Alfabetização de adultos. : In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2003 |
Resumo: | Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe ao problema. O processo de alfabetização seria visto como o ato de transferência cumulativa de palavras e sílabas do alfabetizador ao alfabetizando. Ainda decorres dos estreitos limites desta concepção seriam a atitude messiânica frente ao alfabetizando, assumindo como indivíduo a ser salvo, e finalmente uma visão mágica da palavra que enxerga como algo a ser mecanicamente repetido como se se tratasse de um ritual. Descrição sombria de uma concepção a ser naturalmente evitada. [...] Palavras-chave: Alfabetização; Adultos; Político; Social; Analfabetismo. |
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Alfabetização de adultos. : In.: Ação Cultural para a liberdade e outros escritos - Paulo FreireAlfabetizaçãoAdultosPolíticoSocialAnalfabetismoPaulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe ao problema. O processo de alfabetização seria visto como o ato de transferência cumulativa de palavras e sílabas do alfabetizador ao alfabetizando. Ainda decorres dos estreitos limites desta concepção seriam a atitude messiânica frente ao alfabetizando, assumindo como indivíduo a ser salvo, e finalmente uma visão mágica da palavra que enxerga como algo a ser mecanicamente repetido como se se tratasse de um ritual. Descrição sombria de uma concepção a ser naturalmente evitada. [...] Palavras-chave: Alfabetização; Adultos; Político; Social; Analfabetismo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/200310.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2003Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 123-1251982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2003/1672Copyright (c) 2016 Márcio Chaves- Tannushttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChaves-Tannús, Márcio2022-10-13T20:08:40Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2003Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T20:08:40Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Paulo Freire começa o artigo em questão tentando caracterizar o que ele chama “concepção ingênua do analfabetismo” (p. 13). Para tanto, ele nos fornece, de início, dois traços definitórios desta concepção. O primeiro seria o entender o analfabetismo como algo a ser sanado, curado do organismo social. O segundo, o de considerá-lo como resultado da falta de inteligência e da preguiça notória dos analfabetos. A estreita desta concepção determinaria, segundo o autor, o caráter mecânico, inadequado da solução que ela propõe ao problema. O processo de alfabetização seria visto como o ato de transferência cumulativa de palavras e sílabas do alfabetizador ao alfabetizando. Ainda decorres dos estreitos limites desta concepção seriam a atitude messiânica frente ao alfabetizando, assumindo como indivíduo a ser salvo, e finalmente uma visão mágica da palavra que enxerga como algo a ser mecanicamente repetido como se se tratasse de um ritual. Descrição sombria de uma concepção a ser naturalmente evitada. [...] Palavras-chave: Alfabetização; Adultos; Político; Social; Analfabetismo. |
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