O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMÕES, Luciane de Sena
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BRÍCIO, Vilma Nonato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732
Resumo: Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas.
id UFPA_80c1dd667bdc4a387fc31e9d54a602ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/12732
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2020-10-09T00:33:27Z2020-10-09T00:33:27Z2010-06CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1273210.18542/rmi.v6i7.2829Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas.This article is a part of the research themed “The pink world: the gender representation in the Hello Kitty’s propagandas” which had the main objective problematize, specifically the “Hello Kitty Scholl”, as a trademark to little girls. The analyses of the propaganda showed that the children representation oscillate between the consume of the products and the transmission of pattern considered proper to girl, which emphasizes the erotization of the body, because they evidenciate attributes considered feminine, like the preoccupation with the beauty, with the body, with the clothes, of being updated with last fashion tendencies, which is reinforced by the presence of the pink color marking the sentimentalism and the emotions of the girls. The media by its predomination in social and cultural fields needs to be debated in a way the adult and children reflect about their childhood and gender meanings in its transmitted.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2829reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAMídiaPublicidadeRepresentaçãoInfânciaGêneroMediaPublicityRepresentionChildhoodGenderO mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kittyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67351http://lattes.cnpq.br/5480189849046435http://lattes.cnpq.br/8117409710687344CAMÕES, Luciane de SenaBRÍCIO, Vilma Nonato de365CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53ORIGINALArtigo_MundoCorRosa.pdfArtigo_MundoCorRosa.pdfapplication/pdf269243https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/1/Artigo_MundoCorRosa.pdf05157bcdf54ff2d31388d6ce3e7765f3MD512011/127322023-09-12 08:21:56.357oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-09-12T11:21:56Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
title O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
spellingShingle O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
CAMÕES, Luciane de Sena
Mídia
Publicidade
Representação
Infância
Gênero
Media
Publicity
Represention
Childhood
Gender
title_short O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
title_full O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
title_fullStr O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
title_full_unstemmed O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
title_sort O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
author CAMÕES, Luciane de Sena
author_facet CAMÕES, Luciane de Sena
BRÍCIO, Vilma Nonato de
author_role author
author2 BRÍCIO, Vilma Nonato de
author2_role author
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5480189849046435
http://lattes.cnpq.br/8117409710687344
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMÕES, Luciane de Sena
BRÍCIO, Vilma Nonato de
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Publicidade
Representação
Infância
Gênero
topic Mídia
Publicidade
Representação
Infância
Gênero
Media
Publicity
Represention
Childhood
Gender
dc.subject.eng.fl_str_mv Media
Publicity
Represention
Childhood
Gender
description Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-09T00:33:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-09T00:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-5374
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.18542/rmi.v6i7.2829
identifier_str_mv CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:.
1982-5374
10.18542/rmi.v6i7.2829
url http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Margens
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2829
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/2/license_rdf
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/3/license.txt
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/1/Artigo_MundoCorRosa.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
9d4d300cff78e8f375d89aab37134138
05157bcdf54ff2d31388d6ce3e7765f3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771877588271104