O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732 |
Resumo: | Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas. |
id |
UFPA_80c1dd667bdc4a387fc31e9d54a602ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/12732 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2020-10-09T00:33:27Z2020-10-09T00:33:27Z2010-06CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:.1982-5374http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1273210.18542/rmi.v6i7.2829Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas.This article is a part of the research themed “The pink world: the gender representation in the Hello Kitty’s propagandas” which had the main objective problematize, specifically the “Hello Kitty Scholl”, as a trademark to little girls. The analyses of the propaganda showed that the children representation oscillate between the consume of the products and the transmission of pattern considered proper to girl, which emphasizes the erotization of the body, because they evidenciate attributes considered feminine, like the preoccupation with the beauty, with the body, with the clothes, of being updated with last fashion tendencies, which is reinforced by the presence of the pink color marking the sentimentalism and the emotions of the girls. The media by its predomination in social and cultural fields needs to be debated in a way the adult and children reflect about their childhood and gender meanings in its transmitted.UFPA - Universidade Federal do ParáporUniversidade Federal do ParáUFPABrasilMargenshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesshttps://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2829reponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAMídiaPublicidadeRepresentaçãoInfânciaGêneroMediaPublicityRepresentionChildhoodGenderO mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kittyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article67351http://lattes.cnpq.br/5480189849046435http://lattes.cnpq.br/8117409710687344CAMÕES, Luciane de SenaBRÍCIO, Vilma Nonato de365CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81899https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/3/license.txt9d4d300cff78e8f375d89aab37134138MD53ORIGINALArtigo_MundoCorRosa.pdfArtigo_MundoCorRosa.pdfapplication/pdf269243https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/1/Artigo_MundoCorRosa.pdf05157bcdf54ff2d31388d6ce3e7765f3MD512011/127322023-09-12 08:21:56.357oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-09-12T11:21:56Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
title |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
spellingShingle |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty CAMÕES, Luciane de Sena Mídia Publicidade Representação Infância Gênero Media Publicity Represention Childhood Gender |
title_short |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
title_full |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
title_fullStr |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
title_full_unstemmed |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
title_sort |
O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty |
author |
CAMÕES, Luciane de Sena |
author_facet |
CAMÕES, Luciane de Sena BRÍCIO, Vilma Nonato de |
author_role |
author |
author2 |
BRÍCIO, Vilma Nonato de |
author2_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5480189849046435 http://lattes.cnpq.br/8117409710687344 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMÕES, Luciane de Sena BRÍCIO, Vilma Nonato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Publicidade Representação Infância Gênero |
topic |
Mídia Publicidade Representação Infância Gênero Media Publicity Represention Childhood Gender |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Publicity Represention Childhood Gender |
description |
Este artigo é parte da pesquisa tematizada “O mundo cor de rosa: as representações de gênero nas propagandas da Hello Kitty” que teve como objetivo problematizar, em particular da “Hello Kitty School”, enquanto marca de produtos infantis femininos. A análise das propagandas mostrou que as representações de infância destacadas por estas oscilam entre o consumo dos produtos e a veiculação de padrões considerados próprios de meninas, que enfatizam a erotização dos corpos pois evidenciam atributos considerados femininos, como a preocupação com a beleza, com o corpo, com roupas, com a adequação a moda do momento, a qual é reforçada pela presença da cor rosa marcando o sentimentalismo e as emoções das meninas. A mídia pela sua predominância no meio social e cultural precisa ser posta em debate de modo que adultos e crianças reflitam sobre os significados de infância e gênero por nela veiculadas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-09T00:33:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-09T00:33:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-5374 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
10.18542/rmi.v6i7.2829 |
identifier_str_mv |
CAMÕES, Luciane de Sena; BRÍCIO, Vilma. O mundo cor de rosa: as representações de gêneros nas propagandas da Hello Kitty. Margens, online, v. 6, n. 7, p. 351-365, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2829. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/12732. Acesso em:. 1982-5374 10.18542/rmi.v6i7.2829 |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/12732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Margens |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
https://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2829 |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/2/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/3/license.txt https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/12732/1/Artigo_MundoCorRosa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 9d4d300cff78e8f375d89aab37134138 05157bcdf54ff2d31388d6ce3e7765f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771877588271104 |