Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Rogério Gonçalves de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843
Resumo: The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view.
id UFPA_b3bb619d3f21fd55b36c182daa5d8f2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpa.br:2011/1843
network_acronym_str UFPA
network_name_str Repositório Institucional da UFPA
repository_id_str 2123
spelling 2011-03-23T21:19:35Z2011-03-23T21:19:35Z2007-03-23SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view.A atual dinâmica sociocultural tem pressionado o ensino para formar cidadãos críticos e compromissados com o bem estar coletivo. Privilegiando esse tipo de formação, apresenta-se como alternativa na Educação em Ciências a prática pedagógica das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (11 R) apoiada nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Na presente pesquisa, analiso a aplicação de uma IIR, cujo tema foi "reciclagem de lixo urbano", numa turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta investigação foi registrada em um diário de bordo, questionários e o produto elaborado pelos estudantes. Os resultados mostraram alguns desafios impostos aos sujeitos participantes, como o ensino centrado no professor, a organização do tempo, a adoção de uma prática interdisciplinar em contexto disciplinar e o cumprimento de tarefas em equipe; indicaram a necessidade de se assumir compromissos quando se considera uma perspectiva de cooperação em sala de aula, tais como o estabelecimento de um clima favorável para a aprendizagem, a disponibilização de recursos humanos, materiais e audiovisuais, o abandono de zonas de conforto e a responsabilidade pela própria aprendizagem; além disso, evidenciaram aspectos na aprendizagem potencializados pela experiência, relacionados ao desenvolvimento de conteúdos da formação para a cidadania, como a visão humanista, a argumentação crítica e a ecocidadania.Universidade Federal do ParáPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticasUFPABrasilInstituto de Educação Matemática e CientíficaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOCiênciaReaproveitamentoCidadaniaEducação de adultoDesafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbanoChallenges, potentialities and commitments of a pedagogical experience for the formation citizen: practical CTS constructed from an island to interdisciplinar of rationality on recycling of the urban garbage.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRITO, Licurgo Peixoto dehttp://lattes.cnpq.br/5100592138044970http://lattes.cnpq.br/8867297427981798SOUSA, Rogério Gonçalves deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFPAinstname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAORIGINALDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdfDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdfapplication/pdf7239261http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/1/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf8ce477470167cc1e689590a85039ebdcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-823930http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/2/license_rdf6b71892b27c4389434057b8b0e86b43eMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-823738http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/3/license_text1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6MD53license_urllicense_urltext/plain; charset=utf-852http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/4/license_url3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9MD54TEXTDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txtDissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txtExtracted texttext/plain460482http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/5/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txt0c51cbced20140c4bb397b88e601b1e7MD552011/18432018-02-27 09:59:38.04oai:repositorio.ufpa.br:2011/1843Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpa.br/oai/requestriufpabc@ufpa.bropendoar:21232018-02-27T12:59:38Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Challenges, potentialities and commitments of a pedagogical experience for the formation citizen: practical CTS constructed from an island to interdisciplinar of rationality on recycling of the urban garbage.
title Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
spellingShingle Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
SOUSA, Rogério Gonçalves de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Ciência
Reaproveitamento
Cidadania
Educação de adulto
title_short Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
title_full Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
title_fullStr Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
title_full_unstemmed Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
title_sort Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano
author SOUSA, Rogério Gonçalves de
author_facet SOUSA, Rogério Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BRITO, Licurgo Peixoto de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5100592138044970
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8867297427981798
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Rogério Gonçalves de
contributor_str_mv BRITO, Licurgo Peixoto de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Ciência
Reaproveitamento
Cidadania
Educação de adulto
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Reaproveitamento
Cidadania
Educação de adulto
description The current sociocultural dynamics has led the education to the formation of critical and compromised citizens. Favoring this formation type, it is presented as an alternative for the Science Education the pedagogical practices called Interdisciplinary Rationality Islands (IRI) which based on the relationship among Science, Technology and Society (STS). In this work, I analyze an IRI under the theme the recycling of urban garbage developed on an youngsters and adult education class, using as analytical instruments a target log book annotations, questionnaires and works planned by students. The results highlighted some challenges imposed to the subjects involved such as the teaching process centered on the teacher, the organization of time, the adoption of an interdisciplinary practice on a disciplinary environment and the group work. Those aspects indicated the need to be committed with cooperation in the classroom with the establishment of a favorable environment for the cooperation in the classroom, the provide of human, audiovisual and material resources, the leave of the comfort zone and the responsibility with the own learning; besides all the above mentioned, it was also evidenced some aspects of learning potentialized by experience and related to the development of contents relevant to citizenship a such as a humanistic vision, the critical argumentation and the ecological citizenship view.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-23T21:19:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843
identifier_str_mv SOUSA, Rogério Gonçalves de. Desafios, potencialidades e compromissos de uma experiência pedagógica para a formação cidadã: prática CTS construída a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre reciclagem do lixo urbano. 2007. 196 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2007. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
url http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Educação Matemática e Científica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPA
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Repositório Institucional da UFPA
collection Repositório Institucional da UFPA
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/1/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/2/license_rdf
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/3/license_text
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/4/license_url
http://repositorio.ufpa.br/oai/bitstream/2011/1843/5/Dissertacao_DesafiosPotencialidadesCompromissos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ce477470167cc1e689590a85039ebdc
6b71892b27c4389434057b8b0e86b43e
1a64b812a61c51c296c1ad647d0096a6
3d480ae6c91e310daba2020f8787d6f9
0c51cbced20140c4bb397b88e601b1e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPA - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv riufpabc@ufpa.br
_version_ 1801771993412927488