Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806
Resumo: This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action.
id UFPA_b0a81f5ce03c4b304a99fbb86c77968f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1806
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:29Z2011-03-23T21:19:29Z2006-08-01MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action.A presente Dissertação de Mestrado tem como tema o analfabetismo que, ainda hoje, atinge parcela expressiva da população brasileira, em especial, os segmentos sociais mais empobrecidos, sobretudo os que vivem no campo. Busca-se, aqui, problematizar se a intervenção da UFPA, efetivada por meio do Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), projeto esse vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), enquanto instrumento de uma política pública voltada à educação no campo, vem contribuído, de que modo e em que medida, quer para a emancipação política, quer para a superação do analfabetismo nos espaços campesinos da região oeste do Estado do Pará. Para verificar as questões problema acima esboçadas, optou-se, do ponto de vista metodológico, por realizar uma pesquisa bibliográfica e documental acerca de um projeto PACT que, atendendo às diretrizes do PRONERA, reuniu docentes e pesquisadores de diferentes áreas do saber vinculados, em sua maioria, à Universidade Federal do Pará. As análises evidenciam que, mesmo enfrentando obstáculos para o alcance de seus propósitos, pode-se afirmar que o PACT vem alcançando boa parte dos objetivos estabelecidos. Mas é necessário atentar para as condições que estorvam a ação educativa do projeto, sobretudo, porque o seu sucesso coincide com o dos alfabetizados afetados por meio desta ação.porUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Serviço SocialUFPABrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAOPolítica socialAnalfabetismoPolítica urbanaEducação ruralPrograma Nacional de Educação na Reforma AgráriaPará - EstadoProjeto Alfabetização Cidadã na TransamazônicaAmazônia brasileiraEducação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na TransamazônicaEducation and emancipation: the experience of reading alpha-citizen in Transamazônicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVENTURINI, Aribertohttp://lattes.cnpq.br/3618227053138236http://lattes.cnpq.br/3609659350699462MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdfDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdfapplication/pdf515994http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/1/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf1f051fdb219cafea242a05702ca12f17MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txtDissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txtExtracted texttext/plain204163http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/5/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txte6614096515ccc0d95b948d35eebe610MD552011/18062019-05-23 10:25:49.709oai:repositorio.ufpa.br:2011/1806Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232019-05-23T13:25:49Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Education and emancipation: the experience of reading alpha-citizen in Transamazônica
title Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
spellingShingle Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
title_short Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_full Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_fullStr Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_full_unstemmed Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
title_sort Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica
author MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
author_facet MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv VENTURINI, Ariberto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3618227053138236
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3609659350699462
dc.contributor.author.fl_str_mv MONT'ALVERNE, Clara Roseane da Silva Azevedo
contributor_str_mv VENTURINI, Ariberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO::SERVICO SOCIAL DA EDUCACAO
Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
dc.subject.por.fl_str_mv Política social
Analfabetismo
Política urbana
Educação rural
Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária
Pará - Estado
Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica
Amazônia brasileira
description This dissertation reports a study of illiteracy rate that, still today, reaches a significant parto f Brazilian people, especially, the poorer ones who live in the country. Therefore, it intends to discuss the ways in which the Federal University of Para (UFPA) with Projeto Alfabetização Cidadã na Transamazônica (PACT), an instrument of public policy based on education in the country, contribute, in which ways and measure, to policy emancipation and overcoming of illiteracy rate in the country of the west region of Pará. The methodology underlying this study is based on a bibliographical and documentary research from PACT project that, according to PRONERA, congregated professor and researchers of different fields, in its majority, to the Federal University of Pará. The data analysis results tend to show that, facing several obstacles for reaching its intentions, PACT comes reaching good part of the established objectives. However, it is necessary to attempt against for the conditions that prevent the educative action of the project since its success coincides with the people who are able to read and write by way of this action.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806
identifier_str_mv MONT'ALVERN, Clara Roseane da Silva Azevedo. Educação e emancipação: leituras da experiência do alfa-cidadã na Transamazônica. 2006. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Centro Sócio-Econômico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/1/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1806/5/Dissertacao_EducacaoEmancipacaoLeituras.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f051fdb219cafea242a05702ca12f17
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
e6614096515ccc0d95b948d35eebe610
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771873827028992