acesso em: 28 mar. 2021./*ref*/COUTINHO, Renato Mendes. Equações diferenciais com retardo em biologia de populações. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica, 2010./*ref*/GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN; Andreia Aparecida Guimarães; SCHUCK, Rogério José. Projetos de pesquisa e a relação com a metacognição: percepções de alunos pesquisadores sobre a própria aprendizagem. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, n. 22, 19937, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144 . Acesso em: 13 set. 2021./*ref*/GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008./*ref*/KNEUBIL, Fabiana Botelho, PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. IENCI - Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, pp. 01-16, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p01 . Acesso em: 13 dez. 2022./*ref*/LOCATELLI, Solange Wagner. A metacognição e o ensino de Ciências: um breve panorama. In: FALEIRO, Wender; ASSIS, Maria Paulina de (Orgs.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017./*ref*/NORA, Paulo dos Santos; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. A Autoavaliação como Processo de Metacognição na Aprendizagem de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 7, n.3, p. 196–213, 2021. Disponível em:. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3347 . Acesso em: jun. 2022./*ref*/PASSOS, Marinez Meneghello; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; ARRUDA, Sergio de Mello. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma Proposta de Instrumento de Análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, pp. 176-191, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p176 . Acesso em: 12 jul. 2022./*ref*/PÉREZ, Gaston Mariano; GONZÁLEZ GALLI, Leonardo. Actividades para fomentar la metacognición en las clases de biología. Tecné, Episteme y Didaxis - TED, [S. l.], n. 47, 2020.Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view /7970 . Acesso em: 13 jun. 2022./*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da; SANTOS, Ana Cláudia dos; RIBEIRO, Cássia. Pensamento Metacognitivo em Estudantes do Ensino Médio: Elaboração, Validação e Aplicação de um Instrumento. IV CIECITEC - IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnologia. Anais... IV CIETEC, Santo Ângelo/RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2017/resumos/comunicacao/t rabalho2742.pdf . Acesso em: 13 jul. 2022./*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema, v. 14, n.2, 2017, p. 182–193. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490 . Acesso em: 12 jul. 2022./*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. Metacognição e o ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Edi. Universidade de Passo Fundo, 2014/*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. ROSA, Álvaro Becker da. Ensino de física: A interação social como favorecedora da evocação do pensamento metacognitivo. Revista Espacios, v. 37, n. 24, p. E-2, 2016. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a16v37n24/163724e2. html . Acesso em: 28 jul. 2021./*ref*/ROSA, Cleci Teresinha Werner da; RIBEIRO, Cassia de Andrade Gomes; ROSA, Álvaro Becker da. Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 143-160, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos. ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5372 . Acesso em: 04 jun. 2022./*ref*/SANTOS, Daiana Nunes dos; SOARES, Maria Arlita da Silveira. Relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul. Curso, 2018. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/ files/2018/08/daiananunes santos-tcc.pdf . Acesso em: 01 jun. 2021./*ref*/SILVA, Suzana Ferreira da; GOMES, Hugo Gustavo de Lira. Matemática interligada a biologia: o estudo da função exponencial no ensino médio com o auxílio do Geogebra. V CONEDU- Congresso Nacional de educação. 2018. Anais... V CONEDU, Olinda - PE de 17 a 20 de outubro, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/46025 . Acesso em: 9 jul. 2021./*ref*/SILVA Jr., G. B. Biologia e matemática: diálogos possíveis no ensino médio. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/281-1-A-gt2_silva%20j%C3%BAniortc.pdf . Acesso em: 20 fev. 2021.Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-24T13:42:52Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/13693Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2023-08-24T13:42:52Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
Biology study, application of mathematical concepts and metacognitive thinking: perceptions in high school
title Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
spellingShingle Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
Reis, Erisnaldo Francisco
Pensamento metacognitivo; estudantes; matemática; conhecimento
Metacognitive thinking; students; mathematics; knowledge
title_short Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
title_full Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
title_fullStr Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
title_full_unstemmed Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
title_sort Estudo de Biologia, aplicação de conceitos matemáticos e pensamento metacognitivo: percepções no ensino médio
author Reis, Erisnaldo Francisco
author_facet Reis, Erisnaldo Francisco
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author_role author
author2 Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Erisnaldo Francisco
Strohschoen, Andreia Aparecida Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento metacognitivo; estudantes; matemática; conhecimento
Metacognitive thinking; students; mathematics; knowledge
topic Pensamento metacognitivo; estudantes; matemática; conhecimento
Metacognitive thinking; students; mathematics; knowledge
description O presente estudo refere-se a uma pesquisa junto a estudantes, onde se explorou atividades de Biologia no Ensino Médio com utilização de conceitos matemáticos, de maneira a observar a reflexão dos estudantes relacionada ao seu processo de aprendizagem. As atividades foram organizadas em uma sequência didática na perspectiva da DBR - Design-Based Research. Na pesquisa ocorreu a proposta do uso do pensamento metacognitivo incentivado pelo professor em situações que envolveram a realização de atividades de uma sequência didática. O entendimento de pensamento metacognitivo segue o de Rosa (2014), envolvendo elementos metacognitivos. A coleta de dados ocorreu por meio das observações e das atividades realizadas pelos estudantes de uma escola pública no município de Rubim-MG. Como resultado o estudo apontou que estudantes recorrem a pensamentos, possivelmente, metacognitivos durante as atividades nas quais houve motivação proposta pelo professor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-11
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13693
10.18542/amazrecm.v19i42.13693
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13693
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v19i42.13693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/13693/10382
/*ref*/BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução de Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
/*ref*/BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução do original Qualitative Research for Educatlon, 1991, por Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Coleção Ciências da Educação. Portugal: Porto Editora LDA, 1994.
/*ref*/BRABO, Jesus Cardoso. Metacognição, ensino-aprendizagem e formação de professores de ciências. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 29, p. 1-9, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5898/4764. Acesso em: 20 jul. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14 i29.5898.
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica; Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file . Acesso em: 28 mar. 2021.
/*ref*/COUTINHO, Renato Mendes. Equações diferenciais com retardo em biologia de populações. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Universidade Estadual Paulista. Instituto de Física Teórica, 2010.
/*ref*/GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN; Andreia Aparecida Guimarães; SCHUCK, Rogério José. Projetos de pesquisa e a relação com a metacognição: percepções de alunos pesquisadores sobre a própria aprendizagem. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, n. 22, 19937, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172020210144 . Acesso em: 13 set. 2021.
/*ref*/GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
/*ref*/KNEUBIL, Fabiana Botelho, PIETROCOLA, Maurício. A pesquisa baseada em design: visão geral e contribuições para o ensino de ciências. IENCI - Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 2, pp. 01-16, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n2p01 . Acesso em: 13 dez. 2022.
/*ref*/LOCATELLI, Solange Wagner. A metacognição e o ensino de Ciências: um breve panorama. In: FALEIRO, Wender; ASSIS, Maria Paulina de (Orgs.). Ciências da Natureza e Formação de Professores: entre desafios e perspectivas apresentados no CECIFOP 2017. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
/*ref*/NORA, Paulo dos Santos; BROIETTI, Fabiele Cristiane Dias; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke. A Autoavaliação como Processo de Metacognição na Aprendizagem de Química. Revista Debates em Ensino de Química, v. 7, n.3, p. 196–213, 2021. Disponível em:. https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3347 . Acesso em: jun. 2022.
/*ref*/PASSOS, Marinez Meneghello; CORRÊA, Nancy Nazareth Gatzke; ARRUDA, Sergio de Mello. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma Proposta de Instrumento de Análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, pp. 176-191, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2017v22n3p176 . Acesso em: 12 jul. 2022.
/*ref*/PÉREZ, Gaston Mariano; GONZÁLEZ GALLI, Leonardo. Actividades para fomentar la metacognición en las clases de biología. Tecné, Episteme y Didaxis - TED, [S. l.], n. 47, 2020.Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view /7970 . Acesso em: 13 jun. 2022.
/*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da; SANTOS, Ana Cláudia dos; RIBEIRO, Cássia. Pensamento Metacognitivo em Estudantes do Ensino Médio: Elaboração, Validação e Aplicação de um Instrumento. IV CIECITEC - IV Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnologia. Anais... IV CIETEC, Santo Ângelo/RS, Brasil, 2017. Disponível em: https://san.uri.br/sites/anais/ciecitec/2017/resumos/comunicacao/t rabalho2742.pdf . Acesso em: 13 jul. 2022.
/*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema, v. 14, n.2, 2017, p. 182–193. Disponível em: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490 . Acesso em: 12 jul. 2022.
/*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. Metacognição e o ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: Edi. Universidade de Passo Fundo, 2014
/*ref*/ROSA, Cleci T. Werner da. ROSA, Álvaro Becker da. Ensino de física: A interação social como favorecedora da evocação do pensamento metacognitivo. Revista Espacios, v. 37, n. 24, p. E-2, 2016. Disponível em: http://www.revistaespacios.com/a16v37n24/163724e2. html . Acesso em: 28 jul. 2021.
/*ref*/ROSA, Cleci Teresinha Werner da; RIBEIRO, Cassia de Andrade Gomes; ROSA, Álvaro Becker da. Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, v. 14, n. 29, p. 143-160, jul. 2018. Disponível em: https://periodicos. ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5372 . Acesso em: 04 jun. 2022.
/*ref*/SANTOS, Daiana Nunes dos; SOARES, Maria Arlita da Silveira. Relação entre a matemática e outras áreas do conhecimento: análise de uma coleção de livros didáticos de matemática do ensino médio. Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul. Curso, 2018. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/ files/2018/08/daiananunes santos-tcc.pdf . Acesso em: 01 jun. 2021.
/*ref*/SILVA, Suzana Ferreira da; GOMES, Hugo Gustavo de Lira. Matemática interligada a biologia: o estudo da função exponencial no ensino médio com o auxílio do Geogebra. V CONEDU- Congresso Nacional de educação. 2018. Anais... V CONEDU, Olinda - PE de 17 a 20 de outubro, 2018. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php /artigo/visualizar/46025 . Acesso em: 9 jul. 2021.
/*ref*/SILVA Jr., G. B. Biologia e matemática: diálogos possíveis no ensino médio. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática. Belo Horizonte, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/281-1-A-gt2_silva%20j%C3%BAniortc.pdf . Acesso em: 20 fev. 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 19, n. 42 (2023); 161-176
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 19, n. 42 (2023); 161-176
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068752930471936