Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343 |
Resumo: | Costurei o caminho desta pesquisa relacionando-a diretamente às minhas memórias como estudante, professora, performer e pesquisadora. Nessa dissertação exponho o desenvolvimento de um processo educacional o qual consiste em uma sequência de orientações sistematizados de performances, as quais estão contidas na materialidade de um diário destinando-se ao público docente no âmbito do Ensino Superior. Exponho também fragmentos de recorte feito entre os anos de 2014 a 2018 o qual trata da apresentação respectivamente de ações intituladas: Destrua este Diário (2014); Apedrejamento (2015); XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã (2017); Aulas Performáticas (2018), subsídios que me levaram a desenvolver uma sucessão de ideias e que inspiraram a proposta de produto educacional. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar uma sequência de performances, ações organizadas na intenção de deflagrar experiências através de instruções que potencializem processos de aprendizagens em contextos formativos. Envolvida com a Linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Produtos e Processos Educacionais (CIPPE) esta pesquisa objetivou também destacar o desenvolvimento do produto partindo metodologicamente da apresentação de rastros de performances, registros de memórias que visam ampliar a noção sobre a performance, processos de aprendizagens, de experiências com o corpo, bem como, articular e desenvolver além de reflexões, práticas sensibilizadoras para contextos formativos e/ou de formação. Assim, a sequência de proposições performáticas, ações que se organizam para deflagrar experiências através de instruções poéticas se montaram dentro da materialidade nominada: Todos Somos Performers. Estas proposições são orientações sistematizadas de ações performáticas e/ou performances as quais podem ser experimentadas, vividas e/ou sentidas no corpo de maneiras diversas. Recorri ao método biográfico com a perspectiva de justificar um processo de tomada de consciência pessoal em meio às ações e vivências que considero formadoras (NÓVOA; FINGER, 2014) integrando-as às perspectivas teórico metodológicas da pesquisa qualitativa e do método da montagem (HUBERMAN, 2016) em seus rituais cotidianos na intenção de responder a questão: como constituir e desenvolver uma ação que deflagre experiências de ensino e aprendizagem em processos formativos, a partir da performance? Subdivididas em quatro capítulos mais considerações finais buscou-se refletir o conceito de experiência (LARROSA, 2011) no decorrer da escrita como ponto de grande ênfase para repensar, performar pensamentos, práticas, saberes em processos formativos que culminem em percursos transformativos e autoformativos. Visto que este processo lampeja diversas possibilidades que partem do autoconhecimento a experimentos com o outro em ações simbólicas, estéticas, sensoriais, comunicativas. O que se propôs com o experimento vai desde comportamentos ordinários do cotidiano como andar, falar, tocar, olhar, até o desenvolvimento de outras performances que ritualizem ações diferentes da vida cotidiana, pois, são pensamentos em/com ação (SCHECHNER, 2012) em sua complexidade de montagens e desmontagens em um processo de gestos inacabados (SALLES, 2011) e construção de outros possíveis conhecimentos. |
id |
UFPA_b29bd1752ee00b8167af53f8ce890567 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpa.br:2011/15343 |
network_acronym_str |
UFPA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPA |
repository_id_str |
2123 |
spelling |
2023-02-23T12:17:15Z2023-02-23T12:17:15Z2022-08-24PINHEIRO, Marília Navegante. Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance. Orientadora: Maria Ataide Malcher. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343. Acesso em:.http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343Costurei o caminho desta pesquisa relacionando-a diretamente às minhas memórias como estudante, professora, performer e pesquisadora. Nessa dissertação exponho o desenvolvimento de um processo educacional o qual consiste em uma sequência de orientações sistematizados de performances, as quais estão contidas na materialidade de um diário destinando-se ao público docente no âmbito do Ensino Superior. Exponho também fragmentos de recorte feito entre os anos de 2014 a 2018 o qual trata da apresentação respectivamente de ações intituladas: Destrua este Diário (2014); Apedrejamento (2015); XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã (2017); Aulas Performáticas (2018), subsídios que me levaram a desenvolver uma sucessão de ideias e que inspiraram a proposta de produto educacional. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar uma sequência de performances, ações organizadas na intenção de deflagrar experiências através de instruções que potencializem processos de aprendizagens em contextos formativos. Envolvida com a Linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Produtos e Processos Educacionais (CIPPE) esta pesquisa objetivou também destacar o desenvolvimento do produto partindo metodologicamente da apresentação de rastros de performances, registros de memórias que visam ampliar a noção sobre a performance, processos de aprendizagens, de experiências com o corpo, bem como, articular e desenvolver além de reflexões, práticas sensibilizadoras para contextos formativos e/ou de formação. Assim, a sequência de proposições performáticas, ações que se organizam para deflagrar experiências através de instruções poéticas se montaram dentro da materialidade nominada: Todos Somos Performers. Estas proposições são orientações sistematizadas de ações performáticas e/ou performances as quais podem ser experimentadas, vividas e/ou sentidas no corpo de maneiras diversas. Recorri ao método biográfico com a perspectiva de justificar um processo de tomada de consciência pessoal em meio às ações e vivências que considero formadoras (NÓVOA; FINGER, 2014) integrando-as às perspectivas teórico metodológicas da pesquisa qualitativa e do método da montagem (HUBERMAN, 2016) em seus rituais cotidianos na intenção de responder a questão: como constituir e desenvolver uma ação que deflagre experiências de ensino e aprendizagem em processos formativos, a partir da performance? Subdivididas em quatro capítulos mais considerações finais buscou-se refletir o conceito de experiência (LARROSA, 2011) no decorrer da escrita como ponto de grande ênfase para repensar, performar pensamentos, práticas, saberes em processos formativos que culminem em percursos transformativos e autoformativos. Visto que este processo lampeja diversas possibilidades que partem do autoconhecimento a experimentos com o outro em ações simbólicas, estéticas, sensoriais, comunicativas. O que se propôs com o experimento vai desde comportamentos ordinários do cotidiano como andar, falar, tocar, olhar, até o desenvolvimento de outras performances que ritualizem ações diferentes da vida cotidiana, pois, são pensamentos em/com ação (SCHECHNER, 2012) em sua complexidade de montagens e desmontagens em um processo de gestos inacabados (SALLES, 2011) e construção de outros possíveis conhecimentos.I sewed the path of this research directly relating it to my memories as a student, teacher, performer and researcher. In this dissertation I expose the development of an educational process which consists of a sequence of systematized performance guidelines, which are contained in the materiality of a diary intended for the teaching public in the scope of Higher Education. I also expose fragments of clipping made between the years 2014 to 2018, which deals with the presentation, respectively, of actions entitled: Destroy this Diary (2014); Stoning (2015); XVIII Arte na Escola Cidadã Award (2017); Aulas Performáticas (2018), subsidies that led me to develop a succession of ideas and that inspired the proposal for an educational product. Thus, the general objective of the research was to present a sequence of performances, actions organized with the intention of triggering experiences through instructions that enhance learning processes in formative contexts. Involved with the research line Creativity and Innovation in Educational Products and Processes (CIPPE), this research also aimed to highlight the development of the product, starting methodologically from the presentation of traces of performances, records of memories that aim to expand the notion of performance, learning processes , of experiences with the body, as well as articulating and developing, in addition to reflections, sensitizing practices for training and/or training contexts. Thus, the sequence of performative propositions, actions that are organized to trigger experiences through poetic instructions, were assembled within the materiality named: Todos Somos Performers. These propositions are systematized orientations of performative actions and/or performances which can be experienced, lived and/or felt in the body in different ways. I resorted to the biographical method with the perspective of justifying a process of personal awareness in the midst of the actions and experiences that I consider formative (NÓVOA; FINGER, 2014), integrating them with the theoretical and methodological perspectives of qualitative research and the montage method (HUBERMAN, 2016) in their daily rituals in order to answer the question: how to constitute and develop an action that triggers teaching and learning experiences in formative processes, based on performance? Subdivided into four chapters plus final considerations, it sought to reflect the concept of experience (LARROSA, 2011) in the course of writing as a point of great emphasis to rethink, perform thoughts, practices, knowledge in formative processes that culminate in transformative and self-formative paths. Since this process sparks several possibilities that start from self-knowledge to experiments with the other in symbolic, aesthetic, sensorial, communicative actions. What is proposed with the experiment range from ordinary everyday behaviors such as walking, talking, touching, looking, to the development of other performances that ritualize actions different from everyday life, as they are thoughts in/with action (SCHECHNER, 2012) in its complexity of assembly and disassembly in a process of unfinished gestures (SALLES, 2011) and construction of other possible knowledge.SEED/AP - Secretaria de Estado da Educação do AmapáporUniversidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino SuperiorUFPABrasilNúcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDisponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.brreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOCRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEMPerformanceExperiênciaEnsinoDiárioProcesso autoformativoExperienceTeachingDailySelf-training processSentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMALCHER, Maria Ataidehttp://lattes.cnpq.br/5418062253829906https://orcid.org/0000-0003-4687-1840http://lattes.cnpq.br/8358759391784081PINHEIRO, Marília NaveganteORIGINALDissertacao_SentirPensarPerformance.pdfDissertacao_SentirPensarPerformance.pdfapplication/pdf9179721https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/3/Dissertacao_SentirPensarPerformance.pdf6fd9e642e0eccfa193c2234a1630034dMD53Produto_SentirPensarPerformance_Encarte.pdfProduto_SentirPensarPerformance_Encarte.pdfapplication/pdf424119https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/1/Produto_SentirPensarPerformance_Encarte.pdfbb6ac4e4114ca6634f9926c678a09639MD51Produto_SentirPensarPerformance_Diario.pdfProduto_SentirPensarPerformance_Diario.pdfapplication/pdf4062687https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/2/Produto_SentirPensarPerformance_Diario.pdf554ec25160ea49d8a0fd1e40ee340de3MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/4/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81890https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/5/license.txt2b55adef5313c442051bad36d3312b2bMD552011/153432023-09-27 13:05:09.825oai:repositorio.ufpa.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232023-09-27T16:05:09Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
title |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
spellingShingle |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance PINHEIRO, Marília Navegante CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Performance Experiência Ensino Diário Processo autoformativo Experience Teaching Daily Self-training process CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
title_full |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
title_fullStr |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
title_full_unstemmed |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
title_sort |
Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance |
author |
PINHEIRO, Marília Navegante |
author_facet |
PINHEIRO, Marília Navegante |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1ORCID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4687-1840 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MALCHER, Maria Ataide |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5418062253829906 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8358759391784081 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Marília Navegante |
contributor_str_mv |
MALCHER, Maria Ataide |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Performance Experiência Ensino Diário Processo autoformativo Experience Teaching Daily Self-training process CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Experiência Ensino Diário Processo autoformativo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Experience Teaching Daily Self-training process |
dc.subject.linhadepesquisa.pt_BR.fl_str_mv |
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE) |
dc.subject.areadeconcentracao.pt_BR.fl_str_mv |
METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
Costurei o caminho desta pesquisa relacionando-a diretamente às minhas memórias como estudante, professora, performer e pesquisadora. Nessa dissertação exponho o desenvolvimento de um processo educacional o qual consiste em uma sequência de orientações sistematizados de performances, as quais estão contidas na materialidade de um diário destinando-se ao público docente no âmbito do Ensino Superior. Exponho também fragmentos de recorte feito entre os anos de 2014 a 2018 o qual trata da apresentação respectivamente de ações intituladas: Destrua este Diário (2014); Apedrejamento (2015); XVIII Prêmio Arte na Escola Cidadã (2017); Aulas Performáticas (2018), subsídios que me levaram a desenvolver uma sucessão de ideias e que inspiraram a proposta de produto educacional. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar uma sequência de performances, ações organizadas na intenção de deflagrar experiências através de instruções que potencializem processos de aprendizagens em contextos formativos. Envolvida com a Linha de pesquisa Criatividade e Inovação em Produtos e Processos Educacionais (CIPPE) esta pesquisa objetivou também destacar o desenvolvimento do produto partindo metodologicamente da apresentação de rastros de performances, registros de memórias que visam ampliar a noção sobre a performance, processos de aprendizagens, de experiências com o corpo, bem como, articular e desenvolver além de reflexões, práticas sensibilizadoras para contextos formativos e/ou de formação. Assim, a sequência de proposições performáticas, ações que se organizam para deflagrar experiências através de instruções poéticas se montaram dentro da materialidade nominada: Todos Somos Performers. Estas proposições são orientações sistematizadas de ações performáticas e/ou performances as quais podem ser experimentadas, vividas e/ou sentidas no corpo de maneiras diversas. Recorri ao método biográfico com a perspectiva de justificar um processo de tomada de consciência pessoal em meio às ações e vivências que considero formadoras (NÓVOA; FINGER, 2014) integrando-as às perspectivas teórico metodológicas da pesquisa qualitativa e do método da montagem (HUBERMAN, 2016) em seus rituais cotidianos na intenção de responder a questão: como constituir e desenvolver uma ação que deflagre experiências de ensino e aprendizagem em processos formativos, a partir da performance? Subdivididas em quatro capítulos mais considerações finais buscou-se refletir o conceito de experiência (LARROSA, 2011) no decorrer da escrita como ponto de grande ênfase para repensar, performar pensamentos, práticas, saberes em processos formativos que culminem em percursos transformativos e autoformativos. Visto que este processo lampeja diversas possibilidades que partem do autoconhecimento a experimentos com o outro em ações simbólicas, estéticas, sensoriais, comunicativas. O que se propôs com o experimento vai desde comportamentos ordinários do cotidiano como andar, falar, tocar, olhar, até o desenvolvimento de outras performances que ritualizem ações diferentes da vida cotidiana, pois, são pensamentos em/com ação (SCHECHNER, 2012) em sua complexidade de montagens e desmontagens em um processo de gestos inacabados (SALLES, 2011) e construção de outros possíveis conhecimentos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-23T12:17:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-23T12:17:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PINHEIRO, Marília Navegante. Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance. Orientadora: Maria Ataide Malcher. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343. Acesso em:. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Marília Navegante. Sentir e pensar a performance - Performar o pensamento: diário e sequência de orientações para aprender a aprender a partir da Performance. Orientadora: Maria Ataide Malcher. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343. Acesso em:. |
url |
http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPA instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPA |
collection |
Repositório Institucional da UFPA |
dc.source.uri.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/3/Dissertacao_SentirPensarPerformance.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/1/Produto_SentirPensarPerformance_Encarte.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/2/Produto_SentirPensarPerformance_Diario.pdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/4/license_rdf https://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/15343/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6fd9e642e0eccfa193c2234a1630034d bb6ac4e4114ca6634f9926c678a09639 554ec25160ea49d8a0fd1e40ee340de3 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2b55adef5313c442051bad36d3312b2b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
riufpabc@ufpa.br |
_version_ |
1801771916749438976 |