Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806 |
Resumo: | This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action. |
id |
UFPA_b0a81f5ce03c4b304a99fbb86c77968f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/1806 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2011-03-23T21:19:29Z2011-03-23T21:19:29Z2006-08-01MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action.A presente Dissertação de Mestrado tem como tema o analfabetismo que, ainda hoje, atinge parcela expressiva da população brasileira, em especial, os segmentos sociais mais empobrecidos, sobretudo os que vivem no campo. Busca-se, aqui, problematizar se a intervenção da UFPA, efetivada por meio do Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), projeto esse vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), enquanto instrumento de uma política pública voltada à educação no campo, vem contribuído, de que modo e em que medida, quer para a emancipação política, quer para a superação do analfabetismo nos espaços campesinos da região oeste do Estado do Pará. Para verificar as questões problema acima esboçadas, optou-se, do ponto de vista metodológico, por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental acerca de um projeto PACT que, atendendo às diretrizes do PRONERA, reuniu docentes e pesquisadores de diferentes áreas do saber vinculados, em sua maioria, à Universidade Federal do Pará. As análises evidenciam que, mesmo enfrentando obstáculos para o alcance de seus propósitos, pode-se afirmar que o PACT vem alcançando boa parte dos objetivos estabelecidos. Mas é necessário atentar para as condições que estorvam a ação educativa do projeto, sobretudo, porque o seu sucesso coincide com o dos alfabetizados afetados por meio desta ação.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUFPABrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOPolítica socialAnalfabetismoPolítica urbanaEducação ruralPrograma Nacional de Educação na Reforma AgráriaPará - EstadoProjeto Alfabetização Cidadã na TransamazônicaAmazônia brasileiraEducação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na TransamazônicaEducation and emancipation: the experience of reading alpha-citizen in Transamazônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVENTURINI, Aribertohttp://lattes.cnpq.br/3618227053138236http://lattes.cnpq.br/3609659350699462MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdfDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdfapplication/pdf515994http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/1/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf1f051fdb219cafea242a05702ca12f17MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txtDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txtExtracted texttext/plain204163http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/5/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txte6614096515ccc0d95b948d35eebe610MD552011/18062019-05-23 10:25:49.709oai:repositorio.ufpa.br:2011/1806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:49Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Education and emancipation: the experience of reading alpha-citizen in Transamazônica |
title |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
spellingShingle |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO Política social Analfabetismo Política urbana Educação rural Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária Pará - Estado Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica Amazônia brasileira |
title_short |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
title_full |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
title_fullStr |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
title_full_unstemmed |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
title_sort |
Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica |
author |
MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo |
author_facet |
MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VENTURINI, Ariberto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3618227053138236 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3609659350699462 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo |
contributor_str_mv |
VENTURINI, Ariberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO Política social Analfabetismo Política urbana Educação rural Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária Pará - Estado Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica Amazônia brasileira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política social Analfabetismo Política urbana Educação rural Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária Pará - Estado Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica Amazônia brasileira |
description |
This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-03-23T21:19:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806 |
identifier_str_mv |
MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. |
url |
http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/1/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/2/license_rdf http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/3/license_text http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/4/license_url http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/5/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f051fdb219cafea242a05702ca12f17 6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e 1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6 3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9 e6614096515ccc0d95b948d35eebe610 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771873827028992 |